• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sarna Humana ou Escabiose – Como curar com tratamento caseiro

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
boa noite. Estou neste momento, numa situação muito parecida com a da Marta Felgueiras. Tbm já comprei e utilizei 2 frascos de acarilbial e não resultaram. Gostava de saber se a Marta Felgueiras também se conseguiu "curar". Gostava também saber, de quanto tempo (+-) é necessário fazer este tratamento caseiro para que não sentirmos esta coceira. Comecei hj este tratamento, se estiver a sortir efeito vou escrevendo aqui...

E pronto, nem foi preciso eu dizer mais nada. A Marta disse tudo :-D. Eu peço desculpa por ter demorado tanto a responder mas como estive de férias evitei ao máximo utilizar a internet. Franciso, espero que este tratamento resulte para ti também assim como resultou para nós.
Marta, o ideal para essas borbulhas nas axilas e umbigo será manter a pele o mais hidratada possível devido ao excesso de sal nos banhos por isso é que sugiro o creme Nivea. Para a minha pele é o melhor mas para outras pessoas pode não ser não é... Utilizem o creme que mais se dá com a vossa pele.

Espero ter ajudado e as melhoras
 

Manuel5

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2014
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Olá sou o Manuel e penso que tenho o mesmo problema de sarna pelo qual já passaram.
Os meus sintomas são comichão em todo o corpo principalmente à noite e quando estou em locais quentes como salas fechadas com muitas pessoas.
Na pele são visiveis umas manchas vermelhas e borbulhas principalmente nas pernas joelhos e virilhas.
Já fui a 3 dermatologistas, os 2 primeiros viram as mãos e como não tenho manchas nas interdigitais excluiram a hipotese de sarna e receitaram anti-histaminicos que nada fizeram.
O 3 dermatologista o qual continuo a ir às consultas, disse que poderia ser sarna e receitou acarilbial, apliquei durante 3 dias mas não resultou, na segunda consulta e seguintes disse para no banho usar betadine em espuma já estou há vários meses a usar o betadine e também já experimentei sabonete de enxofre notei algum alivio mas a comichão nunca passa completamente penso que o betadine e o sabonete ajudam a controlar o crescimento dos acaros mas nunca os eliminam completamente.
Gostaria de saber como eram os vossos sintomas e tipo de manchas na pele Henrique e Marta sff, se também tinham comichão na cabeça eu tenho, e se tinham manchas nas interdigitais como vem nos livros médicos, pois nem chego a ter a certeza se tenho mesmo sarna ou é outro problema.
Tenho feito os banhos salgados há alguns dias e noto algumas melhorias na diminuição de comichão, vou continuar.

Cumprimentos e obrigado pela atenção
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Olá sou o Manuel e penso que tenho o mesmo problema de sarna pelo qual já passaram.
Os meus sintomas são comichão em todo o corpo principalmente à noite e quando estou em locais quentes como salas fechadas com muitas pessoas.
Na pele são visiveis umas manchas vermelhas e borbulhas principalmente nas pernas joelhos e virilhas.
Já fui a 3 dermatologistas, os 2 primeiros viram as mãos e como não tenho manchas nas interdigitais excluiram a hipotese de sarna e receitaram anti-histaminicos que nada fizeram.
O 3 dermatologista o qual continuo a ir às consultas, disse que poderia ser sarna e receitou acarilbial, apliquei durante 3 dias mas não resultou, na segunda consulta e seguintes disse para no banho usar betadine em espuma já estou há vários meses a usar o betadine e também já experimentei sabonete de enxofre notei algum alivio mas a comichão nunca passa completamente penso que o betadine e o sabonete ajudam a controlar o crescimento dos acaros mas nunca os eliminam completamente.
Gostaria de saber como eram os vossos sintomas e tipo de manchas na pele Henrique e Marta sff, se também tinham comichão na cabeça eu tenho, e se tinham manchas nas interdigitais como vem nos livros médicos, pois nem chego a ter a certeza se tenho mesmo sarna ou é outro problema.
Tenho feito os banhos salgados há alguns dias e noto algumas melhorias na diminuição de comichão, vou continuar.

Cumprimentos e obrigado pela atenção

Olá Manuel.

Deixe-me dizer-lhe que nem o Acarilbial, Betadine ou Sabonete de Enxofre resultam para a cura da Escabiose. Por incrível que pareça a solução para este problema é nada mais nada menos que a menos dispendiosa que uma pessoa podia pensar, o Sal na água.
Os sintomas que eu tinha eram precisamente esses, manchas na pele que alastravam muito rapidamente ao seu redor se não atacasse imediatamente com água e sal. Curiosamente nunca me apareceram essas manchas em algumas partes do corpo, na cara, cabeça ou couro cabeludo nem nas costas.
O conselho que lhe posso dar é que continue com estes banhos de sal o maior número de vezes que possa durante o dia e em todas as partes do corpo porque de uma coisa pode ter a certeza, se não for Escabiose o problema que tem este tratamento mal também não lhe vai fazer.
Seja muito exigente consigo mesmo no que toca a este tratamento, não facilite porque como já disse anteriormente estes ácaros multiplicam-se aos milhares por dia caso o tratamento seja interrompido.
Toalhas de banho use-as apenas uma vez e lave-as como sempre as lavou mas por favor lave-as e não deixe mais ninguém usá-las. Roupa da cama a mesma coisa.
Até calhou bem ter sido nesta altura porque pode usar menos roupa na cama devido ao calor, ou seja, faz a cama com mais facilidade e tem muito menos roupa para lavar por dia.

Se precisar de mais alguma ajuda não hesite em comentar aqui no fórum para que o possamos ajudar.

Os melhores cumprimentos e rápidas melhoras
 

Manuel5

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2014
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Olá Manuel.

Deixe-me dizer-lhe que nem o Acarilbial, Betadine ou Sabonete de Enxofre resultam para a cura da Escabiose. Por incrível que pareça a solução para este problema é nada mais nada menos que a menos dispendiosa que uma pessoa podia pensar, o Sal na água.
Os sintomas que eu tinha eram precisamente esses, manchas na pele que alastravam muito rapidamente ao seu redor se não atacasse imediatamente com água e sal. Curiosamente nunca me apareceram essas manchas em algumas partes do corpo, na cara, cabeça ou couro cabeludo nem nas costas.
O conselho que lhe posso dar é que continue com estes banhos de sal o maior número de vezes que possa durante o dia e em todas as partes do corpo porque de uma coisa pode ter a certeza, se não for Escabiose o problema que tem este tratamento mal também não lhe vai fazer.
Seja muito exigente consigo mesmo no que toca a este tratamento, não facilite porque como já disse anteriormente estes ácaros multiplicam-se aos milhares por dia caso o tratamento seja interrompido.
Toalhas de banho use-as apenas uma vez e lave-as como sempre as lavou mas por favor lave-as e não deixe mais ninguém usá-las. Roupa da cama a mesma coisa.
Até calhou bem ter sido nesta altura porque pode usar menos roupa na cama devido ao calor, ou seja, faz a cama com mais facilidade e tem muito menos roupa para lavar por dia.

Se precisar de mais alguma ajuda não hesite em comentar aqui no fórum para que o possamos ajudar.

Os melhores cumprimentos e rápidas melhoras


Olá Henrique,

Tenho feito os 3 banhos diários com sal na última semana e tenho sentido menos comichão, manchas ainda tenho algumas mas parecem estar a secar vou continuar os banhos e rezar para que seja desta que me vejo livre disto.

Agradeço imenso a sua ajuda e disponibilidade.

Os melhores cumprimentos
 

boypt47

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 19, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Olá a todos.

O ano passado em Novembro fiz uma viagem e fiquei hospedado numa casa aparentemente limpa. A partir desse dia o meu pesadelo começou.

Quando dei por ela já tinha sarna no umbigo nos braços e nas coxas. Um horror.

Recorri ao produto que queima a pele e eliminou me por completo. Comichão nem vela e os ácaros tb não.

Passado umas semanas voltei um ácaro no umbigo. Grande e bem mexido. Matei o. Voltei a chegar o produto três vezes. Mais uns dias de sossego. Até encontrar há duas semanas um grande ácaro na nádega direita. Matei o e entretanto descobri o vosso fórum.

Na semana passada durante três dias fiz dois banhos cada um com 2kg de sal. Esta semana comecei ontem. Hoje fo que mt triste ao arrancar um ácaro da perna esquerda. Aparentemente estou limpo. Comichão zero. De longe a longe aparece me um bicho. Estou desesperado. Já não sei o que fazer.... aguardar? Insistir nos baNHos? Se ponho um ponto final nisto faço uma festa. Que horror!!!
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Olá boypt47,

vamos lá ver se estamos a falar do mesmo assunto. Arrancou um ácaro da perna? Conseguiu localizá-lo à vista desarmada e o mesmo tinha tamanho suficiente para pegar simplesmente com as mãos?
Não devemos estar a falar da mesma coisa de certeza. o ácaro da sarna é um ser microscópico que se aloja por baixo da pele humana através da escavação de minúsculos túneis.

Confirme por favor...

Obrigado
 

boypt47

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 19, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Olá boypt47,

vamos lá ver se estamos a falar do mesmo assunto. Arrancou um ácaro da perna? Conseguiu localizá-lo à vista desarmada e o mesmo tinha tamanho suficiente para pegar simplesmente com as mãos?
Não devemos estar a falar da mesma coisa de certeza. o ácaro da sarna é um ser microscópico que se aloja por baixo da pele humana através da escavação de minúsculos túneis.

Confirme por favor...

Obrigado

Obrigado pela resposta.

Efetivamente, fui diagnosticado com sarna pela Dra. da farmácia da minha localidade.

Na altura tinha uma certa comichão na zona do umbigo e junto às virilhas. Uns dias mais tarde, ao inspecionar o meu corpo com a luz solar, vi que tinha várias manchas, que passavam bem por sinais pequeninos, na pele e ao passar com a unha, ficava com algo nas mãos. Era um bichinho muito pequenininho, no qual se viam perninhas a mexer. Quando colocado na unha, ele caminhava bem e ao juntar unha com unha ouvia-se um estalido forte.

Foi isto que mostrei à Dra. e a mesma me receitou o produto. Depois de o ter colocado desapareceu-me tudo, mas entretanto volto a ter sinais... nada de comichão pelo menos.

Acha que não é sarna? Já não sei nada então...
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Se o conseguiu localizar e até mesmo manuseá-lo quase de certeza absoluta que não se trata de Escabiose.

Leia-se esta frase que retirei da Wikipédia:

"Sarna ou escabiose (em latim: Scabere - "coçar")1 é uma infecção parasitária contagiosa da pele que ocorre entre seres humanos e outros animais. É causada por um minúsculo parasita e que, geralmente, não são diretamente visíveis, o ácaro Sarcoptes scabiei, que se refugia sob a pele do hospedeiro, causando coceira alérgica intensa. A infecção em animais (causada por espécies de ácaros diferentes, mas relacionadas) é chamada de sarna sarcóptica."

Acho que devia procurar a ajuda de um médico dermatologista porque no seu caso acho que foi mal diagnosticado na farmácia.

Cumprimentos e espero que consiga resolver este problema o mais rapidamente possível.
 

boypt47

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 19, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
No seu caso nunca apanhou nada à superficie? Estou estupefacto...
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
No seu caso nunca apanhou nada à superficie? Estou estupefacto...

Nada mesmo, além da irritantes marcas das "escavações" dos ácaros e das constantes comichões agravadas quando exposto a ambientes mais quentes como por exemplo no banho ou na cama.

