• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Car Áudio para trocar ideias

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
DLS UR6i :msnm_com_br007-03:, que mais se segue ?
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
amigo minitu estou com uma duvida...

ja vi carros onde os sub´s na mala estao virados de frente e outros a virados ao contrario tipo a parte onde ligam os fios a mostra e a parte da frente tapada...
isso faz alguma diferença em termos de som?

espero que tenhas percebido a minha duvida....
 

jotsephe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Opinião...

Boa noite pessoal.

Venho por este meio pedir a vossa opinião sobre a instalação de som no meu carro. Sou novato e agradecia a vossa ajuda por aqui. Tenho um carrinho velho mas fiel. nunca ligei muito a grandes maquinas. Quando ando de carro gosto de sentir o som, apurado e forte. O carro e um corsa a de 1991. Já tenho um auto radio Sony CDX-GT 420U, um par de colunas da alpine (sps-69c2) com 50w rms imped. 4homgs , e adquiri agora (penso que erradamente) um par de colunas de vias separadas blaukpunkt velocity Vc662 320w com a impd. 3hmgs. Tenho umas da mtx que são para devolver com 65W rms e com impd de 4homgs... Com isto tudo, gostava de fazer uma boa instalação de som, sem gastar muito. "É verdade vou tentar fazer as coisas sem amplif... se der claro =) " Porque caso compre algum carro mais a frente trocarei tudo... Já pensei em ir ao instalador mas eles pedem um pipa de massa por algo que se calhar com tempo e ajuda consegirei fazer. Agradecia a ajuda de algem. Porque ainda tenho tempo para trocar de colunas, apesar de gostar das que tenho. Qualquer o pinião e critica é bem vinda.

Muito obrigado.
 

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Estou curioso com esse sub, pois vai funcionar com muito pouca potência. A esponja que utilizaste na caixa é de alguma marca específica, ou é normal?

Quando poderes mete fotos do resto:espi28:

O sistema está-se a portar bem, a bateria mesmo com o carro desligado está-se a aguentar bem.

Ando com dúvidas com a configuração do amplificador, pois aquele manual é tramado. Queria metê-lo a amplificar 2 canais +1 para o sub, mas com os cross do rádio para ter acesso ás funções de tempo. Realmente aquilo deixa dúvidas.

Ainda não comprei , mas andei a ver as medidas dos cross e realmente têm tanto de tamanho (17,5 cm Comprimento, 9 largura e 3,8cm de espessura) como de beleza.




Já agora o resto

Woofer







tweeter





 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
...boa opção :espi28:, mas tem cuidado redobrado que são frágeis, para esse ampli...

….tenta que não caia água em cima ( a que escorre por dentro da porta) o iman descola com facilidade a mim já foram 2 ao ar ...mas como te disse são uma muito boa opção :espi28:
:espi28::espi28:
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Fica-te mais simples cortes no radio Cross 3 Vias bi-ampl e sub 5 canais , mas….tu sabes
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
amigo minitu estou com uma duvida...

ja vi carros onde os sub´s na mala estao virados de frente e outros a virados ao contrario tipo a parte onde ligam os fios a mostra e a parte da frente tapada...
isso faz alguma diferença em termos de som?

espero que tenhas percebido a minha duvida....




:espi28:


Amigo Marcosilva uma boa questão para perceberem quem não sabe, estamos todos para ajudar e aprender.

...pois faz, mas para pior em algumas montagens até fica bonito , mas mal .

A grande diferença é que a bobine do Sub está fora da caixa as distorções ficam mais perceptíveis e existe um curto circuito acústico que é relativo ao isolamento entre os dois lados (a fase )do alto-falante neste caso o Sub.

As ondas sonoras são radiadas pelo cone no lado anterior e posterior do alto-falante.

Estas ondas são defasadas 180º uma da outra, ou seja, quando o cone comprime o ar de um lado ele rarefaz o ar do outro. Portanto, se as duas ondas sonoras se juntarem, anulam-se.

Isto obriga a um isolamento entre os dois lados para não permitir o cancelamento das ondas o que se chama de curto-circuito acústico.

A principal função da caixa acústica é isolar as duas ondas acústicas.

Basicamente, existem duas maneiras de se fazer este isolamento.

Sistema de Suspensão Acústica – trata-se de uma caixa totalmente vedada onde todo o som gerado pela parte anterior do alto-falante propaga-se para o ambiente (som útil), e todo o som radiado pela parte posterior do cone fica preso dentro da caixa, sendo transformado em calor por um material absorvente acústico.

Sistema Bass-reflex – também chamado de inversor de fase, utiliza o som radiado pela face posterior do alto falante. Invertendo a sua fase, reproduz-o para a frente da caixa acústica, adicionando o ao som diretamente gerado ,como mostra um esquema do sistema "Bass reflex".

Espero que isto sirva, e ajude os amadores a projectar o seu som porque os profissionais já sabem que é assim…

Como digo sempre pouco e simples fica melhor…..
:espi28::espi28:
:espi28:
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Boa noite pessoal.

Venho por este meio pedir a vossa opinião sobre a instalação de som no meu carro. Sou novato e agradecia a vossa ajuda por aqui. Tenho um carrinho velho mas fiel. nunca ligei muito a grandes maquinas. Quando ando de carro gosto de sentir o som, apurado e forte. O carro e um corsa a de 1991. Já tenho um auto radio Sony CDX-GT 420U, um par de colunas da alpine (sps-69c2) com 50w rms imped. 4homgs , e adquiri agora (penso que erradamente) um par de colunas de vias separadas blaukpunkt velocity Vc662 320w com a impd. 3hmgs. Tenho umas da mtx que são para devolver com 65W rms e com impd de 4homgs... Com isto tudo, gostava de fazer uma boa instalação de som, sem gastar muito. "É verdade vou tentar fazer as coisas sem amplif... se der claro =) " Porque caso compre algum carro mais a frente trocarei tudo... Já pensei em ir ao instalador mas eles pedem um pipa de massa por algo que se calhar com tempo e ajuda consegirei fazer. Agradecia a ajuda de algem. Porque ainda tenho tempo para trocar de colunas, apesar de gostar das que tenho. Qualquer o pinião e critica é bem vinda.

Muito obrigado.


Olá amigo jotsephe, como pedes opinião eu dou-te a minha, será difícil de digerir por ser tão simples, mas acredita que é com conhecimento e com certeza no resultado final.

No sitio de origem á frente tens que comprar umas colunas de 8 Cm boas e um sub Pioneer TSWX11A e coloca-o por baixo do porta luvas e é isto que te aconselho para ser bom simples e barato

Eu era assim que fazia nunca gastava os € nas colunas que dizes para traz esta é a minha opinião fundamentada no preço rendimento qualidade.

:espi28::espi28:
:espi28:
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
:espi28:


Amigo Marcosilva uma boa questão para perceberem quem não sabe, estamos todos para ajudar e aprender.

...pois faz, mas para pior em algumas montagens até fica bonito , mas mal .

A grande diferença é que a bobine do Sub está fora da caixa as distorções ficam mais perceptíveis e existe um curto circuito acústico que é relativo ao isolamento entre os dois lados (a fase )do alto-falante neste caso o Sub.

As ondas sonoras são radiadas pelo cone no lado anterior e posterior do alto-falante.

Estas ondas são defasadas 180º uma da outra, ou seja, quando o cone comprime o ar de um lado ele rarefaz o ar do outro. Portanto, se as duas ondas sonoras se juntarem, anulam-se.

Isto obriga a um isolamento entre os dois lados para não permitir o cancelamento das ondas o que se chama de curto-circuito acústico.

A principal função da caixa acústica é isolar as duas ondas acústicas.

Basicamente, existem duas maneiras de se fazer este isolamento.

Sistema de Suspensão Acústica – trata-se de uma caixa totalmente vedada onde todo o som gerado pela parte anterior do alto-falante propaga-se para o ambiente (som útil), e todo o som radiado pela parte posterior do cone fica preso dentro da caixa, sendo transformado em calor por um material absorvente acústico.

Sistema Bass-reflex – também chamado de inversor de fase, utiliza o som radiado pela face posterior do alto falante. Invertendo a sua fase, reproduz-o para a frente da caixa acústica, adicionando o ao som diretamente gerado ,como mostra um esquema do sistema "Bass reflex".

Espero que isto sirva, e ajude os amadores a projectar o seu som porque os profissionais já sabem que é assim…

Como digo sempre pouco e simples fica melhor…..
:espi28::espi28:
:espi28:

então se eu percebi alguma coisa disto quer dizer que a parte frontal do sub se tiver metida para dentro dessas tais caixas a qualidade do som vai enfraquecer devido ao pouco espaço acústico e vão-se notar mais as distorções no som...
é +/- esta a ideia?
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
então se eu percebi alguma coisa disto quer dizer que a parte frontal do sub se tiver metida para dentro dessas tais caixas a qualidade do som vai enfraquecer devido ao pouco espaço acústico e vão-se notar mais as distorções no som...
é +/- esta a ideia?

