• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Voluntariado !!! Vale a Pena!

T

TIN

Visitante
Vale tanto a pena!


O meu encontro com o Voluntariado nunca teve data marcada. Também não resultou do acaso. Surgiu de forma simples, como uma vontade que não se explica, só se sente. Fez crescer a necessidade de aparecer na vida dos outros com um sorriso de esperança.


"Hospital"... Façamos a experiência. Basta proferir a palavra e... bah! os olhares tornam-se sombrios e os sorrisos abandonam de imediato os rostos denunciando a conotação negativa que envolve estes locais. Que ninguém duvide, são sítios onde se encontra uma vasta panóplia de padecimentos, verdadeiras crateras de sofrimento. "Para travar as batalhas contra a doença estão lá os médicos(as), enfermeiros(as) e o restante pessoal..." - é uma frase muito freqüente e proferida por aqueles que conseguem esquecer o assunto logo a seguir à conversa. Eu, porém, dava comigo amiúde, a pensar se não precisaria também de ânimo a alma daquele que não entende, não encaminha e muito menos sabe aceitar o sofrimento do corpo!


Foi neste ponto que conheci o serviço dos Voluntários.


Quando me perguntam o que faço, não sei dizer. Ou respondo "nada, na verdade, não faço nada. Pelo menos nada de importante". E não minto. Sei que a minha missão passa por coisas pequenas.


Atentemos na realidade das pessoas que ali chegam queixosas e já vergadas com a falta de saúde. Depois pensemos como se sentirão ao serem indiferentemente deitados numa maca, despidos das suas roupas sem qualquer pudor, e despojados dos seus haveres (roupa e pertences são depositados displicentemente num saco preto - igualzinho àquele que usamos para o lixo!)... E se isto não chegar a magoar-nos, então pensemos num exame que se faz e que exige, no mínimo umas duas horas até ditar o resultado, se ninguém aparece, se ninguém fala, o doente sente-se abandonado, esquecido e não raro começa a cogitar possíveis motivos de tanta demora. Se esta pessoa não tiver entrado doente, tem boas perspectivas de sair realmente abalada. Quanto não vale aqui uma presença que devolva a dignidade, um olhar atento, um conforto?


Quem somos nós para exigir que tenhamos todos o mesmo grau de resistência? Quem definiu a medida para o tradicional "ser forte" não nos deu ainda a conhecer a tabela de referências... E se encontramos pessoas pacientes, conformadas, também existem aquelas que se tornam agressivas, e revoltadas perante a mesma situação de dor. Não julgo, acompanho. Não recrimino, tento entender. Às vezes nem falo, sei que o silêncio também é reconfortante.


E a gratificação surge sempre que nos seguram na mão e nos pedem que fiquemos enquanto fazem o exame ou são suturados... Nos olhares ansiosos e meigos que nos oferecem... E no sorriso que nos lançam quando vão embora...


Vale tanto a pena!


Ainda demorou um pouco até me propor a dar apoio às refeições. Sentia receio de não conseguir passar esperança e de não saber sorrir - os doentes a necessitar desse tipo de apoio são muito "especiais", basta constatar que não se alimentam sem ajuda.


Sei que o serviço de enfermagem daquele sector (Medicina), quando não tem a ajuda de Estagiários ou Voluntários, termina o almoço por volta das três da tarde! Os doentes que são servidos em último lugar olham a comida parada sobre a mesa de cabeceira desde o meio-dia. E a comida olha para eles acentuando-lhes isso mesmo, a dependência...
E agora, falando com uma enfermeira, soube que o domingo não é apoiado em nenhuma das refeições. É compreensível, mas... a sopa fria não tem o mesmo sabor!! E é importante que façamos mais do que levar a comida à boca. O pessoal de serviço, ainda que tenha boa vontade, não tem tempo para oferecer o calor de uma palavra de esperança ou um carinho? Acreditem, é mais fácil encarar a distância de casa, a dor e a dependência se o nosso espírito estiver verdejante...


Recentemente, no final da refeição, uma octogenária, fitou-me intensamente e disse-me "Ó menino, já não me lembrava de ouvir alguém dizer que sou bonito..." Eu também não me lembro de lho dizer. É possível que o tenha dito ou simplesmente lho fiz sentir, e isso é importante!


Vale tanto a pena!


Quando me questionam sobre o facto de não se "ganhar" nada, eu respondo firme: "Mas eu ganho...!! Cada dia que passa me sinto mais enriquecido: Cresci como ser humano; estou mais forte, até o meu sorriso valorizou bastante!!"


Brinco... é a minha forma de estar. Fico feliz quando consigo levar alguma dessa alegria aos outros.


E ouso agora acrescentar: "não deveríamos ser nós a pagar para termos a oportunidade de apurar determinados valores que andam tão esquecidos no nosso quotidiano de banalidades???..."


Respeito muito, e cada vez mais, a dor alheia. E são tão complexos os caminhos e os contornos da dor. Mas isso dá matéria para outra dissertação.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Voluntariado é dos trabalhos mais gratificantes k possa existir.
Sentir k estamos a ser uteis e a maior recompensa k nos podem dar.


Um Abraço Amigo.


:6_15_221: :6_15_221:
 

adelaide cruz

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
...olha eu tambem faço voluntariado...e de uma maneira muito bonita: sou Bombeira...
 

pauz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 15, 2009
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Voluntariado "Nobre"

Em primeiro lugar o meus parabéns pelo artigo, e para todos aqueles que "se dão" aos outros como voluntários, nas suas mais variadas vertentes. O meu "Aplauso", o meu "Respeito" a minha "Admiração" e o meu muito obrigado por existirem pessoas assim.
Felizmente tem-se notado que o voluntariado tem vindo a crescer nestes últimos anos, aliás sei de situações que tem fila de espera!,, para exercer esta tão nobre actividade.

Abram o vosso coração, e tal qual os voluntários, deixem-se tocar peo Amor.
Bem hajam
:espi28:
 

azbox2013

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2013
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Bem haja a todos aqueles que fazem voluntariado! Em particular os bombeiros voluntários que este ano tanto sofreram com os incêndios :(
 

Googla.pt

GF Prata
Entrou
Ago 3, 2013
Mensagens
108
Gostos Recebidos
0
Sim, vale a pena ser voluntário, quem o faz, faz por gosto e por vezes por sacrificios, mas com certeza que a nível sentimental é gratificante sabermos que estamos ajudar alguem.

Bem hajam aos voluntários.

ps. tb o serei, futuro bombeiro. Juntem-se
 

gosma

GF Bronze
Entrou
Out 26, 2007
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Vale sempre a pena quando a alma não é pequena.
 

tozinho25

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 12, 2007
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
É sempre bom sentirmos-nos bem, quando ajudamos alguém.
Embora nem sempre sejamos brindados com um simples "Obrigado", vale sempre a pena.
 

And32

GF Bronze
Entrou
Out 11, 2022
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Abram o vosso coração, е tal qual os voluntários, deixem-se tocar peo Amor.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Penso que será útil para muitas pessoas
Mas util o que?
Isso são vendas de serviços nada mais.
Qual voluntariado vés aí?
Voluntariado é tomar conta de 8 toxicodependentes num apartamento desde as 17 horas até ás 05 da manha para depois pegar ao trabalho(renumerado) ás 6 da manha e fazer 50KM (Falo deste tipo de voluntariado pk fiz-lo durante uns bons anos!) vens agora com "merdices" da treta............
Tem juízo!
 
Topo