• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fio fase e neutro com corrente

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Peço uma ajuda aos entendidos na matéria pf.
Decidi mudar o espelho do meu wc e ao fazer a instalação das duas lâmpadas que o mesmo traz agregado reparei que os fios da rede elétrica ambos acendem a luz na chave busca pólos :s como é que isto é possível? Não deveria um ser Neutro e outro Fase? Um deveria acender e outro não ou não é assim? A luz no busca pólos acende muito fraca tanto num e noutro. O mais estranho é que ia colocar duas lâmpadas led no espelho e não posso porque ambas ficam acessas (apesar de fracas) mesmo depois de desligar o interruptor.. Com as lâmpadas economizadoras não acontece isto mas se lhe colocar a não elas dão um segundo luz.. Tenho receio de estar a passar luz e de levar um choque ou que até haja mais tarde algum problema..o que poderá ser?
Obrigado.
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Pode ser muita coisa mas verifica se tens todas as ligações bem apartados ( ligadores ou barramentos tanto no quadro como em caixas de derivação )
Verifica no interruptor se tem tudo bem ligado e apertado mas para sua segurança desligue o geral no quadro eletrico
Ja colocas-te o buscapolos numa tomada para ver se se passa o mesmo ?
 

mboot

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 13, 2008
Mensagens
258
Gostos Recebidos
0
Provavelmente ( e nos wcs acontece muito devido à humidade) está a fazer passagem de corrente da fase para qualquer peça metálica. Vê se tem fio terra (normalmente amarelo e verde), se tiver e ele também tiver corrente é isso que está a acontecer e só não apanhas nenhum choque porque isso está a fazer descarga na terra.
 

undo

GF Prata
Entrou
Abr 27, 2008
Mensagens
204
Gostos Recebidos
0
Peço uma ajuda aos entendidos na matéria pf.
Decidi mudar o espelho do meu wc e ao fazer a instalação das duas lâmpadas que o mesmo traz agregado reparei que os fios da rede elétrica ambos acendem a luz na chave busca pólos :s como é que isto é possível? Não deveria um ser Neutro e outro Fase? Um deveria acender e outro não ou não é assim? A luz no busca pólos acende muito fraca tanto num e noutro. O mais estranho é que ia colocar duas lâmpadas led no espelho e não posso porque ambas ficam acessas (apesar de fracas) mesmo depois de desligar o interruptor.. Com as lâmpadas economizadoras não acontece isto mas se lhe colocar a não elas dão um segundo luz.. Tenho receio de estar a passar luz e de levar um choque ou que até haja mais tarde algum problema..o que poderá ser?
Obrigado.

Amigo quando instales um interruptor deves sempre meter a fase a passar pelo interruptor só assim cortas a fase caso contrário a lâmpada tem sempre corrente e podes apanhar umas descargas com a humidade abraço undo
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Não tenho fio terra no wc infelizmente.
Sim já experimentei numa tomada e de um lado acende o busca pólos e do outro não acende.
Na caixa de derivação está uma confusão de fios. Mas como não sei as ligações corretas não sei se estarão bem ou não. Como devo ligar no interruptor? Deve um ser fase outro neutro? E depois esses ligam onde? Diretamente aos fios das lâmpadas? Porque é isto que eu percebo na caixa de derivação..
 

televal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 4, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Olá
No espelho deves ter um fio azul e um preto ou castanho contudo deves centrar-te no azul porque deve estar desligado algures na caixa segue-o atentamente e estou em crer que ficas com o problema resolvido, o busca pólos acende por indução, tem cuidado não leves algum choque
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
amigo isso é falta de neutro no espelho.

quanto ao interruptor nunca leva neutro os 2 fios que saem do interruptor 1 é a fase e o outro é o retorno que vai ao espelho

que ao ligares o interruptor esse retorno leva a fase ao espelho o neutro sai da caixa directo ao espelho.

espero que tenhas entendido se não apita.

abraços.
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
No espelho tenho sim um castanho e um azul. Na caixa está tudo ligado. Pelo que percebi um dos fios do interruptor vai ligar diretamente a um dos fios das lâmpadas estou certo?
É que pelo que percebi na caixa está um gênero de ligador onde liga os dois fios do interruptor onde do outro lado do ligador ligam os fios das lâmpadas mais dois fios que vêem não sei de onde mas penso que sejam os fios normais para dar corrente.
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Só não entendi uma coisa se no interruptor não leva neutro então o busca pólos deveria de dar luz nos dois fios do interruptor?
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
No espelho tenho sim um castanho e um azul. Na caixa está tudo ligado. Pelo que percebi um dos fios do interruptor vai ligar diretamente a um dos fios das lâmpadas estou certo?
É que pelo que percebi na caixa está um gênero de ligador onde liga os dois fios do interruptor onde do outro lado do ligador ligam os fios das lâmpadas mais dois fios que vêem não sei de onde mas penso que sejam os fios normais para dar corrente.

deves ter assim amigo da caixa sai um fio que vai ao interruptor

do interruptor sai outro (retorno) que vai ao espelho esse fio só tem corrente depois de ligares o interruptor

depois da caixa sai outro que é neutro (azul) que vai ao espelho.

o retorno passa na caixa directo em principio.

