• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Caracóis!

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
A espuma e a água preta é a porcaria toda daquele momento deitada fora, a água ainda vai escurecer um bocado.
A medida de 2 litros, é aqueles fervedores de leite de 1 lt.
A meia é uma boa solução, mas os oregãos é só depois dos caracois estarem cozidos, e por meia hora para tomar de gosto.

Cumpts

Amigo a espuma é natural e "água preta" só se forem mal lavados.. sim os oregãos são a última coisa a adicionar, estando cerca de 5 minutos com o lume acesso, e depois fica a "apurar" pelo menos meia hora. Os mesmo caracóis uma hora depois ainda estão mais apetitosos!

A meia, como descrevi, é só para quem não gosta do contacto com os oregãos...

Nos por aqui a medida é em kg. Colocas os caracóis que tens na panela e vão ao lume submersos em água (dois, três dedos acima destes).
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Kukuuuuu

Olá meus amigos

Então vamos lá aos caracóis? Eu costumo fazer da seguinte maneira:


Costumo comprá-los, lavo-os por algumas águas e deixo-os em água com umas areias de sal durante umas 2 horas aproximadamente. Eles largam bastante baba, durante esse tempo vou retirando a baba com uma escumadeira e mexo-os de vez enquando.

Depois volto a lava-los por varias aguas até ver que não largam mais baba e coloco-os numa panela com agua fria só a cobri-los mas no minimo e numa boca do fogao das pequenas para que agua aqueça muito lentamente e eles não sintam que o calor é demasiado e vão saindo da casquinha.

Quando a agua já está morna eles também já estão mortos e fora, depois junto então um pouquinho de azeite, alho picado, cebola aos gominhos fininhos, louro, oregãos picados, sal, pouquinho pimenta e uns quadradinhos de bacon e vão cozendo para apurar o molho.

Entretanto vou tirando a espuma que se vai formando em cima com uma escumadeira.

Eu prefiro bacon do que chouriço, linguiça nunca experimentei mas já agora hei-de experimentar.

O knorr também já experimentei, mas prefiro sem ele.

Outros ingredientes nunca pús.

Adoro comer caracóis, molhar sopas de trigo no molho e acompanhar com uma imperial Cerveja Gforum


Beijinhos
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Kukuuuuu

Olá meus amigos

Então vamos lá aos caracóis? Eu costumo fazer da seguinte maneira:


Costumo comprá-los, lavo-os por algumas águas e deixo-os em água com umas areias de sal durante umas 2 horas aproximadamente. Eles largam bastante baba, durante esse tempo vou retirando a baba com uma escumadeira e mexo-os de vez enquando.

Depois volto a lava-los por varias aguas até ver que não largam mais baba e coloco-os numa panela com agua fria só a cobri-los mas no minimo e numa boca do fogao das pequenas para que agua aqueça muito lentamente e eles não sintam que o calor é demasiado e vão saindo da casquinha.

Quando a agua já está morna eles também já estão mortos e fora, depois junto então um pouquinho de azeite, alho picado, cebola aos gominhos fininhos, louro, oregãos picados, sal, pouquinho pimenta e uns quadradinhos de bacon e vão cozendo para apurar o molho.

Entretanto vou tirando a espuma que se vai formando em cima com uma escumadeira.

Eu prefiro bacon do que chouriço, linguiça nunca experimentei mas já agora hei-de experimentar.

O knorr também já experimentei, mas prefiro sem ele.

Outros ingredientes nunca pús.

Adoro comer caracóis, molhar sopas de trigo no molho e acompanhar com uma imperial Cerveja Gforum


Beijinhos

Não deves acompanhar só com uma imperial mas com muitas, eheheheh!

Sal no processo de lavagem...? Nunca o fiz e pelos "velhos mestres" nunca vi... é água e mais água apenas! É parte mais trabalhosa a lavagem. A "baba" (a má) vai aparecer quando a fervura levanta e deve ser removida o mais que possível.

Com a água ainda morna muitos, a maioria, ainda não sucumbiu.

Oregãos picados nunca utilizei. Costumo colocar os oregãos sem o caule mas com este ainda é melhor. Já sabes qual a minha opinião em relação ao bacon.

Quanto ao azeite é algo que não é consensual quanto a se usar ou não... eu uso-o mas faço-o de uma forma peculiar que depois por aqui colocarei.
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
olha que o sal faz os recolher nunca se deve meter sal com eles vivos,mas sim depois de mortos.


Também só coloco algumas areias de sal enquanto estao de molho, acho que babam mais e se torna mais facil depois a lavagem.

