1. #1
    Avatar de eletronic
    Registo
    Jan 2007
    Idade
    30
    Posts
    82

    Novo Dicas para uma conduçao segura e economica

    Boas a toda a gente do forum desta vez venho aqui postar uma das questoes que mais mata a cabeça a muita gente quando se fala em eco conduçao ou eco drive.
    Antes demais queria aqui salientar que todas as dicas que aqui vou dar sao dicas levadas a testes feitos por mim em derivados veculos de varias marcas e varios tipo e idades para poder ter as conclusoes que aqui vou postar.
    Pode por isso por vezes o local e o piso nao proporcionar as melhores condiçoes para circular desta forma e ter-mos de circular mais devagar.

    Tudo isto explicado vou começar:

    1° A eco conduçao é um metodo de conduçao que visa a economizar combustivel assim como a emissao de poluentes atmosféricos por isso as dicas da eco conduçao é feita entre muitos aspectos uma forma de economia em circulaçao.
    2° Nestes termos ainda existe uma coisa que deixa muita gente a pensar como deve de adoptar estas medidas, seja porque os seus carros sao mais antigos, quer seja por nao possuirem um instrumento que é o conta rotaçoes e dai a minha decisao de fazer testes de varias tecnicas e de varias formas em veiculos de 1985 ate aos dias de hoje. Por isso estou seguro por o que aqui vou falar e nada interfere na mecanica ou na rotina do carro.

    Dicas para começar a conduzir assim que ligar o carro.
    -Ligar o carro e começar logo a marcha sem ter de estar a "aquecer o motor" pois o motor vai aquecer em andamento.
    -Iniciar a marcha com a primeira marcha engrenada e desenvolver o carro para passar para segunda e assim consecutivamente desde ja deixo a dica que em carros com conta rotaçoes deve de passar de marcha entre as 2000 e 2500 RPM para carros a diesel e gasolina e passar para uma mudança mais baixa quando o motor ja nao trabalha regularmente, para os que nao teem a dica vem a seguir.
    Para os veiculos equipados sem conta rotaçoes a forma de passar as marchas é da seguinte forma:
    -Iniciar a marcha sempre em primeira até 20 km/h, seguidamente passar para 2 e andar até 30km/h passar para 3 e circular até 50km/h e passar para 4 e depois depende muito do trafago, se estiver normal pode circular em 4 a 50 km/h sem qualquer problema para o carro se nao houver transito e estiver fora de uma localidade leve o carro em 4 até 70 km/h e passe para a 5 marcha se o carro for de 5 velocidades, se for de 6 velocidades pode engrena-la tambem aos 70 km/h ou entao levar até aos 90 km/h e engrena-la nesse momento pois pode com estes habitos poupar segundo o estudo que fiz em carros com computador de bordo cerca de 3.1 litros aos 100km sem prejuizo para o veiculo nem para as marchas do carro esta forma aplica-se tanto a carros a diesel como a gasolina. Pode também utilizar a seguinte tabela de velocidades 1>20km/h; 2>40km/h; 3> 60km/h; 4>80km/h 5>para as seguintes velocidades e em carros de 6 velocidades a 5 deve de ser metida a cerca de 100km/h.
    *NOTA (EM CASOS EXTREMOS OU SEJA SUBIDAS COM MAIS DE 5% INCLINACAO OU EM CARGAS PLENAS DEVE DE ESCOLHER A MUDANCA MAIS ADEQUADA PARA A SUBIDA, OU SEJA NUNCA DEVE UTILIZAR AS MUDANCAS MAIS ALTAS E TENTAR UTILIZAR A 1 E 2 E NAO ULTRAPASSAR OS 30 KM/H PARA 1 E OS 50 KM/H PARA A SEGUNDA PODENDO POR INSTANTES PASSAR PARA A 3 SE O GRAU DA SUBIDA ASSIM O DEIXAR.)
    -Nunca deve desengatar o carro em descidas pois se tirar o pé do acelerador e deixar o carro acelerar por enércia esta a consumir 0 litros por 100 km e passe so para uma mudança mais baixa quando ja estiver esgotada a outra marcha.
    -O combustivel a colocar deve de optar pelos combustiveis melhorados, ou seja aditivados e nao pelos de marca branca embora tenham as mesmas propriedades mas a sua coeficiencia de fricçao nao é tao formal, ou seja demora mais a queimar e da a sensaçao que o motor esta a morrer e dai acelerar mais para obter o mesmo resultado que com combustiveis aditivados.
    -A pressao dos pneus deve de estar normal ou seja deve de estar em cerca de 2.5 bares ou entao na pressao indicada pelo fabricante.

