• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vai alugar carro nas férias? Saiba que cuidados deve ter

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Vai alugar carro nas férias? Saiba que cuidados deve ter

File

Alugar carro implica cuidados

D.R.
Dinheiro Vivo


Na hora de alugar um automóvel, há uma série de cuidados que deve ter em conta, especialmente se não costuma optar por este tipo de solução. Elencamos aqui uma lista para o guiar:


1) Comparar preços.

Os preços variam muito conforme o site e a empresa que consultar e estes podem variar conforme o país ou a cidade onde procura alugar. Pesquise, pesquise muito. E leia as letras pequeninas das condições. Pode haver taxas extra pelo levantamento no aeroporto, pela idade do condutor (em Portugal, só maiores de 21 anos podem alugar e com carta há mais de um ano, porém o preço é agravado até aos 23 anos com taxa diária de 5€ em muitas empresas de rent-a-car) e até pela entrega do automóvel com combustível (quando a regra costuma ser o oposto, a entrega com o depósito cheio).

2) Verifique coberturas do seguro incluído

Não há uma regra para aquilo que está incluído no seguro que esta ou aquela empresa de rent-a-car oferece como incluído no preço. Verifique as coberturas e peça para saber os preços de coberturas extra. Habitualmente, ficam em conta e compensam, como no caso do seguro de acidentes pessoais, que é a única forma de cobrir custos no caso de acidente no transporte de passageiros além do condutor. Um seguro com cobertura completa, em Portugal, pode custar só 15€ por dia e assume perda total do veículo.

3) Faça a inspeção inicial

Quando recebe o veículo, faça uma inspeção completa, acompanhando a inspeção "rápida" que o funcionário fará à sua frente. Abrande, veja bem. Qualquer pequeno risco ou mossa pré-existentes poderá (e deverá!) ser-lhe imputado quando devolver o carro. Verifique se os bancos não têm rasgos, se os pneus estão impecáveis, se não falta a antena do rádio (saberá dizer se lha roubaram ou se lhe entregaram o carro assim?) e se o triângulo de emergência e o colete estão na mala do carro. Faça o funcionário anotar (e verifique se o fez) qualquer anomalia que encontre. Não aceite um "já sabemos que estava assim com esse risco, não se preocupe", porque não estando escrito a responsabilidade passa a ser sua. Por fim, verifique se o depósito de combustível está efetivamente cheio antes de partir. Se alugar equipamentos opcionais, como cadeirinhas de bebé ou GPS, verifique-os também cuidadosamente antes de partir.

4) Equipamento opcional

Se vai precisar de assentos elevatórios ou de cadeiras de bebé, faça as contas ao custo do aluguer e veja se não compensa (muitas vezes assim sucede) comprar em vez de alugar, principalmente se o local onde efetua o levantamento do automóvel se situar próximo de zonas comerciais. O aluguer de um assento elevatório (crianças até 12 anos) custa frequentemente 6€/dia - o que é o preço de um equipamento igual num hipermercado.

5) Confira os quilómetros

Principalmente se o contrato não disser "quilómetros ilimitados", pois nalguns casos a limitação é bastante grande (150km/dia) e o aumento no preço do aluguer também, se ultrapassar o que ficou contratado.

6) Sujou, pagou

Se vai conduzir em terrenos com lama, terra ou água salgada apresse-se a lavar o automóvel e entregue-o tal como o recebeu. Caso contrário, arrisca-se a ouvir que fez uso indevido da viatura e pode ter de pagar extra.
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Usar sites que comparam os preços entre as varias empresas em minha opinião a melhor solução.

Eu costumo alugar carro quando vou de ferias (quando não tenho carro familiar disponível) e uso um site que aparece no topo da pagina na publicidade Google que é muito bom, consigo preços por volta de 50% mais baratos que as companhias Rentcar.

Outra coisa que não menciona é a utilização do cartão de credito, muita atenção que hoje em dia as empresas não aceitam outro cartão que não seja o de credito como garantia, para um carro da classe económica por norma pedem uma garantia a rondar os 1000 euros.

A questão da gasolina também recentemente foi alterada, agora recebe-se o carro com o deposito cheio mas convém entregar com ele na reserva porque as empresas vão cobrar um deposito. Na ultima vez que aluguei não reparei nesse pormenor mas já vinha no contrato, ainda bem que o tipo da Rentcar me chamou a atenção para isso.
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Gostava muito de saber como funciona isto em caso de roubo da viatura ?
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Fonseca, essa do depósito, não percebi. Já aluguei duas viaturas, e entregaram-me uma delas com o depósito meio cheio, mas ao entregar, avisar-me que tinha de ter o depósito cheio. Sei que já foi mais ou menos alguns anos. Não me esqueço que tive de ir à estação de serviço encher o depósito, caso contrário, não aceitavam a viatura.
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Pois a alguns anos funcionava com o deposito cheio, desde o ano passado alteraram-se as regras do jogo. O carro ze entregue a ti com o deposito cheio mas no fim do aluguer entregas o carro com o deposito vazio e eles cobram um deposito.

Pre-purchased Fuel & Return Empty
 
Topo