• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Imi

corpina

GF Prata
Entrou
Abr 4, 2012
Mensagens
195
Gostos Recebidos
25
IMI, Caros amigos não sei se estou a colocar esta pergunta no sitio certo, mas mesmo assim lá vai:
Gostaria de saber como é que o fisco calcula o valor do IMI porque eu continuo baralhado com isto é assim:
Tenho uma casa na minha terra natal que herdei, essa está construída num terreno com 300 metros quadrados e foi avaliada em 25 mil Euros, eu sei que
o valor tributável varia de Concelho para Concelho mas afinal como é que o fisco calcula isso? é pelo valor que foi atribuído à casa ou pelos metros que ela tem?
Por exemplo: se eu comprar uma casa por 125 mil Euros e as finanças lhe atribuírem um valor coletável 100 mil Euros (valor atribuído à casa pelo fisco) e o sitio onde a comprar tiver um IMI de 0,5% vou pagar 500€ de IMI? Por favor expliquem-me isso que eu ainda ando à nora.
Obrigado
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Este ano é especial para os prédios avaliados em 2012, o governo introduziu a clausula de salvaguarda, ou seja, se o valor for superior ao ano passado, só se pode cobrar mais 75 euros por cada prédio ou 1/3 da diferença para o ano passado.

O imi calcula-se: valor patrimonial X a taxa do imi para cada concelho.
 
Topo