• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Car Áudio para trocar ideias

nrms®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,808
Gostos Recebidos
0
Ora Boa tarde a esta malta do carAudio.

Pois bem, eu vou fazer algumas alterações a nível de sistema de som num VWPoloTDi Sport(2006).
Já andei a informar-me e devo adquirir em breve um Alpine Mobile Media ou o X100.

A questão é a seguinte, como tenho alguma experiência com este modelo de carro, sei que ao mudar-mos o sistema original do carro e por melhor equipamento que tenhamos perdemos sempre capacidade de sintonização rádio, alguma coisa a fazer...?

Ora em conjunto com isto e sabendo que as unidades bluetooth da Alpine não têm saído muito famosas a nível de compatibilidade, será esta uma boa escolha...?
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Ora Boa tarde a esta malta do carAudio.

Pois bem, eu vou fazer algumas alterações a nível de sistema de som num VWPoloTDi Sport(2006).
Já andei a informar-me e devo adquirir em breve um Alpine Mobile Media ou o X100.

A questão é a seguinte, como tenho alguma experiência com este modelo de carro, sei que ao mudar-mos o sistema original do carro e por melhor equipamento que tenhamos perdemos sempre capacidade de sintonização rádio, alguma coisa a fazer...?

Ora em conjunto com isto e sabendo que as unidades bluetooth da Alpine não têm saído muito famosas a nível de compatibilidade, será esta uma boa escolha...?

Olá nrms

Esse carro como muitos outros, está equipado com uma antena amplificada , que é alimentada pelo rádio de origem através do cabo de rádio frequência RF.
Uma vez que o Auto radio é substituído por um standard, temos que alimentar o amplificador da antena através de um alimentador exterior .

Deixo-te a referencia da Bosch 7 691 290 202

Em relação á tua escolha, o mais importante é que tu gostes.:espi28:
 

nrms®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,808
Gostos Recebidos
0
Aproveito para colocar aqui uma questão.

Afinal existe algum módulo
bluetooth nos sistemas Alpine que esteja a funcionar em condições...? e já agora testado...!??
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
Olá marcosilva , para a tua maquina é necessário 1 kit colunas 165mm, 1 aro adaptador á frente , 1 amplificador de 5 canais e um sub 25Cm

Com o amplificador de 5 canais podes bi - amplificar as colunas da frente e sub, ou se gostas , amplificar á frente a traz e sub.

Da Pioneer só se for as TS-C171 PRS ou, DLS Iridiun, Mbquart, Focal k2,ou equivalentes.

Amplificação tens muita escolha Audison, Pioneer, Alpine, etc a que melhor se adequar ao espaço que tens e á tua carteira...

Tens possibilidade de fazer tudo escondido na roda suplente, faz um estudo primeiro.

Se…..a A4 fosse minha, o primeiro passo com pouca coisa P88RSII e MbQuart QSD165…

Fica bem

minitu a maquininha é de um colega, ele é que me pediu umas informaçoes. eu vou-lhe indicar o que tu me disses-te e ele que faça o que bem entender.

eu tenho uma duvida ja á bue tempo e tu es mesmo o tipo certo para me explicares isso. é assim eu tenho em mente que para um carro ter um bom som tem de ter o nivel de potencia +/- equilibrado tipo se um par de colunas dao de maximo 300w um sub de 600w é o bastante porque se o sub tiver mais potencia passa-se a ouvir mais o som do sub do que o som das colunas. achas que tenho uma ideia +/- certa ou totalmente errada.
cumps
 
Última edição:

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
minitu a maquininha é de um colega, ele é que me pediu umas informaçoes. eu vou-lhe indicar o que tu me disses-te e ele que faça o que bem entender.

eu tenho uma duvida ja á bue tempo e tu es mesmo o tipo certo para me explicares isso. é assim eu tenho em mente que para um carro ter um bom som tem de ter o nivel de potencia +/- equilibrado tipo se um par de colunas dao de maximo 300w um sub de 600w é o bastante porque se o sub tiver mais potencia passa-se a ouvir mais o som do sub do que o som das colunas. achas que tenho uma ideia +/- certa ou totalmente errada.
cumps

Olá marcosilva

A tua idéia não está de todo errada , mas é mais que muito todo isso, …com um par de colunas e um sub podemos ter mais dbs que na tua discoteca , podes até ter volume de sobra , claro que os responsáveis pelos dbs são os amplificadores e não as potencias das colunas e do sub.

Essa potencia, é o Maximo que as colunas podem suportar num pico de potencia

Uma das maiores duvidas, de muita gente é saber a doze ,o que é a potencia 300w isso é muito, muitíssimo irreal, outro é o sub, 2 é mais que 1? Não até pode ser menos…

Um carro para tocar forte, com amplificação de 50-60W é suficiente, e aqui está o mal entendido, deve ser por canal , a 4 ohm e com a alimentação a 12V, porque se for de ex: 400W – 4x100W 2 ohm 13.8V na realidade o que temos? um amplificador com +-30W, e o que passa é que a 30W chamamos-lhe 400W

fica bem
 
Última edição:

RikRik

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 17, 2007
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
programa som automovel

ola eu gostava de saber se ha algum site onde eu possa sacar um programa de som automovel??
eu tenho o p.o.w.e.r-x mas é so a versao DEMO..precisava da versao inteira.
Obrigado
 
Última edição:

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
Olá marcosilva

A tua idéia não está de todo errada , mas é mais que muito todo isso, …com um par de colunas e um sub podemos ter mais dbs que na tua discoteca , podes até ter volume de sobra , claro que os responsáveis pelos dbs são os amplificadores e não as potencias das colunas e do sub.

Essa potencia, é o Maximo que as colunas podem suportar num pico de potencia

Uma das maiores duvidas, de muita gente é saber a doze ,o que é a potencia 300w isso é muito, muitíssimo irreal, outro é o sub, 2 é mais que 1? Não até pode ser menos…

Um carro para tocar forte, com amplificação de 50-60W é suficiente, e aqui está o mal entendido, deve ser por canal , a 4 ohm e com a alimentação a 12V, porque se for de ex: 400W – 4x100W 2 ohm 13.8V na realidade o que temos? um amplificador com +-30W, e o que passa é que a 30W chamamos-lhe 400W

fica bem

ok minitu tu falas-tes ai umas coisas que eu nao percebi nepia mas afinal existem ou nao colunas com 300w porque eu tou farto de ouvir pessoal a falar de colunas com uma potencia incrivel com 300w e as vezes ate 400w.
cumps
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Existem duas medidas que são utilizadas atualmente, sendo a padronizada RMS e a não-padronizada PMPO.

A potência RMS de um aparelho de áudio é definida como a potência máxima que o aparelho pode suportar durante no mínimo duas horas initerrúptas de funcionamento. Durante este teste, ocorre a reprodução de um ruído padrão, chamado ruído rosa.
O RMS é preferível quando se trata da medida da potência elétrica de alto-falantes e amplificadores, onde o valor do RMS corresponde à potência efetiva que um aparelho de som é capaz de fornecer sem distorções por tempo indeterminado.

Tecnicamente, a medida PMPO é inexistente, ou seja, não deve ser utilizada como referência pois surgiu apenas para iludir o consumidor com números elevados. O INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, analisou e constatou algumas irregularidades em alguns aparelhos, cujas medidas em PMPO equivaliam de 2 a 50 vezes o valor em RMS; foi comprovado que vários fabricantes utilizavam multiplicadores diferentes, impossibilitando ao consumidor a comparação correcta da potência dos aparelhos de diferentes marcas.

A única potência realmente válida é a RMS, pois há normas que especificam como essa potência deve ser medida.

Teste de exemplo
Analisando dois Home Theaters e suas respectivas medidas em PMPO e RMS
Home Theater (A) – 1000 watts - PMPO
Home Theater (B) – 50 watts – RMS
Qual dos dois aparelhos apresenta uma potência maior?
É impossível responder a essa pergunta, pois não existem normas que especifiquem como a potência PMPO deve ser medida, portanto não há como comparar essas potências distintas.
Nunca utilize a potência PMPO como referência ou comparativo, pois ela não serve para absolutamente nada, a não ser iludir os consumidores com números elevados.

Ações para normalização do RMS
Constatada a irregularidade, o Ministério Público apresentou um termo de normalização de conduta, juntamente com os fabricantes destes aparelhos, no qual, os mesmos, ficam sujeitos a incluir nos rótulos, embalagens e manuais, a unidade de medida PMPO e RMS em tamanho e fonte igualmente destacados. Este procedimento estende-se a todos equipamentos de áudio de fabricação nacional e os importados. Aplica-se ainda, aos anúncios publicitários veiculados nas mídias: rádio, televisão, internet, revistas, jornais, etc.

Os aparelhos de som e seus similares de uso doméstico devem indicar a sua potência (unidade de medida watt) em RMS

A potência em RMS é a mais adequada para informar ao consumidor o parâmetro necessário à comparação os aparelhos de som de marcas distintas, pois é a potência efetiva que um aparelho de som é capaz de fornecer sem distorções por tempo indeterminado.

Existe a possibilidade do fabricante ou importador de adulterar o real valor da potência em RMS, caso for constatada esta irregularidade, o mesmo poderá sofrer sanções por estar em desacordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor

Conclusão
Conclui-se que a unidade RMS deverá ser a base para formação de opinião do consumidor na hora da compra, caso seja considerada como parâmetro a qualidade do som emitido pelo aparelho em detrimento a outros aparelhos do mesmo tipo, porém, de diferentes marcas.
 
Última edição:

audiocar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
olá amigo minitu!
antes de mais quero dar-te os meus parabéns por toda a informação e pelos trabalhos que aki está sobre car audio
agora queria fazer uma pergunta vi que instalaste uns tweeter dls num carro parece ser um golf4 e queria saber como conseguiste desmontar todo o tweeter para fibrar tudo junto no triangulo do espelho (grande trabalho) porque tenho uns dls ur1 e queria fazer algo parecido.

muito obrigado!

cumps.
 
Última edição:

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
amigo minitu li aqui a uns tempos numa revista tuning um ficha de audio de um toyota celica e achei um pouco "exagerada".
os componentes sao os seguintes:

Auto-radio Pionner AVH-P6600
3 amplificadores pionner de 760w, 480w e 200w
4 colunas Pionner de 380w
2 colunas Pionner de 220w
2 colunas Pionner de 100w
1 sub Pionner de 2000w

nao sei como esta feita a instalação, so sei atravez das imagens que tem nas portas um par de colunas e na mala o sub, os 3 amplificadores e outro par de colunas.
o que achas disto?
cumps
 
Última edição:

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Olá audiocar
Se reparares nas fotos vês que ele é enrroscado , para isso basta desapertá-lo, e fica separado em dois:espi28:
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
amigo minitu li aqui a uns tempos numa revista tuning um ficha de audio de um toyota celica e achei um pouco "exagerada".
os componentes sao os seguintes:

Auto-radio Pionner AVH-P6600
3 amplificadores pionner de 760w, 480w e 200w
4 colunas Pionner de 380w
2 colunas Pionner de 220w
2 colunas Pionner de 100w
1 sub Pionner de 2000w

nao sei como esta feita a instalação, so sei atravez das imagens que tem nas portas um par de colunas e na mala o sub, os 3 amplificadores e outro par de colunas.
o que achas disto?
cumps
olá marcosilva Também sou da mesma opinião que tu , parece exagerado, mas se o dono gosta então está bom……
 

audiocar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
olá minitu mt obrigado pela informação!
quando tiver um tempinho vou exprimentar a ver se consigo.

cumps.
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
minitu tenho um colega que tem uma carrinha vw golf 4 e queria entrar para as competiçoes de car audio. ele ja tem um radio Pioneer AVIC-X1R e tava com ideias de meter 1 par de colunas e tweeters nas portas da frente e outro par de colunas nas portas de traz, e tava a pensar em meter ecras no encosto de cabeça dos bancos da frente. na mala tambem queria um ecra, 2 sub, amplificadores, neons a iluminar a mala e uma playstation. ele disse-me que queria o carro a parecer uma discoteca mas nao sabe qual o material que há de meter e tem medo de pagar e depois nao valer nada nas provas.
como tu ja es um tipo experiente queria saber o que recomendas. e atençao ele quer aquilo bem potente e nao interessa o dinheiro que vai gastar desde de que nao fique mal nas provas
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Olá marcosilva o teu amigo pode realmente meter tudo do bom, mas não é por isso que vai chegar e vencer.

O Pioneer AVIC-X1R e muito bom, mas para Sond Quality nem pensar, por isso mais uma vez temos que saber bem onde danos a prioridade.

Para Sond Quality o critério de avaliação influi em muitos fatores, desde a qualidade da instalação até á alimentação e claro, a realidade do som.

Volto a relembrar que o facto de ter mais colunas mais subs etc, pode até piorar. Por isso temos que entender bem o que realmente queremos dar prioridade. Entender bem o que pretende o cliente, para depois não ter nenhuma desilusão.

O que posso aconselhar para o teu amigo é: Uma fonte que será o auto-radio ou DVD com processador de 24bits e com correcção de tempo, um par de colunas e um Sub Hi-End e a amplificação aconselhada para as colunas.

Mesmo assim tem que ter em conta os factores básicos na instalação, na insonorização das portas e posição das colunas, bem como toda a cabelagem e a correcta instalação.

Além disso o factor de decisão com mais importância é saber corrigir o som, fazer a afinação sonora!
:espi28:
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
Olá marcosilva o teu amigo pode realmente meter tudo do bom, mas não é por isso que vai chegar e vencer.

O Pioneer AVIC-X1R e muito bom, mas para Sond Quality nem pensar, por isso mais uma vez temos que saber bem onde danos a prioridade.

Para Sond Quality o critério de avaliação influi em muitos fatores, desde a qualidade da instalação até á alimentação e claro, a realidade do som.

Volto a relembrar que o facto de ter mais colunas mais subs etc, pode até piorar. Por isso temos que entender bem o que realmente queremos dar prioridade. Entender bem o que pretende o cliente, para depois não ter nenhuma desilusão.

O que posso aconselhar para o teu amigo é: Uma fonte que será o auto-radio ou DVD com processador de 24bits e com correcção de tempo, um par de colunas e um Sub Hi-End e a amplificação aconselhada para as colunas.

Mesmo assim tem que ter em conta os factores básicos na instalação, na insonorização das portas e posição das colunas, bem como toda a cabelagem e a correcta instalação.

Além disso o factor de decisão com mais importância é saber corrigir o som, fazer a afinação sonora!
:espi28:

amigo minitu o que o meu amigo estava a pensar meter era um par de colunas Kenwood KFC-1361 nas portas da frente e um par de tweenters, nas portas de tras deixava tar as colunas originais e amlificava-as, penso que nao seja o mais correto mas ele quer assim. Na mala tem na ideia instalar 2 subs MTX Thunder5500 de 12". e os amplificadores eram 2 Sony XM-604M.
o que achas do material?
cumps
 
Última edição:

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
amigo minitu o que o meu amigo estava a pensar meter era um par de colunas Kenwood KFC-1361 nas portas da frente e um par de tweenters, nas portas de tras deixava tar as colunas originais e amlificava-as, penso que nao seja o mais correto mas ele quer assim. Na mala tem na ideia instalar 2 subs MTX Thunder5500 de 12". e os amplificadores eram 2 Sony XM-604M.
o que achas do material?
cumps

Boas Marcosilva

...a forma como pensa o teu amigo está incorrecta.

Não vai lá assim… não só pelo material, mas mais a maneira como quer fazer.

Para Sond Quality a barreira é muito exigente em todos os factores.

Aconselho o teu amigo a que tenha mais informação para fazer o que quer se não, vais gastar os euros e vai ter uma desilusão.

Se ele já tem a idéia formada e se quer seguir em frente com ela, vai dar-lhe experiência , só assim é que se aprende. Que tente, mas se não tem experiência nessa categoria vais começar a ter….

:espi28:
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
Boas Marcosilva

...a forma como pensa o teu amigo está incorrecta.

Não vai lá assim… não só pelo material, mas mais a maneira como quer fazer.

Para Sond Quality a barreira é muito exigente em todos os factores.

Aconselho o teu amigo a que tenha mais informação para fazer o que quer se não, vais gastar os euros e vai ter uma desilusão.

Se ele já tem a idéia formada e se quer seguir em frente com ela, vai dar-lhe experiência , só assim é que se aprende. Que tente, mas se não tem experiência nessa categoria vais começar a ter….

:espi28:

ok amigo minitu, o meu amigo nao tem uma grande experiencia nisto ou mesmo quase nenhuma, e eu tambem nao tenho muita. Na tua opiniao como modificarias a golf dele?
cumps
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
como te aconselhei anteriormente
 
Topo