Depois vão para a panela sem sal nenhum.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Por falar em baba...

é que já me ando a babar com estas iguarias , sempre que passo por aqui .

Ó p.rodrigues , já todo mundo concordou que tu és um às de culinária na confeção destes moluscos .

Podia ficar a teu cargo um convite para apreciar de tua mão "in loco " , esta iguaria numa altura a combinar ...

Eu ia nem que fosse de rastos...

Não seria sacrifício ou suplício que fazia em apreciar os caracolitos , mas sim o prazer do convívio e tentar apreciar a arte de degustar essa cozedura !

Podia começar por aqui , e à base de caracóis , e sabendo que circula por aqui muita gente sabedora dos segredos da cozinha , juntava-se o útil ao agradável , todos

juntos , fazíamos uma boa festa de encontro !

p.rodrigues , podias alinhar ...
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Por falar em baba...

é que já me ando a babar com estas iguarias , sempre que passo por aqui .

Ó p.rodrigues , já tudo mundo concordou que tu és um às de culinária na confeção destes moluscos .

Podia ficar a teu cargo um convite para apreciar de tua mão "in loco " , esta iguaria numa altura a combinar ...

Eu ia nem que fosse de rastos...

Não seria sacrifício ou suplício que fazia em apreciar os caracolitos , mas sim o prazer do convívio e tentar apreciar a arte de degustar essa cozedura !

Podia começar por aqui , e à base de caracóis , e sabendo que circula por aqui muita gente sabedora dos segredos da cozinha , juntava-se o útil ao agradável , todos

juntos , fazíamos uma boa festa de encontro !

p.rodrigues , podias alinhar ...

E porque não! Agora compreenderás que terá que ser algo bem combinado... Tenho algum espaço mas não dará para todos, ehehehe!

Duas condições: trazer muita cerveja e colocar as mãos na "massa" (ajudar a lavar os bichos).

Eu não sou um "às", ajeito-me....

Mas ainda é muito cedo para cozer caracóis.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Agora é que vou torcer...

Não estava a pensar no teu espaço . Podia ser um convívio num local à tua escolha (restaurante) e na ementa dos caracóis , só devia ter a tua supervisão .

Coisa simples , informal , tal e qual o encontro .

Ficava contente se mantivesses este encargo.

Acho que pode ser uma boa dica , para um dia agradável !
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Com isto pedia duas coisas....Que fossse em junho e no centro lol...

Abraços

kablamis
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
:Espi27:


É assim !

Todos juntos ,podemos fazer uma " festarola ".

Temos um pezinho . Agora temos de o calçar e encaminhar rumo a um dia memorável .

Creio que o p.rodrigues está atento às chamadas de quantos vão passando , e vão deixando o seu testemunho .

Creio que se pode tentar abrir um tópico (convívios ) no local indicado , tendo como base este enunciado dos caracóis .
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Acho que arranjei sarilhos, ehehehe.

Mas tudo é possível, basta querer!
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Acho que arranjei sarilhos, ehehehe.

Mas tudo é possível, basta querer!


Ai amigo,

agora já me ri aqui sozinha. O newpine está sempre prontinho para a festa hehehe:Espi27::Espi27:

Vamos a ver é se ele vai gostar de caracóis:est48::est48::est48:
 

Goody

GF Prata
Entrou
Dez 29, 2006
Mensagens
138
Gostos Recebidos
0
Já tenho saudades deste petisco!

O ano que passou foi um mau ano... estes bichos estavam pouco apetitosos (não era possível obter um bom paladar).

Cozinhar este pitéu é bastante fácil... já no que toca à sua limpeza o caso muda de figura!

Normalmente cozo aos 5 Kg de cada vez. Lavar 5 kg de caracóis demora e muito... eu passo um a um pelas minhas mãos, algo que nenhuma casa que venda este petisco o faça... daí não comer caracóis fora de casa.

E não será só por isso apesar de ser a parte mais determinante... ninguém os "faz" melhor que eu, modéstia à parte, ehehehe!

Ah e ninguém me engana ao dizer que foram "acabados de cozer"! É fácil saber se são do dia ou não...

Este ano o caracol deve estar bom... vamos vêr!

Querem colocar por aqui a forma como cozem os caracóis (a sua preparação)? Eu tive a ideia portanto serei dos últimos a colocar a minha fórmula...

Um aviso: a ingestão de caracol vivo pode levar à morte!

Avisa quando fizeres, para aparecer..........manda a morada !!!!!!
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Carago !

E isso é mesmo bom ?

