• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

anular matricula

pcmarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2008
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
boas. peço desculpa se não é aqui que devo postar mas procurei e não encontrei.
tenho um carro com matricula portuguesa e vim para frança vai fazer um ano. agora quero me desfazer do carro mas não quero leva-lo para portugal. queria vende-lo aqui para peças mas tenho que anular a matricula. como faço para anular a matricula.o que devo fazer para não ter de continuar a pagar o IUC? agradeço resposta
obrigado
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Basta fazer o pedido de cancelamento de matrícula no IMTT e entregar os documentos, custa 10€. No meu caso para alem desse pedido preenchio uma declaração para que sucata e data que vendi o carro. No teu caso disses q carro não será mais para usar em via publica e devem ter ou papel para o efeito. Ha pessoal q compra motas e carros apenas para pista e cancelam as matrículas. Se nao tas por portugal podes assinar os papeis ai e mandas para portugal mais os documentos para alguem depois te entregar isso no IMTT e pagar

Sent from my X10i using Tapatalk 2
 

pcmarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2008
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
obrigado.vou pedir os papeis e vou ver o que posso fazer.
muito obrigado.
 

alex nuno

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 19, 2013
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Bom Dia

Peço ajuda numa questão. Tenho um carro de 2004 que teve um acidente e dei para abate a um sucateiro. Contudo ao contrário do que estava combinado ele não ainda não deu o carro para abate , alega sempre que o carro está guardado e que o Imposto de circulação , está efetivamente pago até Março de 2014. Contudo e para evitar problemas, até porque não sei se o carro esta efetivamente parado, visto que dava para circular, o que posso fazer para anular a matricula. Não tenho os documentos apenas um papel de venda passado por ele .
 

mop 1966™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
11,152
Gostos Recebidos
2
Bom Dia

Peço ajuda numa questão. Tenho um carro de 2004 que teve um acidente e dei para abate a um sucateiro. Contudo ao contrário do que estava combinado ele não ainda não deu o carro para abate , alega sempre que o carro está guardado e que o Imposto de circulação , está efetivamente pago até Março de 2014. Contudo e para evitar problemas, até porque não sei se o carro esta efetivamente parado, visto que dava para circular, o que posso fazer para anular a matricula. Não tenho os documentos apenas um papel de venda passado por ele .
quando o carro é para abate há uma declaração parecida à de compra e venda que é preenchida pelo vendedor e comprador, para este o fazer.
Se assinou a de compra e venda o mesmo pode por o veiculo a circular a única coisa que pode fazer cópia da declaração é mandar apreender o mesmo por não ter sido mudado de proprietário.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Exactamente, se existe o papel de compra e venda assinado manda apreender o carro, têm 30 dias para mudar o registo de propriedade.

Mas facilmente consegues ver se ainda está em teu nome através do site das finanças.
Se o veículo ainda lá aparecer então ainda não registou em nome dele e consegues ver se facto o q diz é verdade, se tem o IUC em dia. Sinceramente duvido pois ele tinha q ir pessoalmente às finanças para o fazer.

Manda já apreender o carro para q te possas defender se começarem a cair multas, impostos e portagens.

Sent from my X10i using Tapatalk 2
 

jomimasica

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2009
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Exactamente, se existe o papel de compra e venda assinado manda apreender o carro, têm 30 dias para mudar o registo de propriedade.

Mas facilmente consegues ver se ainda está em teu nome através do site das finanças.
Se o veículo ainda lá aparecer então ainda não registou em nome dele e consegues ver se facto o q diz é verdade, se tem o IUC em dia. Sinceramente duvido pois ele tinha q ir pessoalmente às finanças para o fazer.

Manda já apreender o carro para q te possas defender se começarem a cair multas, impostos e portagens.

Sent from my X10i using Tapatalk 2

Já vai uns anos os 30 dias. Agora o comprador dispoe de 60 dias a contar da data da compra. Após esses 60 dias a mudança de nome deixa de custar 65 euros para passar a custar 130.
Caso mande apreender a viatura, esta não é devolvida ao antigo dono. São apreendidos os documentos e o novo proprietário é sujeito a duas coimas. Uma no momento em que a autoridade apreende o carro e a outra no imtt quando for tratar dos documentos. Só pode tratar dos documentos no imtt após o pagamento da primeira coima.

Curiosidade estúpida: Enquanto a viatura não for detectada e apreendida pelas autoridades, cabe ao antigo proprietário o pagamento do IUC. Não pode ser pedido o cancelamento da matricula neste caso. A minha mãe tem precisamente esse problema, há 4 anos que pediu a apreenção de um renault19 e até agora ainda não foi apanhado. O mais estúpido é que não pode cancelar a matricula e tem o selo todos os anos para pagar.
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
bolas q até doi, mas ainda bem

Qd comprei uma mota à 2 anos fiz a troca de propriedade on-line, é 50% mais barato do q nos balcoes do Registo Automovel, mas é necessario ter cartão de cidadão e o respectivo leitor. Em 10min estava tudo tratado, foi so preencher os elementos pedidos, digitalizar a compra e venda e pagar por SIBS os 30€, passado 2 semanas novo livrete na morada.
 
Topo