PS: esse castanho que tens no espelho vem do interruptor é o retorno só tem corrente depois de ligar o interruptor.
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Só não entendi uma coisa se no interruptor não leva neutro então o busca pólos deveria de dar luz nos dois fios do interruptor?


só pode dar corrente depois do interruptor estar ligado (ou seja depois de ligares a luz) porque se desligares os fios do interruptor só um tem corrente.
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Pois o interruptor interrompe a passagem de corrente é a mesma coisa que juntar juntar dois fios pretos ou castanhos acende a luz se separares apaga
o neutro vai sempre direto para a lampada
por questões segurança humana deve-se ligar a fase no interruptor mas cuidado que um defeito de corrente pelo neutro pode ser fatal
pior quando dizes que nem terras tens e tens diferencias no quadro ?
Tambem é verdade ter terra sem diferencial quase nada vale
 

djpid

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 29, 2009
Mensagens
178
Gostos Recebidos
0
boas e qual é a voltagem que tens entre neutro e terra?? pode ser muita coisa, ate mesmo o interruptor, mas nunca se sabe.
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Não tenho fio terra como já mencionei.
Ainda não tive tempo para com calma abrir a caixa novamente e verificar a ligação do interruptor mas recordo-me é que na mesmo ligação da caixa onde liga as luzes do espelho e o interruptor está a ligação de uma tomada. Terá algo a ver com isto? A tomada dará passagem de alguma corrente? Eu se colocar o busca pólos nas palhetas dos casquilhos do espelho tanto numa e outra o busca pólos acende mesmo com o interruptor desligado o que não acontece noutros candeeiros da casa.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
Peço uma ajuda aos entendidos na matéria pf.
Decidi mudar o espelho do meu wc e ao fazer a instalação das duas lâmpadas que o mesmo traz agregado reparei que os fios da rede elétrica ambos acendem a luz na chave busca pólos :s como é que isto é possível? Não deveria um ser Neutro e outro Fase? Um deveria acender e outro não ou não é assim? A luz no busca pólos acende muito fraca tanto num e noutro. O mais estranho é que ia colocar duas lâmpadas led no espelho e não posso porque ambas ficam acessas (apesar de fracas) mesmo depois de desligar o interruptor.. Com as lâmpadas economizadoras não acontece isto mas se lhe colocar a não elas dão um segundo luz.. Tenho receio de estar a passar luz e de levar um choque ou que até haja mais tarde algum problema..o que poderá ser?
Obrigado.

boas

nao se entende muito bem no texto com as lampadas etc.

mas passo a explicar em instalaçoes antigas isso aconteçia muito (falta de linha de terra)ou terra fraca, mal feita.

na pontas dos dois fios que vem da caixa ligando direto açende a lampada ou nao ou entao medindo c. o voltimetro em volts alternos ver se tem lá os 220v 235. se tem está bem se nao tem ver para trás o problema, liga uma ponta á torneira da agua e com a outra ponta do ap, esperimenta a medir num ou no outro para ver quantos volts tem.

possivelmente haverá maus contactos na caixa antes dessas ligaçoes.

se nao tiver ap. de medir pode esperimentar c, uma lampada de 25w.

penso que isto já seja o sufiçiente para resolver o seu caso, caso contrario terá de chamar um eletriçista para lhe resolver o problema.

alguma coisa disponham.

marques 1956
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Já estive a ver as ligações conforme disseram aqui e estão erradas. O fio que vem do espelho vai ligar um a um dos fios do interruptor e outro vai ligar diretamente a um pólo fase da caixa. O interruptor um liga a um dos fios do espelho como já disse e outro ao pólo neutro da caixa. Está tudo errado. Vou fazer novas ligações porque o interruptor neste caso não está a fazer nada apenas liga e desliga mas pelo que percebi não está a cortar nenhuma corrente...
Obrigado a todos pelas explicações!
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
companheiro rey400
em primeiro lugar tenho a dizer-lhe que nao respondeu ao que lhe espliquei, é importante em primeiro lugar saber medir.

outro ponto saber identificar as cores por exemplo azul neutro e preto fase ou castanho como já colegas o disseram.

por outro lado estar a chover no molhado nao adianta!
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Problema resolvido!
Sim medi com multimetro e estava tudo ok.
Hoje com calma andei a refazer as ligações que estavam mal feitas e agora sim está tudo bem. Com o interruptor desligado não passa corrente para as lâmpadas e as led não permanecem ligeiramente ligadas após desligar o interruptor.
O problema eram as ligações na caixa que estavam mal feitas mas como não sabia como eram pensei que estivesse tudo bem. Graças a vossa ajuda que me explicaram como ligar corretamente está finalmente resolvido.
O meu muito obrigado! :)
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Problema resolvido!
Sim medi com multimetro e estava tudo ok.
Hoje com calma andei a refazer as ligações que estavam mal feitas e agora sim está tudo bem. Com o interruptor desligado não passa corrente para as lâmpadas e as led não permanecem ligeiramente ligadas após desligar o interruptor.
O problema eram as ligações na caixa que estavam mal feitas mas como não sabia como eram pensei que estivesse tudo bem. Graças a vossa ajuda que me explicaram como ligar corretamente está finalmente resolvido.
O meu muito obrigado! :)

amigo o problema disso era a falta de neutro por isso aparecia corrente nos dois fios no espelho

como refizeste as ligações ficaste com neutro no espelho,mas ainda bem que resolveste o problema alguma duvida apita.

abraços.
 
Topo