De resto nunca consegui ver ácaro nenhum, cheguei mesmo a tentar ver com uma lupa com uma boa lente e nem assim consegui.

Acho que só mesmo no microscópio se consegue ver. E em parte ainda bem visto que o mesmo é terrivelmente nojento e feio

gd_494557677.jpg
 

boypt47

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 19, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelo esclarecimento.

Estou parvo! Vou tratar de marcar com um dermatologista. Eu tenho um ácaro de pele...resta é saber qual...

E, de facto, eu sentia comichão, mas algo muito suportável! Daquelas comichões que se pode passar os dedos com calma e o ardor acalma! Já não sei o que pensar mesmo!

Assim que tiver feedback, informo. Estou pelos cabelos com esta situação, que já se arrasta desde novembro de 2014.
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Sim faça isso. Claramente não se trata de Escabiose a mesma leva uma pessoa a coçar-se desalmadamente ao ponto de ferir a pele e mesmo assim sentir algum prazer nisso.
Lembro-me de ter lido na altura um artigo em que alguém relatava ter passado pelo mesmo e dizia que a o alivio que sentia ao coçar-se era quase orgásmico :-D

Eu sei, pode parecer exagerado mas de facto não é... Eu já passei por isso e sei bem que é verdade.

Então vá, que tudo se resolva para si e já agora diga-nos de que ácaro se tratava afinal

As melhoras
 

boypt47

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 19, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Bem, segundo o médico dermatologista, tenho piolho corporal. Já tenho spray para aplicar. Segundo ele, eu tenho matado os adultos, mas os juvenis ficam lá e se não fizer corretamente o tratamento, esses crescem e depois viram adultos.

Já fiz a primeira aplicação ontem! Agora só no próximo sábado outra vez. Até estou para ver no que vai dar...

Espero ver-me livre isto!
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Bem, segundo o médico dermatologista, tenho piolho corporal. Já tenho spray para aplicar. Segundo ele, eu tenho matado os adultos, mas os juvenis ficam lá e se não fizer corretamente o tratamento, esses crescem e depois viram adultos.

Já fiz a primeira aplicação ontem! Agora só no próximo sábado outra vez. Até estou para ver no que vai dar...

Espero ver-me livre isto!
Piolho Corporal juro que nunca tinha ouvido falar, mas estamos sempre a aprender... As melhoras e que esse problema desapareça rapidamente.

Cumprimentos
 

paulosilva0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 20, 2014
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,espero que esteja por aqui alguém que me possa ajudar,chamo-me Paulo,tenho 26 anos e estou com este problema terrível,há uns meses comecei a coçar,a coçar e não liguei nenhuma,deixei ir andando,pensava que era por ter a pele muito seca,como gosto muito de banho,sou capaz de tomar dois ou três por dia pensei que a água doce me estava a secar a pele,mas entretanto nestes últimos meses/semanas começou a piorar,começou pelos peitos dos pés,pelas canelas agora um pouco pelo corpo todo,há uns dias entrei aqui e li as indicações que davam,comecei na terça feira,três banhos por dias,um de manha um ao meio dia e outro a noite antes de ir para a cama,senti melhoras as manchas em uns sítios começaram a desaparecer mas simultaneamente começavam a aparecer em outros lados e assim continua desaparecem num lado aparecem num ou em outro lado,acho que estou a fazer as coisas bem,encho menos de metade da banheira e utilizo 2kg de sal,utilizo dois quilos por dia,acham que está a fazer efeito? Ajudem por favor,há também lavo as roupas de cama todos os dias a 95 graus e a roupa com que ando durante o dia,agradeço uma resposta urgente por favor :( :( :(
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,espero que esteja por aqui alguém que me possa ajudar,chamo-me Paulo,tenho 26 anos e estou com este problema terrível,há uns meses comecei a coçar,a coçar e não liguei nenhuma,deixei ir andando,pensava que era por ter a pele muito seca,como gosto muito de banho,sou capaz de tomar dois ou três por dia pensei que a água doce me estava a secar a pele,mas entretanto nestes últimos meses/semanas começou a piorar,começou pelos peitos dos pés,pelas canelas agora um pouco pelo corpo todo,há uns dias entrei aqui e li as indicações que davam,comecei na terça feira,três banhos por dias,um de manha um ao meio dia e outro a noite antes de ir para a cama,senti melhoras as manchas em uns sítios começaram a desaparecer mas simultaneamente começavam a aparecer em outros lados e assim continua desaparecem num lado aparecem num ou em outro lado,acho que estou a fazer as coisas bem,encho menos de metade da banheira e utilizo 2kg de sal,utilizo dois quilos por dia,acham que está a fazer efeito? Ajudem por favor,há também lavo as roupas de cama todos os dias a 95 graus e a roupa com que ando durante o dia,agradeço uma resposta urgente por favor :( :( :(