...não é devido ao pouco espaço, porque assim até tem mais, é devido ao curto circuito acústico ,o cancelamento das ondas e á distorção. Este é um fenômeno que existe e a maneira de retirar o melhor rendimento é montar o alto-falante da maneira mais correta possível.

:espi28:
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
...não é devido ao pouco espaço, porque assim até tem mais, é devido ao curto circuito acústico ,o cancelamento das ondas e á distorção. Este é um fenômeno que existe e a maneira de retirar o melhor rendimento é montar o alto-falante da maneira mais correta possível.

:espi28:

acho que já percebi :espi28:

já agora outra pergunta aqui em casa há um volkswagen polo de 98 e comprei um radio destes mesmo baratinhos é da mitsai e custou perto de 60 euros...o que se passa é que agora sempre que se retira a chave da igniçao o radio perde todas as definiçoes que foram programadas é como se fizesse um reset e com o radio original nao acontecia isto..há alguma forma de solucionar isto?
cumps
 

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Então tenho de o protejer da água:espi28:

O objectivo é mesmo os 5 canais, mas até lá vou pasar pelos 3.

Posso enviar-te um Email com o manual do amplificador para perceberes a minha dúvida( os cross são sempre os do rádio) ?

Achas que este sub é adequado para o que quero 10W1v2-4:right:

" kit 2 vias encomendado ":)
 
Última edição:

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
acho que já percebi :espi28:

já agora outra pergunta aqui em casa há um volkswagen polo de 98 e comprei um radio destes mesmo baratinhos é da mitsai e custou perto de 60 euros...o que se passa é que agora sempre que se retira a chave da igniçao o radio perde todas as definiçoes que foram programadas é como se fizesse um reset e com o radio original nao acontecia isto..há alguma forma de solucionar isto?
cumps

Ver o que diz o manual do radio, se dá para configurar o positivo de chave, caso contrário vais ter de e trocar na ficha de alimentação origem do carro o pino 4 com o pino 7.

Tira a chave da ignição e não encostes os fios a nada se não, lá vai o fusível bom trabalho.

Fica esquema dos pinos de entrada nos Auto-rádios para ti é a ficha de baixo 4/7
:espi28:
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Então tenho de o protejer da água:espi28:

O objectivo é mesmo os 5 canais, mas até lá vou pasar pelos 3.

Posso enviar-te um Email com o manual do amplificador para perceberes a minha dúvida( os cross são sempre os do rádio) ?

Achas que este sub é adequado para o que quero 10W1v2-4:right:

" kit 2 vias encomendado ":)

Olá mendesus, a água, refiro-me ás colunas, a água da chuva que escorre por dentro das portas.

Os cortes e passagens são no radio, mas….. Podes sempre fazer um corte (limite) no amplificador

Como num descuido podes calar uma coluna , ( devido a uma freqüência baixa ) no canal delas podes definir o limite de passagem baixa no amplificador , deixando margem de afinação para o radio.

Esta á Vontade o mail ophisat@sapo.pt

Fica bem

:espi28:
 

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Up`s troquei "as " por "o":naodigas:

Vou enviar o email

Obrigado :espi28:
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
Ver o que diz o manual do radio, se dá para configurar o positivo de chave, caso contrário vais ter de e trocar na ficha de alimentação origem do carro o pino 4 com o pino 7.

Tira a chave da ignição e não encostes os fios a nada se não, lá vai o fusível bom trabalho.

Fica esquema dos pinos de entrada nos Auto-rádios para ti é a ficha de baixo 4/7
:espi28:

obrigado, vou ver o que se pode fazer
cumps
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
3º Passo da VW Continuação da pagina 10 e 11

A instalação dos cabos deve ser sempre muito segura, manter sempre os cabos presos e afastados de possíveis arestas cortantes, sempre que possível deve ter isolamento extra e passadores para evitar ferir os cabos ( possíveis curtos circuito.)

Um fusível o mais perto possível da bateria, protege a alimentação de algum acidente inesperado

:espi28:
 
Última edição:

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Qual a tua opinião sobre os " Sonus " ?

Valem o que custam? Pois aqui por baixo não é fácil arranjar.

Continuo á espera do material,ás tantas só vêm para a semana:espi28:
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Qual a tua opinião sobre os " Sonus " ?

Valem o que custam? Pois aqui por baixo não é fácil arranjar.

Continuo á espera do material,ás tantas só vêm para a semana:espi28:

SONUS é a gama mais alta da AudioConection da Audison do grupo Electromedia é uma gama de excelência e muito cara , mas muito boa, sim valem o que custam , quando a montagem o exige , caso contrario a gama BEST tem o resultado final igual, e a preço baixo para a qualidade que tem:espi28:
 
Topo