A Autoridade da Concorrência (AdC) deverá pronunciar-se esta sexta-feira, após o fecho dos mercados, sobre o processo de fusão entre a Zon e a Optimus.

A data limite para a AdC tornar pública a sua posição termina na próxima segunda-feira, dia 26, mas tudo indica que esta entidade opte por tornar pública a sua decisão ao final desta tarde.

O processo de fusão entre a Zon e a Optimus iniciou-se no final do ano passado, tendo merecido a concordância dos principais accionistas de ambas as empresas.

Tanto na Zon como na Optimus existe a convicção de que a AdC dará luz verde a esta fusão. Até porque, numa numa nota enviada à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a 2 de Julho, a Sonaecom informou que a Zon e a Optimus aceitaram “assumir um conjunto de compromissos com o objectivo de eliminar todas as preocupações identificadas” e transmitidas pela Autoridade da Concorrência.

"A partir do momento que tenhamos autorização para avançar, seremos muito rápidos", afirmou Rodrigo Costa, presidente da Zon, numa conferência telefónica com analistas realizada a 24 de Julho.

A velocidade com que o processo de fusão se verificará foi esta semana reiterada por Luís Reis, administrador do grupo Sonae responsável pela área operacional. "O processo [pós-AdC] depois será muito rápido” disse Luís Reis, também numa conversa com analistas.

Fonte: Jornal de Negócios