• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Car Áudio para trocar ideias

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Boas.

O material que tenho é dessa marca( linha best ), mas os cabos de colunas são Audison First e Coral.Vou precisar de mais uns metros de cabo e estou com dúvidas em qual comprar:espi28:
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Boas.

O material que tenho é dessa marca( linha best ), mas os cabos de colunas são Audison First e Coral.Vou precisar de mais uns metros de cabo e estou com dúvidas em qual comprar:espi28:


...eu na altura não utilizei no meu carro e agora estou bem arrependido, tem isolamento duplo S 210/212/214 e terminais Y (SBY) mete que não te vais arrepender
:espi28:
 

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Ok.

212 para Woofer
214 para tweeter

Vou ver se os encontro, não deve haver muitas lojas a tê-los. Sabes os preços?

Antes cheguei a utilizar cabos da Fosgate e aquilo era bom:espi28:
 
Última edição:

jotsephe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Opinião...

Boa tarde a todos.

Venho por este meio pedir ajuda na regulação e calibração do meu som. Sei que o usuário (MiniTu) é instalador de som, e que orienta umas boas dicas para o pessoal. Agradeço se me puderes ajudar. No meu carro tenho:

2COLUNAs AUTO VELOCITY VC 662 (Blaupunkt) - Frente.
2COLUNAs AUTO ALPINE SPS 69 C2 - Atrás.
AUTO-RADIO SONY CDX-GT 420U

A uma semana troquei os cabos por uns cabos próprios para car audio, tem 1.5mm de espessura, (notei diferença na qualidade do som =) ), só me falta arranjar aquela peça de plástico que encaixa nas peças do auto rádio, aquela que da alimentação as colunas e ao auto rádio, porque não consigo tirar os cabos velhos.

O que acontece é que mesmo regulando o som para a frente as colunas de traz tem melhor rendimento que a frente. Pensei que o rádio se fosse adaptar as colunas e o som fosse homogéneo. Nos crossovers da frente tem um botão que regula os ómegas para 3 ou 0. O que devo fazer?? Agradecia imenso a vossa ajuda. Não vos quero chatear nem muito menos obrigar, é que se eu soubesse também ajudava quem precisasse.

Abraço a todos.:espi28:
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Boa tarde a todos.

Venho por este meio pedir ajuda na regulação e calibração do meu som. Sei que o usuário (MiniTu) é instalador de som, e que orienta umas boas dicas para o pessoal. Agradeço se me puderes ajudar. No meu carro tenho:

2COLUNAs AUTO VELOCITY VC 662 (Blaupunkt) - Frente.
2COLUNAs AUTO ALPINE SPS 69 C2 - Atrás.
AUTO-RADIO SONY CDX-GT 420U

A uma semana troquei os cabos por uns cabos próprios para car audio, tem 1.5mm de espessura, (notei diferença na qualidade do som =) ), só me falta arranjar aquela peça de plástico que encaixa nas peças do auto rádio, aquela que da alimentação as colunas e ao auto rádio, porque não consigo tirar os cabos velhos.

O que acontece é que mesmo regulando o som para a frente as colunas de traz tem melhor rendimento que a frente. Pensei que o rádio se fosse adaptar as colunas e o som fosse homogéneo. Nos crossovers da frente tem um botão que regula os ómegas para 3 ou 0. O que devo fazer?? Agradecia imenso a vossa ajuda. Não vos quero chatear nem muito menos obrigar, é que se eu soubesse também ajudava quem precisasse.

Abraço a todos.:espi28:

Amigo jotsephe

Eu estou aqui para patinhar idéias, conhecimentos e aprender com as experiências de todos.

O objetivo é para que todos fiquem com mais conhecimento do Car Áudio, os que procuram opinião, da minha parte sempre que eu souber e puder vão ter.

Jotsephe não sei qual é o teu carro, (era melhor)...

Normalmente nos Crossovers podes alterar o ganho (volume) do Agudo em alguns Dbs para mais ou menos , isso depende do rendimento onde e como está colocado em relação ao alto-falante de médio-grave, por isso deve ser essa a tua duvida.

Se o rendimento do médio-grave é baixo deves colocar no mínimo o agudo

O facto de o rendimento ser maior a traz é porque o som da frente não chega, (não está bom ) essa é a parte mais difícil é fazer o som só com as colunas da frente( e que chegue )

Deves começar por afinar e retirar o melhor rendimento para a frente , as vezes é mais difícil num carro que outro , mas o teu se dá para colocar á frente umas colunas de 16Cm deveria ficar melhor .

Verifica se a Polaridade está correta o positivo no positivo e o negativo no negativo das colunas da frente e de traz e as ligações nos crossovers como manda o fabricante. :espi28:
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Ok.

212 para Woofer
214 para tweeter

Vou ver se os encontro, não deve haver muitas lojas a tê-los. Sabes os preços?

Antes cheguei a utilizar cabos da Fosgate e aquilo era bom:espi28:


A Rockfordfosgate não quere vender para a Europa também são bons
Para os 212 ronda 7.5 a 8€ o 210 4 a 4.5 € Mts
:espi28:
 

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Vai ser algo a pensar, mas é uma pipa de massa:espi28::unfair:
 

jotsephe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Minitu, muito obrigado por partilhares a ajuda cmg.

Desculpa, esquecime de dizer qual é a maquina. É um opel corsa a de 1991 5p. Vi agora que atraz o som sai melhor porque a mala faz de caixa de ar, o que acenta bem nos graves. Em relação as polaridades tive atenção a isso, mas quando tiver tempo, vou rectificar outra vez. Colegas meus disseram que se calhar teria de por um amplificador a frente...?? Já regulei o som para a frente mas mesmo assim pareçe que o som sai um bocado baixo, e quando aumento o som (como é normal, penso eu) elas distorçem um bocado. Não faço a minima do que fazer. As colunas da frente vou instalar-las nas portas. Vou fazer postiços em madeira para depois ficarem bem bonitas.

Obrigado, Abraço.
 

Miguels

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
900
Gostos Recebidos
0
Pelo rádio que tens e essas colunas atenção aos ampli. É claro que da mala tens muito melhores graves pois tens mais caixa para reflecção e pelo que percebo são colunas ovais logo muito melhor que as redondas.O rádio é que não te ajuda muito para o som pois na Sony nunca foi grande coisa para isso.Vê as polaridades e depois tenta equilibralo e nunca ponhas os grves e agudos no maximo isso é só dar um cheirinho quando faz falta.:espi28::espi28:
 

jotsephe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela ajuda.

MAs mesmo assim não consigo qualidade a frente. Pareçe-me que o radio não consegue tirar partido das colunas da frente. Por isso é que pensei em um amplificador não muito forte, para defenir melhor o som, e claro para aproveitar melhor as colunas. Sim atraz são ovais. =).

"Pelo rádio que tens e essas colunas atenção aos ampli." - Desculpa mas ao que é que devo ter em atenção? Sera que o radio fritara se puser algo a puxar por ele?

Muito obrigado.

Abraço.
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela ajuda.

"Pelo rádio que tens e essas colunas atenção aos ampli." - Desculpa mas ao que é que devo ter em atenção? Sera que o radio fritara se puser algo a puxar por ele?

Muito obrigado.

Abraço.

em car audio quando nos referimos a ter cuidado a escolher o amplificar nao é porque o radio nao aguenta mas sim porque o amplificador pode nao ser o mais adequado...
se o amplificador nao for adequado para essas colunas, podes ter a certeza que elas vao tocar mal se puxares mais um bocadinho por elas...a amplificação nao pode ser demasiada porque senao o resultado final é um par de colunas a tocar alto e mal...

depois quanto ao auto-radio com um Sony nao vais lá....para nao gastares muito dinheiro procura um radio da JVC pode nao ser tao potente como o teu Sony mas toca muito melhor

cumps
 
Última edição:

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Acabadas de chegar :msnm_com_br007-03:




Estive a verificar preços

Best 2 canais 3.58
Best 4 canais 4.80

S 212 ( 2.63 ) 6.39
S 210 ( 4.27 ) 9.60

Os sonus são o dobro:(
 

jotsephe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
"depois quanto ao auto-radio com um Sony nao vais lá....para nao gastares muito dinheiro procura um radio da JVC pode nao ser tao potente como o teu Sony mas toca muito melhor"

O radio é novo. Não consigo comprar otro. lool
Não dá para resolver com um ampli? Como é k eu acerto na escolha? Sera que podiam ajudar? Se conseguisse vender este comprava um da kenwood k era pa ter comprado...:shy_4_02:

Desde já muito obrigado.

Abraço:espi28:
 
Última edição:

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
"depois quanto ao auto-radio com um Sony nao vais lá....para nao gastares muito dinheiro procura um radio da JVC pode nao ser tao potente como o teu Sony mas toca muito melhor"

O radio é novo. Não consigo comprar otro. lool
Não dá para resolver com um ampli? Como é k eu acerto na escolha? Sera que podiam ajudar? Se conseguisse vender este comprava um da kenwood k era pa ter comprado...:shy_4_02:

Desde já muito obrigado.

Abraço:espi28:

o teu erro é muito comum, normalmente a maioria das pessoas que nao esta bem informada opta pelas marcas mais conhecidas e as vezes sai caro, muito caro. Nao vale a pena comprar um radio com muitas funçoes porque ha radios com funçoes minimas e que tocam bastante bem.

eu vou-me informar melhor sobre as caracteristicas do radio e das colunas para te poder ajudar mais

cumps
 
Última edição:

jotsephe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
o teu erro é muito comum, normalmente a maioria das pessoas que nao esta bem informada opta pelas marcas mais conhecidas e as vezes sai caro, muito caro. Nao vale a pena comprar um radio com muitas funçoes porque ha radios com funçoes minimas e que tocam bastante bem.

eu vou-me informar melhor sobre as caracteristicas do radio e das colunas para te poder ajudar mais

cumps

Agradeço... É que a maior parte das pessoas só dão a informação se pagar-mos, e mesmo assim não informam bem. Não me pareçe um mau radio, os sons sãem bem defenidos e é facil de equalizar. Mas se os experts dizem, eu acredito porque as vossas bases são de certeza mais bem fundamentadas que as minhas, devido a esperiencia. Eu sou da zona de Pombal - Leria, costumo ir a Leiritronica buscar material, se vires algo que recomendes...ou ntão disses-me as especificações e eu procuro...
Agradeço a vossa paciencia, e o facto de esistirem sitios como estes onde ajudam os leigos a serem semi-cultos, no que diz respeito a car audio.

Abraço a todos.:espi28:
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
Agradeço... É que a maior parte das pessoas só dão a informação se pagar-mos, e mesmo assim não informam bem. Não me pareçe um mau radio, os sons sãem bem defenidos e é facil de equalizar. Mas se os experts dizem, eu acredito porque as vossas bases são de certeza mais bem fundamentadas que as minhas, devido a esperiencia. Eu sou da zona de Pombal - Leria, costumo ir a Leiritronica buscar material, se vires algo que recomendes...ou ntão disses-me as especificações e eu procuro...
Agradeço a vossa paciencia, e o facto de esistirem sitios como estes onde ajudam os leigos a serem semi-cultos, no que diz respeito a car audio.

Abraço a todos.:espi28:

ola amigo jotsephe desde ja digo que nao sou nenhum expert na materia apenas tenho alguma experiencia em car audio.

na minha ideia para o som ser bom, o radio tem de ter como caracteristicas:

-Conversor digital-analógico de 24 bits
-Controlo de intensidade sonora
-Processador de tempo
-Equalizador

atenção que nao é necessario o radio ter estas caracteristicas todas, um radio com processador de tempo ou conversor digital-analogico de 24bits ja toca bem. agora a escolha tambem é tua se queres investir muitos ou poucos €€€ no som do carro...tive a ver as caracteristicas do teu sony e tem conversor digital-anologico de 24 bits portanto nao deites fora, para nao gastar muito deixa ficar esse radio e investe numas colunas, amplificador e sub
é a minha opiniao...
 

jotsephe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
ola amigo jotsephe desde ja digo que nao sou nenhum expert na materia apenas tenho alguma experiencia em car audio.

na minha ideia para o som ser bom, o radio tem de ter como caracteristicas:

-Conversor digital-analógico de 24 bits
-Controlo de intensidade sonora
-Processador de tempo
-Equalizador

atenção que nao é necessario o radio ter estas caracteristicas todas, um radio com processador de tempo ou conversor digital-analogico de 24bits ja toca bem. agora a escolha tambem é tua se queres investir muitos ou poucos €€€ no som do carro...tive a ver as caracteristicas do teu sony e tem conversor digital-anologico de 24 bits portanto nao deites fora, para nao gastar muito deixa ficar esse radio e investe numas colunas, amplificador e sub
é a minha opiniao...


Ainda bem que o radio não é assim tyão mau. Assim não necessitpo de trocar de radio... A nivel de colunas, já tinha comprado antes de começar a perçeber que barulho não é musica. Nfim...as colunas são
2COLUNAs AUTO VELOCITY VC 662 (Blaupunkt) - Frente.
2COLUNAs AUTO ALPINE SPS 69 C2 - Atrás

Já esta tudo instalado com fio (de que não me lembro a marca) com 1.5mm ou 1.7mm. Notei a deiferença no som. O meu unico problema são as colunas da frente, que dão menos som que atraz. Atras é normal o som sair com reflex devido a caixa de ar que se forma na bagageira, mas mesmo assim a frente o som sai baixo, e se puxo por elar elas (gritam). Elas pareciam-me ser boas. :shy_4_02: Secalhar é mesmo a falta de um ampli...ou então os polos trocados...em relação aos polos, amnha vo já ver isso, mas mesmo assim axo estranho, porque troquei os polos na coluna e ficou na mesma.Tou cada x mais a nora.

marcosilva - Obrigado na mesma pela tua ajuda, e agradeço se me consegires ajudar. Se fores de perto pago-t um copo :espi28: =).

Serio muito obrigado.

Abraço
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
Ainda bem que o radio não é assim tyão mau. Assim não necessitpo de trocar de radio... A nivel de colunas, já tinha comprado antes de começar a perçeber que barulho não é musica. Nfim...as colunas são
2COLUNAs AUTO VELOCITY VC 662 (Blaupunkt) - Frente.
2COLUNAs AUTO ALPINE SPS 69 C2 - Atrás

Já esta tudo instalado com fio (de que não me lembro a marca) com 1.5mm ou 1.7mm. Notei a deiferença no som. O meu unico problema são as colunas da frente, que dão menos som que atraz. Atras é normal o som sair com reflex devido a caixa de ar que se forma na bagageira, mas mesmo assim a frente o som sai baixo, e se puxo por elar elas (gritam). Elas pareciam-me ser boas. :shy_4_02: Secalhar é mesmo a falta de um ampli...ou então os polos trocados...em relação aos polos, amnha vo já ver isso, mas mesmo assim axo estranho, porque troquei os polos na coluna e ficou na mesma.Tou cada x mais a nora.

marcosilva - Obrigado na mesma pela tua ajuda, e agradeço se me consegires ajudar. Se fores de perto pago-t um copo :espi28: =).

Serio muito obrigado.

Abraço

agora assim um bocado na brincadeira o problema dai é que as colunas de traz abafam o som das colunas da frente ...as da frente nao chegam aos calcanhares das de traz, visto as de traz serem alpine (marca de topo) e as da frente umas blackpunkt (um bocado foleiras na minha opiniao):shy_4_02:

nao vas muito nesta ideia foi so um palpite mas as vezes nunca se sabe, as de tras podem tocar forte demais e depois da a sensassão que as da frente tocam baixo..

ja agora onde tens instaladas as colunas traseiras? nas portas?
 
Última edição:

jotsephe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
agora assim um bocado na brincadeira o problema dai é que as colunas de traz abafam o som das colunas da frente ...as da frente nao chegam aos calcanhares das de traz, visto as de traz serem alpine (marca de topo) e as da frente umas blackpunkt (um bocado foleiras na minha opiniao):shy_4_02:

nao vas muito nesta ideia foi so um palpite mas as vezes nunca se sabe, as de tras podem tocar forte demais e depois da a sensassão que as da frente tocam baixo..

ja agora onde tens instaladas as colunas traseiras? nas portas?


Lol. Nepia. já fix o teste. Pus o som só a frente e quase não se ouve. Kuando tenho as quatro a tocar, equilibro o som para ficar +/- homogeneo, ouseja tenho de tirar bastante as de tras.
A mim têm dito que blaukpunkt são melhores k alpine.
As colunas estão na "chapeleira" a tras, no topo da mala. Ou sejá uma caixa de ar natural. Mesmo assim algo esta mal com as colunas da frente. Já pedi a colegas meus p entrarem no carro e todos dizem que as da frente quase nem se ouvem. Nem mesmo puxando o som todo para frente.

:unfair:

Abraço
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
Lol. Nepia. já fix o teste. Pus o som só a frente e quase não se ouve. Kuando tenho as quatro a tocar, equilibro o som para ficar +/- homogeneo, ouseja tenho de tirar bastante as de tras.
A mim têm dito que blaukpunkt são melhores k alpine.
As colunas estão na "chapeleira" a tras, no topo da mala. Ou sejá uma caixa de ar natural. Mesmo assim algo esta mal com as colunas da frente. Já pedi a colegas meus p entrarem no carro e todos dizem que as da frente quase nem se ouvem. Nem mesmo puxando o som todo para frente.

:unfair:

Abraço

humm...colunas na chapeleira eu nao gosto de ouvir um carro tocar com colunas na chapeleira, tudo bem que ha uma caixa de ar natural e isso aumenta o "volume" do som mas para mim carros com colunas na chapeleira tocam mal, outro parametro que tens de ter em atenção no car audio/soud quality é onde sao instalados os componentes. quanto melhor instalados mais hipotese vais ter de isso ficar a tocar bem
cumps
 
Topo