• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Passadeira Electrica

laxies

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
Boas
Tenho uma passadeira electrica que não tem controlador.
Tem motor escovas 180V---1,5 hp--- 6A.
Alguem sabe se posso adaptar outro tipo de controlador para isto visto a marca ja ter falido...e quais
as soluções???

Cumprimentos
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Passadeira sem controlador como assim?
Veio de fabrica sem ele ou está avariado?

Tenho reparado passadeiras que tem esse motor, e eles costumam avariar quando é exigido muito esforço neles, devido a estarem calculados no limite do esforço da mesma, mas nunca vi uma passadeira sem controlador de velocidade
 
Última edição:

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

por acaso já tinha reparado nisso mas na queria fazer comentarios.

aproveito para dizer que na realidade todas as passadeiras eletricas tem um sistema de variaçao umas de uma maneira e outras doutra.

e tudo isto tem a ver c, o fabricante das mesmas.
 

laxies

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
Boas
A passadeira foime dada por uma pessoa amiga...entregou-a para reparar a um fulano que nunca mais apareceu com as peças...

Cumprimentos

Laxies
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
companheiro laxies

no primeiro tópico dos 180v 6amp. pelos traços que metes-te dá a ideia de ser um motor de corrente continua, ou metes-te os traços por acaso só para separar.

se for de corrente alterna consegues arranjar um variador muito pareçido aos reguladores de luz existiam uns da legrand, usam um diac, e um triac entre outros componentes e nao eram maus davam á volta de 4 amp. se perçeberes alguma coisa de eletronica podes ver esquemas disto no google e construires tu mesmo este.
se tiveres dificuldade em adquirir alguns destes comp. pode ser que te arranje alguns.
um abraço e bom fim de semana.
 

laxies

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
Boas
Os traços eram só para separar,
Não sei se o motor é corrente alterna ou continua...na placa não diz nada.

Laxies
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Se tivesses a placa controladora podia-te reparar isso agora se quiseres adquirir uma nova tens que me enviar por pm o modelo da passadeira e e fotos dos conectores da placa e vou ver o que posso fazer

O motor de quase todas são de corrente continua de 190 volts e se "puxares" muito por eles , avariam e teem que ser bobinados. tens a certeza que o motor está OK?

Tira uma foto ao motor e envia pm
 
Última edição:

laxies

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
Boas
Vou tentar de novo colocar as fotos...motor passadeira.jpgchapa motor passadeira.jpg

Laxies
 

laxies

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
Boas
Como não consigo arranjar controlador original...vou partir para a solução DIMER...alguém dá uma ajuda???

Laxies
 

laxies

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
174
Gostos Recebidos
0
já enviaste PM ao membro "pincas"?

Sim já lhe enviei PM...contactou a fabrica e diz terem ficado de lhe enviar resposta.
Entretanto continuo á luta com isto.

O motor nada indica ser AC ou DC
Quase todos os motores de passadeira são de DC...daí deduzi este ser tambem.
Alimenteio com 220V ligados a uma ponte rectificadora...funcionou na velocidade maxima.
Na internet descobri um esquema de DIMER COM TRIAC .(queria colocar aqui mas esta em word e não vejo como colocar)
É para corrente alterna.
Comprei os componentes...executeio e na saida coloquei a ponte rectificadora para passar para cc.
Funciona...só que o potenciometro no minimo so baixa a tensao ate 70V,no maximo vai aos 200v.
A velocidade maxima é muito elevada para a passadeira mas não seria por aí.
A minima é que deveria ser mai lenta...mas para isso axo que teria de baixar a tensao dos 70 volts para menos.
Secalhar alterando o potenciometro???
O TRIAC tambem aquece demasiado...secalhar era melhor dimensionalo para maior amperagem???
Sou amador em electronica...vamos ver no que isto vai dar!!!
Aceitasse ajuda...

Laxies
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
basta colocares aqui o ficheiro em formato Word e depois os membros abrem.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Sim já lhe enviei PM...contactou a fabrica e diz terem ficado de lhe enviar resposta.
Entretanto continuo á luta com isto.

Laxies

Atenção que eles não me ficaram de dar resposta, eles até ao momento não respondera!

Conforme minha outra resposta, tens que ter cuidado com ligações desse tipo no motor porque ao ligares 230 volts atraves de uma ponte rectificadora estás a colocar picos de 310 volts no motor e se for por muito tempo pode matar o motor
 

dpaulino

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Nov 5, 2016
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

Tenho uma passadeira Weslo Compact XL e que em funcionamento, o tapete trava bruscamente e depois continua normalmente. Estas falhas são irregulares e acontecem sem nenhum padrão de tempo ou distâncias.

Qual poderá ser o problema?
 
Topo