    E tudo por agora e se alguem quiser comfirmar estes testes pode o fazer e vera que os valores andam aproximadamente pelos 5 e 6.5 litros aos 100km.


    Abraços a até breve...
    Olá a todos bem-vind

  2. #2

    Registo
    Sep 2006
    Posts
    242
    Já agora uma pergunta

    Com o carro engatado, a descer, 3500 rotações, sem pisar o acelarador, o carro não vai a consumir gasolina?

    Se a resposta é sim, eu pergunto, "os pistões não têm que ser lubrificados", atenção que sou leigo em mecanica.

    Obrigado

  3. #3
    Avatar de eletronic
    Registo
    Jan 2007
    Idade
    30
    Posts
    82
    Resposta mais facil sera dizer que quem lubrifica o motor é o oléo e nao o combustivel

    Para responder a sua questao de saber se ele comsome ou nao a descer veja neste pdf que lhe deixo trata-se de um corsa mas é o mesmo para todos os carro de 1990 para a frente e ai explica a sua duvida
    Corte de combustivel pagina 121.
    Depois diga algo.

    http://www.opel.es/content/dam/Opel/..._ES_online.pdf
    Olá a todos bem-vind

  4. #4

    Registo
    Sep 2006
    Posts
    242
    Obrigado pela resposta e pelo pdf, mas paginas não sao faceis de ler, e os carros anteriores ?

    Ok, quem lubrifica o motor é o oleo, certo, mas os pistões não têm que ser lubrificados, na parte superior?

  5. #5
    Avatar de eletronic
    Registo
    Jan 2007
    Idade
    30
    Posts
    82
    Sim teem mas essa lubrificaçoa é feita por aquilo que chamamos de vapores de oléo, se reparar no seu carro por cima da tampa onde mete o oléo do motor tem um pequeno tubo que vai entrar para o colector de admissao ou seja de onde vem o ar para os pistoes, é ai que sao respirados os vapores de oléo e por conseguinte a tal dita "lubrificaçao" dos pistoes na zona da camara de combustao.
    Quanto aos carros mais antigos funciona da mesma forma embora o combustivel esteja a ser debitado na mesma e nao existe esse corte a 100 por cento mas a cerca de 50 ou mais por cento ele acontece, ou seja é como quando vamos de bicicleta se encontrar-mos um declive deixamos de apedalar e so apedalamos quando precisamos de continuar a força para manter a velocidade, isso acontece um carro quando largamos o acelerador numa descida e quando carregamos outra vez ele admite muito mais combustivel para poder fazer o motor devolver a força para continuar o caminho.
    Comcluindo nos carros antigos o dito corte so acontece em descidas maiores ou com uma inclinaçao maior, enquanto que os veiculos de 1990 para a frente assim que se alivie o pe do acelerador começam logo a cortar o debito de combustivel e se tirar-mos o pé por completo em inclinaçoes ele corta mesmo a 100 por cento.
    Faça essa pergunta por exemplo ao seu mecanico.

    Abraços
    Olá a todos bem-vind

Tópicos Similares

  1. Sugestões de condução para veículos 4x4
    Por billshcot no fórum Legislação/Informação
    Respostas: 0
    Último Post: 10-02-2013, 16:27
  2. Livro Bege aponta para melhoria económica nos EUA
    Por Matapitosboss no fórum Arquivos
    Respostas: 0
    Último Post: 14-04-2010, 19:09
  3. Eco-Condução: IMTT vai desenvolver Simuladores de Condução
    Por C.S.I. no fórum Informações de trânsito
    Respostas: 0
    Último Post: 07-06-2009, 13:11
  4. Alternativa Economica para TDT.
    Por nelux no fórum TDT
    Respostas: 0
    Último Post: 07-05-2009, 16:53

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar