• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Car Áudio para trocar ideias

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Boas!
Sou novo neste forum! Já vi alguns optimos trabalhos de MiniTu.

Possuo um Citroen Xsara 5 portas de 04/2000. Recentemente substitui o auto-rádio de origem e as colunas.
Adquiri:
- Pioneer DEH-4000UB
- JBL GTO 6507C (16cm vias separadas com crossover)
- JBL GTO 527 (13cm coaxial)

Não estou nada satisfeito com o resultado final :(
Pretendia obter um som melhor e conseguir obter melhores graves. Como ainda só passaram 3 dias da compra posso devolver as colunas e trocar por outras.
Pretendo trocar por umas Blaupunkt VC662 vias separadas para a frente ou por umas Focal 165A1. Qual a vossa opinião? Ou até mesmo outra sugestão.

A minha outra dúvida é saber interpretar convenientemente as informações técnicas fornecidas pelos fabricantes, tal como a sensibilidade em db e a resposta em frequência das colunas.
Por exemplo as duas colunas sugeridas em cima são de 92db mas as respostas em frequência das Focal são de 60Hz~20kHz ao passo que as Blaupunkt são de 35Hz~25kHz. Qual destas duas me diz que "poderá ter mais graves" e eventualmente melhor qualidade sonora?

Agradeço a vossa atenção,
Renato Rodrigues

Olá amigo Renato

Para ser simples e mais certo, o melhor antes de comparar é ouvir a tocar o que vais comprar ,assim sabes o que vais aplicar.

Todos esse números que os fabricantes marcam, na realidade não chega para se decidir na hora da compra , tens mesmo que as ouvir tocar para teres a realidade do som, não serve para nada uma coluna que reproduz uma gama de freqüências muito baixas e muito altas e a voz , não é limpa …..
entendam isto sempre digo o mesmo, liguem as colunas e comparem-nas , eu faço sempre isso e levo cada surpresa… às vezes colunas de grande nome ficam aquém das expectativas.

O outro ponto é que o melhor material só tem o melhor desempenho se montado corretamente, e mais importante ainda é a afinação, deves fazer melhoramento acústico nas portas para obteres o que queres
:espi28:
:espi28:
 

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
O tempo foi passando e o material foi aparecendo;

Cabos Audison Best SL 212 - 2,63 mm
Cabos Evus 5mm para o futuro Sub

Actualmente ando com as MB com amplificação normal ( front + rear em ponte ), e um P10 emprestado,entretanto comprei o Alpine MRP-M500( 1 x300 ).

Domingo vou instalar tudo, a ver como fica:espi28:
 

RenatoRodrigues

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Olá MiniTu!
Obrigado pela informação!
De facto já pensei em melhorar a acustica. Acontece que para mim isto é uma novidade e só descobri agora que o pessoal faz o isolamento com materiais diversos para o efeito.
Aqui na região norte não descobri ninguém que o fizesse!!
Conheces alguma empresa ou alguém aqui no minho que o faça? Que tipo de intervenção devo fazer no meu carro (CITROEN XSARA 5p) para melhorar a qualidade sonora?
Relativamente às colunas, andei a pesquisar mais um pouco e descobri umas colunas de fabrico alemão MAGNAT que me interessaram bastante (Frente - MAGNAT XTS216), (Trás - MAGNAT XTS132). À primeira vista parecem-me uma boa aposta, relativamente às Focal ou Blaupunkt, gostaria de saber se as conheces e qual a tua opinião.

Abraço,
Renato Rodrigues
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Olá MiniTu!
Obrigado pela informação!
De facto já pensei em melhorar a acustica. Acontece que para mim isto é uma novidade e só descobri agora que o pessoal faz o isolamento com materiais diversos para o efeito.
Aqui na região norte não descobri ninguém que o fizesse!!
Conheces alguma empresa ou alguém aqui no minho que o faça? Que tipo de intervenção devo fazer no meu carro (CITROEN XSARA 5p) para melhorar a qualidade sonora?
Relativamente às colunas, andei a pesquisar mais um pouco e descobri umas colunas de fabrico alemão MAGNAT que me interessaram bastante (Frente - MAGNAT XTS216), (Trás - MAGNAT XTS132). À primeira vista parecem-me uma boa aposta, relativamente às Focal ou Blaupunkt, gostaria de saber se as conheces e qual a tua opinião.

Abraço,
Renato Rodrigues
Olá :espi28:

Essas nunca as testei por isso não sei , o que posso dizer-te é referente ás New Edge 216 insistiram comigo para as testar e fiquei satisfeito, superou o que estava á espera , agora essas, não sei , como te disse deves ouvi-las, o facto de ser materiais bons ,robusto e bonito bem acabado , melhor se vende mas isso não chega

Aqui na região norte não descobri ninguém que o fizesse!!

…aqui no norte ….aqui estou eu bem a Norte

:espi28:
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Mercedes SL 280 Continuação

Este 280 SL como sabem na epoca , vinha equipado com um Autoradio Mono um Becker Grand Prix uma coluna central e era isto que havia .

O dono quer um equipamento de áudio melhorado, o melhor possível , sem destoar do clássico.

Optamos por 1Kit Colunas Magnat da Serie New Edge 216 , pela qualidade e pelo aspecto das grelhas em metal e o magnífico Becker Mexico Pro Retro que tem uma linha clássica inigualável e umas funcionalidades super modernas, como :
Navegação, Telefone, Internet , GPRS , Função de Agenda , Ligação de Ipod, MP3-CF, SD,MMC-Card, Sintonizador Duplo RDS, 200 Comandos de Voz, Bluetooth, um verdadeiro sistema com a qualidade que só um sistema High-Hend pode ter.

Isto é , montar um Autoradio umas colunas, nada mais se pode ver tudo o que estiver montado não pode ferir o aspecto original.

Começa a dor de cabeça fazer o melhor com o que temos , localização dos componentes , insonorização e a aplicação

Deixo para ver como foi a colocação das colunas ( difícil cortar a chapa )
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Preparação das caixas

Tratamento de óxido, insonorização, montagem das colunas e antena elétrica

Como vou mostrar, a solução não ficou resolvida á 1 nem á 2º , testei e tive que voltar a desmontar ….tinha que obter um resultado mais positivo , no final fiquei satisfeito…mas tive que teimar


Esta foi a 1º fase
 
Última edição:

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
2ª Fase Caixas Colunas Pagode

2ª Fase Caixas Colunas Pagode

Com este trabalho, o resultado que se pode esperar é que o Palco Sonoro fique baixo, o mais grave é que o som ficou muito mau devido ás caixas (parecia tocar dentro de uma panela )

O som estava muito destorcido já com o material acústico aplicado, mas não chegou para resolver .

Desmontei e apliquei esponja Fono-absorvente resolveu por completo a distorção, mas devido á diminuição do volume das caixas as frequências mais baixas ficaram com menos presença.

Mais outra situação para resolver, optei por aplicar um Sub Amplificado, (arranjar sitio e suporte…) resultou espetacularmente bem, controlado pelo radio.

Agora falta levantar o som para cima (dentro do que temos)

Deixo-vos as fotos das caixas e Sub

:espi28:
 

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
O tempo foi passando e o material foi aparecendo;

Cabos Audison Best SL 212 - 2,63 mm
Cabos Evus 5mm para o futuro Sub

Actualmente ando com as MB com amplificação normal ( front + rear em ponte ), e um P10 emprestado,entretanto comprei o Alpine MRP-M500( 1 x300 ).

Domingo vou instalar tudo, a ver como fica:espi28:


Estou a começar a fazer a caixa para o sub ( escolhi o XXLS-269ALU), e queria saber se devo deixar a caixa nua por dentro, ou se devo por daquela espuma ondulada.:espi28:
 

Maudi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Grande Minitu, mais uma vez a incomodar-te. Ainda não me decidi porem surgiu-me um bom negócio e gostaria de ter a tua opinião. No meu carro tenho um radio de origem da Audi, penso que seja o audio concert II ou simphony, nao tenho a certeza. O negócio em questão é por um RNS-E da Audi. A nivel de Som é melhor que o meu ou é practicamente igual? Já andei a pesquisar nas só encontrei o manual e não diz as especificações tecnicas que os peritos como tu gostam. Agradeço desde já a tua opinião. Abraço
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Estou a começar a fazer a caixa para o sub ( escolhi o XXLS-269ALU), e queria saber se devo deixar a caixa nua por dentro, ou se devo por daquela espuma ondulada.:espi28:

Olá amigo, pois deves absorver todas as ressonâncias provocadas pela caixa só deves ouvir o som do alto-falante neste caso o Sub
:espi28:
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Grande Minitu, mais uma vez a incomodar-te. Ainda não me decidi porem surgiu-me um bom negócio e gostaria de ter a tua opinião. No meu carro tenho um radio de origem da Audi, penso que seja o audio concert II ou simphony, nao tenho a certeza. O negócio em questão é por um RNS-E da Audi. A nivel de Som é melhor que o meu ou é practicamente igual? Já andei a pesquisar nas só encontrei o manual e não diz as especificações tecnicas que os peritos como tu gostam. Agradeço desde já a tua opinião. Abraço

Se o negócio é bom aproveita, são diferentes, mas quando a esmola é grande….


Em som vais ficar igual
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Levantar o Palco Sonoro.

Levantar o Palco Sonoro

Como só é possível aplicar uns agudos no tablier no centro, optei por aplicar e esconder onde era possível.

Aproveitei as saídas de traz do Auto-radio para ligar os agudos, assim posso controlá-los em volume.

Com esta aplicação o Palco subiu e ficou com a imagem ao centro, no global fiquei satisfeito.

Para chegar a este revoltado tive que, criticar, desfazer e alterar o que já tinha feito, não sai sempre bem á 1ª
 

Maudi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Se o negócio é bom aproveita, são diferentes, mas quando a esmola é grande….


Em som vais ficar igual

Obrigado amigo. Grande dilema, neste momento não sei mesmo o que fazer. Se por um lado queria ter algo mais bonito esteticamente no carro, por outro queria que a qualidade de som melhorasse pois é um carro que não pretendo vender a curto prazo. Mais uma vez obrigado pelo conselho. Continua assim "Generoso"
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Insonorização Mercedes SL 280 Pagode

Insonorização Mercedes SL 280 Pagode

Este trabalho de insonorização é um melhoramente de grande valor para o carro, fica mais silencioso e não deixa que a corrosão apareça.

Ficou completamente diferente, uma mudança que melhorou drasticamente, a importância deste isolamento é de maior necessidade para este Mercedes

Agora quando se abre ou fecha o porta bagagens ou o capo, sente-se firmeza parece um porta dum “Mercedes Novo”

Deixo-vos umas fotos do Porta Bagagens

:espi28:
 

mendesus

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Mala do saxo



Agora é preciso fazer uns suportes, ou um fundo falso para os amplificadores.

O sistema está de momento bi-amplificado com os cross das MB
 

corse

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
Olá camposlux, tens a possibilidade de fazer uma montagem brilhante nessa Audi.
Deves dar a prioridade principalmente ás portas da frente, ás colunas da frente que é onde deves esforçar-te para retirares o melhor resultado possível, em contra partida esquece as colunas de traz, essa servem.

As colunas da frente ai sim, devem ser o melhor que poderes comprar, quanto melhor forem, melhor toca, mas só isso não basta.

Deves retirar o eco, ressonância que se produz dentro da porta, para isso há material acústico, que é imprescindível para ouvirmos um som limpo.

O outro factor tem haver com a fonte, esse Scoot vai ser difícil (muito difícil) ter palco sonoro ao centro do tablier

A fonte deve dar a principal prioridade ao processador digital, com atrasos (correcção de tempo), isto faz com que se possa dirigir o centro focal do som para a posição de condução ou passageiro, que a tua banda preferida toque á tua frente o (sub instalado na bagageira toque em cima do capo).

A posição de escuta no carro é desfasada, ficamos perto da coluna esquerda, mais longe da direita e muito mais longe do sub que está na bagageira então deve ter a seguinte ordem ;
A fonte deve processar o som 1ª para o sub 2º para a coluna direita e em 3º para a esquerda, que está mais perto de nós, tudo isto faz com que o som se encontre ao mesmo tempo e cria um som virtual que é o palco sonoro.

Como o teu Scoot não dá podes optar por um componente separado como utilizei na laguna um processador da Alpine.

Outro factor é o agudo, que na Audi não tem boa posição , mas resolve, deves ter muita atenção a esse componente, quanto mais baixo for a resposta mais sobe o palco

Estas são as principais prioridades, o resto, amplificação, cabos, e sub também são de grande importância, para que num todo, seja de grande beleza poder desfrutar do som correcto. Falamos MiniTu

Boas.
Tenho tenho seguido aqui os vossos comentarios, e vejo coisas muito iterssantes. Relativamente a carrinha A4, tenho uma e tambem gostaria de melhorar um pouco o som e quando aqui falas (MiniTu) dar prioridadeas colunas da frente, que tipo de colunas aconcelhas?

um abraço.
 

MiniTu

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
284
Gostos Recebidos
0
Olá corse , a resposta vai tarde , desculpa, mas mesmo tarde dou-te o meu ponto de vista sobre a tua pergunta .

As colunas devem ser o melhor possível, High hend se possivel, quando digo o melhor refiro-me á qualidade de reprodução, nada tem a ver com as potências os Watts. Para a Audi o mais adequado um kit de 2 Vias , que se adaptem á necessidade da instalação
:espi28:
 

vntpower

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 9, 2009
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Olá amigo, pois deves absorver todas as ressonâncias provocadas pela caixa só deves ouvir o som do alto-falante neste caso o Sub
:espi28:

o amigo MiniTu é o maior:espi28:

boas amigo minitu

Sou novo nestas andanças e necessito da sua ajuda,comprei um leon cupra que já tras som, mas n gosto do som que oiço, deve estar muito desafinado.

O material é o seguinte:

Fonte-JVC KD-AVX33
Colunas frente e tras -16,5 de 2 vias ground zero 80rms
Amplificador Ground Zero 5 canais GZHA5125- 85w x 4 +250w x 1
Subwoofer 10 Ground Zero 250rms
Condensador Ground Zero 1F.

O amplificador tem para ajustes o seguinte:
Level,bass boost 0-12dB,40KHz,phase shifft 0-180º,Higt pass switch 80Hz,Higt pass variable 40Hz-3KHz,Lowpass variable 30-250Hz.

A fonte tambem da para afinar cortes 80Hz,120Hz,150Hz esta de momento a 80Hz para as colunas sendo assim que ajustes deve ter o amplificador em LO e HI?

Pode me ajudar com alguns valores de afinção para tentar melhorar isto?
É pena eu ser de tão longe, seria um cliente seu sem duvida.

Cump
 
Última edição:

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
ola amigo minitu estou a precisar de uma ajudinha...
um colega meu quer meter um radio no carro mas ele quer um radio daqueles todos xpto com aqueles ecras a cor e gps e mais isto e mais aquilo mas tambem quer uma coisa que tenha qualidade de som.
o carro é um ford cougar, o que recomendas?
cumps
 

direitinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 31, 2009
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
ter acesso a parte de traz de um navi comand

ligar auxiliar num navi comand
 
Topo