• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Jornal norte-americano apresenta o 'paraíso de Portugal'

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O jornal norte-americano 'Salisbury Post' escreveu um artigo sobre Portugal onde apresenta o país como um 'paraíso perdido na história'. Kayla Tucker, a autora do texto, fala de um "país europeu único, com um passado cheio de história, rico em tradições e com uma sociedade orgulhosa da sua herança".

Por ter um único vizinho na Península Ibérica, são muitos os que comparam a cultura portuguesa à espanhola. No entanto, a jornalista começa por 'separar as águas' e referir que as duas culturas são bastante diferentes.

"Acima de tudo, Portugal tem sido influenciado pelas colónias do passado e governantes mouros que por ali passaram, e isso permitiu-lhe abster-se de adotar os costumes espanhóis", escreve, referindo, no entanto, que a língua falada, o português, é, na verdade, bastante parecida ao espanhol.

Embora haja algumas cidades cosmopolitas em Portugal, a maioria da população vive nos subúrbios e pequenos municípios espalhados de norte a sul do país, ligados pelos marcos e monumentos históricos que fazem parte deles.

A jornalista destaca as "largas porções do território português distinguidas pela UNESCO" e as torres de igreja que são "paisagens típicas" de todas as cidades portuguesas, num país profundamente católico.

"A maioria das catedrais, incluindo várias que remontam ao século XI, estão detalhadamente decoradas com ícones, folheados altares de ouro e tetos com frescos", ao mesmo tempo que "impressionantes castelos abundam pelo território, alguns ainda com a mobília original e jardins cheios de cores, num autêntico paraíso para os fotógrafos".

Na sua visita a Portugal, Tucker aproveitou ainda para fazer um cruzeiro pelas águas do rio Douro, que pareciam cristal" e onde se deparou com várias barragens, entre as quais, uma que diz ser das mais profundas da Europa (cerca de 35 metros de profundidade).

"A paisagem era extremamente pitoresca, com casas coloridas com telhados de terracota, uma abundância de árvores, flores e quilómetros sem fim de vinhas em socalcos", conta a jornalista.

O artigo elogia também o vinho do Porto, "um dos produtos mais exportados de Portugal, um vinho doce, frutado e que normalmente é servido à sobremesa".

Já a cozinha foi uma surpresa, uma vez que Tucker pensava que "a maioria das refeições eram picantes, acabando por se revelar leves e saborosas". "No entanto, o famoso frango 'piri-piri' de Portugal é preparado com um molho de pimenta que pode definitivamente ser classificado como de fogo", conta.

Para quem gosta de férias em lugares imersos na história, 'ostensivos de belíssimas paisagens', onde pode provar pratos deliciosos e um bom vinho, a jornalista garante: "não procurem mais do que Portugal".

Fonte: BoasNotícias

obs: sim temos, possivelmente, a melhor cozinha do planeta... infelizmente irá desaparecer à medida que as novas gerações estão cada vez mais afastadas, por variadas razões, do que realmente é bom prato de comida.

 

raposo_744

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2008
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
faltou falar do clima que é também um elemento forte na nossa casa
das montanhas ás belíssimas praias (praia dona ana foi eleita a melhor praia do mundo)a neve e o calor alentejano
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
obs: sim temos, possivelmente, a melhor cozinha do planeta... infelizmente irá desaparecer à medida que as novas gerações estão cada vez mais afastadas, por variadas razões, do que realmente é bom prato de comida.

Olha que a tendência é precisamente para o oposto: a cozinha está um pouco "na moda" (ainda bem) e a maior parte - senão a totalidade - dos novos chefes cultiva a tradição gastronómica portuguesa. Se há coisa de que nos orgulhamos é da nossa boa comida, por isso acho muito difícil que ela venha a desaparecer ou a ser substituida por estrangeirices.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Olha que a tendência é precisamente para o oposto: a cozinha está um pouco "na moda" (ainda bem) e a maior parte - senão a totalidade - dos novos chefes cultiva a tradição gastronómica portuguesa. Se há coisa de que nos orgulhamos é da nossa boa comida, por isso acho muito difícil que ela venha a desaparecer ou a ser substituida por estrangeirices.

DX2

Achas? Não tenho a mesma opinião... antes de mais tudo o que for "cozinha genuína", no que toca à restauração, é caro... e vamos continuar em tempo de "vacas magras" por muitos bons anos.

Depois quem trabalha, e nestas últimas gerações já se perdeu muita coisa, não tem tempo para fazer um prato... cozinhar bem implica lavar loiça, fogão, gastar água, gás... enfim tem outros custos que não serão os mesmos que algo feito "à pressa".
Assim, muita receita já se "foi" e, também aqui, é preciso "dedo e língua".

Eu foco uma situação que acho demonstrativa da perca de qualidade e de se saber conhecer a qualidade:

O café! Antes de mais "tirar" café é para quem sabe. Onde se vê "tirar" um café bem apertado, sem bater com o porta-filtros e escorrer o grupo que está parado há minutos?

O café de casa: as cápsulas, para além de serem muito mais caras são, de todas as que experimentei, fracas! Eu uso café moído, que dá trabalho e suja sempre qualquer coisa... é preciso limpar filtros com alguma regularidade, a máquina usando vinagre para descalcificar... mas bebo sempre café melhor que essas tretas das cápsulas!

No fim de semana passado estive, em trabalho, no hotel Marriot na Praia de El´Rey (para onde vai a selecção estagiar)... a sopa era boa, o que veio a seguir comia-se, a sobremesa, para meu espanto (não sei o que era), trazia morangos ainda com as folhas... não me faz diferença, é só arrancar, mas sinceramente que raio de pa*******e é aquilo?

Chefes cheios de teorias de uma qualquer escola de hotelaria, em que a imagem tem mais importância que o sabor, dispenso...

Se puderes bebe um copo que eu agora não posso :Espi06:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
No fim de semana passado estive, em trabalho, no hotel Marriot na Praia de El´Rey (para onde vai a selecção estagiar)... a sopa era boa, o que veio a seguir comia-se, a sobremesa, para meu espanto (não sei o que era), trazia morangos ainda com as folhas... não me faz diferença, é só arrancar, mas sinceramente que raio de pa*******e é aquilo?

Chefes cheios de teorias de uma qualquer escola de hotelaria, em que a imagem tem mais importância que o sabor, dispenso...
Esse deve ser um daqueles formados na altura em que se achava que as paneleirices estrangeiras é que eram boas. :Espi06:

DX2
 
Topo