Olá Paulo, aparentemente parece estar a fazer tudo corretamente. Para desparecer e voltar a aparecer só me restam duas questões:

- Informou-se junto do seu médico ou farmacêutico para se certificar de que realmente se trata de escabiose?

- Se sim, partilha casa/objetos da casa com mais alguém? Não estará essa pessoa também afetada e a fazer propagação?

Fico a aguardar resposta. Cumprimentos
 

paulosilva0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 20, 2014
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boa tarde Henrique,eu encontro me no estrangeiro,a minha irmã há uns meses teve isso,eu fui de férias e partilhei casa com ela, não consultei nenhum médico,apenas me identifiquei com pesquisas na Internet,nomeadamente aqui no fórum,pelo tipo de sintomas e imagens que vi na Internet,eu por acaso vivo sozinho no apartamento,lavo as roupas todos os dias ou pelo menos lavava,comecei a fazer o tratamento na terça feira passada,o meu último banho a sal foi na sexta a noite,precisava urgentemente de um banho normal (não sei se fiz bem) e estou a optar por seguir o que li aqui,agora ia tomar um banho de três vezes por dia amanhã,ou seja de três em três dias,o vermelhão aquelas pintinhas e bolhinhas desapareceram realmente,mas em certas partes do corpo,nomeadamente nas canelas e na parte de dentro das coxas continuo com a sensação de comichão,não como tinha,basta passar a palma da mão para aliviar e muito,sabe do que se trata Henrique? Ainda não estou bem pois não? Muito obrigado pela sua resposta e pela sua ajuda,acredito que vocês aqui já ajudaram muita muita gente,isto é horrível.
A questão é tenho de continuar com os banhos de sal diários,ou de três em três dias três vezes por dia é suficiente?
e se tenho de continuar a lavar todos os dias a roupa a altas temperaturas nomeadamente a roupa de cama toalhas etc...?
mais uma vez nunca é demais agradeço imenso a ajuda dada aqui,apesar de não ter uma certeza médica acredito que seja escabiose,porque realmente senti melhoras significativas após o tratamento.
 

paulosilva0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 20, 2014
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Olá Paulo, aparentemente parece estar a fazer tudo corretamente. Para desparecer e voltar a aparecer só me restam duas questões:

- Informou-se junto do seu médico ou farmacêutico para se certificar de que realmente se trata de escabiose?

- Se sim, partilha casa/objetos da casa com mais alguém? Não estará essa pessoa também afetada e a fazer propagação?

