1. #1
    Avatar de p.rodrigues
    Registo
    Apr 2007
    Idade
    53
    Posts
    5.433

    Padrão Inspecção das Finanças destruiu papéis essenciais para avaliar swaps

    Auditoria interna à IGF pedida pela ministra das Finanças revela que papéis de trabalho dos inspectores sobre contratos de seis empresas públicas foram eliminados, restando apenas os da CP e da Carris.

    A Inspecção-Geral de Finanças destruiu documentação que produziu em 2008 relativa aos contratos swap e que seria essencial para avaliar o controlo feito à subscrição destes produtos pelas empresas públicas. Na auditoria que a ministra das Finanças solicitou e a que o PÚBLICO teve acesso, revela-se que, dos oito dossiers necessários para analisar a actuação do organismo em relação à celebração destes derivados, apenas dois não foram eliminados.

    A auditoria, pedida por Maria Luís Albuquerque a 31 de Maio e que foi realizada pela própria Inspecção-Geral de Finanças (IGF), refere-se que, para dar cumprimento à solicitação da ministra, "mostrou-se necessário consultar os papéis de trabalho" associados a processos de fiscalização de derivados subscritos por oito empresas públicas.

    No entanto, apenas dois estão disponíveis: o da CP e o da Carris, havendo ainda documentação sobre o relatório final produzido sobre esta matéria. Os restantes foram destruídos, de acordo com as normas internas, como explica a subinspectora-geral num email enviado no final de Junho e que consta nos anexos da auditoria. "Os processos de controlo no âmbito do Sector Empresarial do Estado mantêm-se na fase activa durante três anos, período durante o qual se mantêm os papéis de trabalho", explica, citando a portaria nº525/2002, que estabelece estas regras.

    obs: Três anos para guardar documentos parece-me muito pouco... e depois a situação criada pela directrizes constantes desses documentos continuam a decorrer! Isto não é incompetência, antes pelo contrário, é muita competência!

  2. #2

    Registo
    May 2010
    Idade
    36
    Posts
    2.278
    Interessava é esconder.... Gatunagem

  3. #3

    Registo
    May 2008
    Posts
    258
    Fazem o que querem e o que é mais grave é que nós vamos tolerando isso...

  4. #4
    Avatar de Amoom
    Registo
    Feb 2008
    Posts
    5.078



    Documentos para avaliar 'swaps' destruídos deveriam continuar arquivados



    A portaria invocada para justificar a destruição de documentos que seriam essenciais para avaliar o controlo feito sobre os polémicos contratos swap prevê, afinal, a sua conservação em arquivo intermédio durante 17 anos, além dos três alegados pela Inspeção-Geral de Finanças



    A notícia avançada quinta-feira pelo jornal Público, revelava que a auditoria pedida pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, mostra que dos oito dossiês que seriam necessários para avaliar a atuação da Inspeção-Geral de Finanças no caso dos contratos de alto risco, apenas dois não foram destruídos: os que dizem respeito à CP e à Carris. Os outros foram eliminados, segundo "as normas internas".
    "Os processos de controlo no âmbito do Sector Empresarial do Estado mantêm-se na fase activa durante três anos, período durante o qual se mantêm os papéis de trabalho", é a explicação a subinspectora-geral das IGF, citando a portaria nº525/2002, num email que consta da auditoria.
    No entanto, segundo o Público desta sexta-feira, a referida portaria refere, afinal, que além dos três anos de vida activa dos documentos, estes terão de ficar mais 17 anos em arquivo intermédio.
    Entre os documentos eliminados estão os referentes à Refer, Metro de Lisboa, Metro do Porto e TAP.

  5. #5

    Registo
    May 2010
    Idade
    36
    Posts
    2.278
    Corrupção no seu melhor....

Tópicos Similares

  1. Respostas: 0
    Último Post: 30-07-2013, 10:09
  2. Biotecnologia tira tinta de papéis velhos para reciclagem
    Por Satpa no fórum Poluição e Reciclagem
    Respostas: 0
    Último Post: 02-09-2008, 15:50
  3. Respostas: 0
    Último Post: 26-05-2008, 15:27

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar