Dois plugins video especialmente destinados ao download de conteúdos do YouTube, leva os utilizadores a receberem conteúdos publicitários maliciosos, entre outros perigos.

A Spider.io, uma empresa localizada em Londres e que investiga fraudes publicitárias, afirmou que o Easy YouTube Video Downloader e o Best Video Downloader, disponíveis num conjunto de ferramentas para browsers, promovem a apresentação de publicidade maliciosa aos utilizadores quando os mesmos visitam a página oficial do YouTube.

“Quando um utilizador que tem estes plugins instalados visita o youtube.com, diversos anúncios são injectados na página principal e também nas páginas de vídeos específicos, canais e resultados de pesquisas”.

“A publicidade injectada é em alguns casos comprada por empresas de enorme reputação no mercado, mas também por outras pouco conhecidas e com propósitos pouco claros”.

A Spider.io afirma que a empresa responsável por estes plugins, a Sambreel, já foi bloqueada pelo Facebook, por injectar publicidade através de plugins para browsers carregados de adware.

Fonte: Wintech