Fico a aguardar resposta. Cumprimentos

Boa tarde Henrique,eu encontro me no estrangeiro,a minha irmã há uns meses teve isso,eu fui de férias e partilhei casa com ela, não consultei nenhum médico,apenas me identifiquei com pesquisas na Internet,nomeadamente aqui no fórum,pelo tipo de sintomas e imagens que vi na Internet,eu por acaso vivo sozinho no apartamento,lavo as roupas todos os dias ou pelo menos lavava,comecei a fazer o tratamento na terça feira passada,o meu último banho a sal foi na sexta a noite,precisava urgentemente de um banho normal (não sei se fiz bem) e estou a optar por seguir o que li aqui,agora ia tomar um banho de três vezes por dia amanhã,ou seja de três em três dias,o vermelhão aquelas pintinhas e bolhinhas desapareceram realmente,mas em certas partes do corpo,nomeadamente nas canelas e na parte de dentro das coxas continuo com a sensação de comichão,não como tinha,basta passar a palma da mão para aliviar e muito,sabe do que se trata Henrique? Ainda não estou bem pois não? Muito obrigado pela sua resposta e pela sua ajuda,acredito que vocês aqui já ajudaram muita muita gente,isto é horrível.
A questão é tenho de continuar com os banhos de sal diários,ou de três em três dias três vezes por dia é suficiente?
e se tenho de continuar a lavar todos os dias a roupa a altas temperaturas nomeadamente a roupa de cama toalhas etc...?
mais uma vez nunca é demais agradeço imenso a ajuda dada aqui,apesar de não ter uma certeza médica acredito que seja escabiose,porque realmente senti melhoras significativas após o tratamento.
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Amigo Paulo, fique descansado que está a ir no bom caminho. Uma semana infelizmente não é tempo suficiente para se curar desta maleita. Dê tempo ao tempo.
A principal regra é nunca desistir, até mesmo quando achar que já se sente curado. Não há necessidade de serem 3 banhos por dia, dois serão o suficente.
Se continuar o tratamento por mais uma semana após o alivio total não vai haver problema algum.
Eu bem sei, e falo por experiência própria, o alivio que é esfregar/coçar as zonas afetadas mas se puder evite isso ao máximo. Ao coçar, estes ácaros podem-se alojar por baixo das unhas e ao coçar num sitio diferente estará a transportá-los e por conseguinte a alastrar a infestação.
Se tiver algum utensilio (de preferência de plástico) com que se possa coçar sempre que tiver necessidade é preferível do que com as unhas ou qualquer outra parte da mão.
Com a roupa do corpo é que deve ter mais cuidado, as que entram em contacto direto com as zonas afetadas só devem ser utilizadas uma vez e logo de seguida lavadas. Em relação á lavagem não cometa o erro de as lavar a 90 graus. Uma lavagem normal a 30/40 graus é o suficiente, depois de as engomar para vestir não haverá ácaro que resista a tais temperaturas.

E espero ter ajudado, qualquer outra dúvida que tenha não hesite... estamos cá para ajudar no que podermos.

Cumprimentos e as melhoras
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Amigo Paulo, fique descansado que está a ir no bom caminho. Uma semana infelizmente não é tempo suficiente para se curar desta maleita. Dê tempo ao tempo.
A principal regra é nunca desistir, até mesmo quando achar que já se sente curado. Não há necessidade de serem 3 banhos por dia, dois serão o suficente.
Se continuar o tratamento por mais uma semana após o alivio total não vai haver problema algum.
Eu bem sei, e falo por experiência própria, o alivio que é esfregar/coçar as zonas afetadas mas se puder evite isso ao máximo. Ao coçar, estes ácaros podem-se alojar por baixo das unhas e ao coçar num sitio diferente estará a transportá-los e por conseguinte a alastrar a infestação.
Se tiver algum utensilio (de preferência de plástico) com que se possa coçar sempre que tiver necessidade é preferível do que com as unhas ou qualquer outra parte da mão.
Com a roupa do corpo é que deve ter mais cuidado, as que entram em contacto direto com as zonas afetadas só devem ser utilizadas uma vez e logo de seguida lavadas. Em relação á lavagem não cometa o erro de as lavar a 90 graus. Uma lavagem normal a 30/40 graus é o suficiente, depois de as engomar para vestir não haverá ácaro que resista a tais temperaturas.

E espero ter ajudado, qualquer outra dúvida que tenha não hesite... estamos cá para ajudar no que podermos.

Cumprimentos e as melhoras
 
Topo