Tanta gente a comentar que é um prato delicioso , e eu nunca provei esses bichinhos !

Aqui na minha zona nunca vi caracóis à venda em lado nenhum...

Será que tenho de me deslocar por aí abaixo , para os provar ?

Ou esperar para um próximo convívio , numa zona onde esse petisco seja um prato fácil de se encomendar ... quem sabe ?

A que sabe ?

Se o sabor for apenas dos condimentos...

Vou-me benzer primeiro , antes de os provar ...


Pois olha amigo newpine eu quando me desloco para o sul e em especial na primavera/verão, não fico nada satisfeito se comer daqueles bichinhos!
Para acompanhar, lá está, a caneca de cerveja é a bebida que tem de estar presente!
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Mata ,

conto contigo , neste convívio...

Não digas que não .

O p.rodrigues é que tem o sarilho em mãos , mas a gente vai estar com ele.

Tu vais dar uma forcinha , né ?

Está muita gente atenta neste tópico , por isso não deixes morrer esta ocasião para estarmos juntos.

Abraço grande !
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Meus amigos perdoem-me meter a colherada ,mas tenho a certeza que nunca comeram os caracóis do julio dos caracóis
:left:xxxxxxxxxxx
Posso-vos garantir que é dos melhores em Lisboa ,,isto existe á muitos anos ,lá o caracol é altamente ,aqueles que nâo gostam ,tenho a certeza que passam a gostar
O caracol bom é o de oliveira ,em Alenquer aquelas oliveiras tâo carregadinhas ,fui lá duas vezes trouxe mais de 30 kilos e todo escolhidinho ,caracol branquinho ,com aquele segredo de cozinhar que nâo diz a ninguém ,eu por acaso faço bem o caracol ,é das únicas coisas que sei cozinhar ,e aquelas cadelinhas ,epá que já me está a vir água á boca ,é melhor parar hehehehehehe


julio_01.jpg

julio_02.jpg

julio_03.jpg

julio_04.jpg

Tou-me a babar todo ,olhem só para este salâo ,já aqui estive por 3 vezes ou 4
Nesta altura mais ou menos ,ainda é um pouco cedo ,somos bafejados pelo caracol marroquino e espanhol de cequeiro ,nem tem nada a ver com o nosso ,o caracol de cardo é azedo e escuro ,para alguns é saboroso ,eu gosto do de oliveira ,vem com aquele saborzinho a azeite ,ui ui !!Com umas litrosas ,nossa senhora dos agriôes ,é obra
 
Última edição por um moderador:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Também só coloco algumas areias de sal enquanto estao de molho, acho que babam mais e se torna mais facil depois a lavagem.

Depois vão para a panela sem sal nenhum.
Tina o sal e os temperos deve-se pôr já com o caracol de fôra ,ou seja já morto em fervura ,se metes sal ele mete-se para dentro .ou quase a ferver em lume no minimo ,baichinho ,atençâo nâo sou perito ,mas ficam sempre apetitosos ,tem que se ter mâo para isto ,nada de presunto ou toucinho ,enchidos como chouriço etc ,quanto mais natural ,mais se realça o verdadeiro sabor do bom caracol ,pois se o caracol fôr fatela ,podem fazer kilos e kilos que nunca fica bem
A gente cá em baixo fazemos assim .mas á muita maneira existe uma erva aromática sem ser oregos ,esquece-me o nome daquilo ,acho que ainda aqui tenho um coche ,ficam detrás da orelha e de comer e chorar por mais
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Zé ,

já ando com uma babette desde ontem ...

Quando posso provar essa iguaria ?

Olha , esse salão do restaurante é mesmo a calhar ...

Marca mesa para a malta que quer festejar o encontro , e reserva uma para mim , porque estou decidido !

Claro que me fazes companhia ...

Põe esta rodinha a andar , porque se não pegares nisto , isto não anda ... o p.rodrigues , acho que também vai empurrar este convívio .

Zé , estou com muita esperança que o encontro dos caracóis é para se realizar ....:Espi27:

É uma fezada que tenho...
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Isto para se combinar teriamos de se calhar arranjar um sitio porreiraço que desse para os que estâo mais longe ,teria que se ver donde vem o pessoal para se escolher uma boa casa ,e assim as deslocaçôes ficava bem mais fácil para todos ou quem fosse
Opá eu quero é disto e depois you tube com o degredo hehehe Para a malta que conduz é com mais calma ,podia-se arranjar dois carros que apanha-se a malta do norte e sul ,poupava-se uns páus
 
Topo