• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Programação iOS

xuxaki

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 7, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Queria iniciar-me na programação em iOS mas além do MacBook, não sei o que é necessário!

Alguém me pode esclarecer acerca disto? Sites ou programas relacionados são bem vindos!

Obrigado
 

PowerLord

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 23, 2009
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Podes ser mais explícito?

Programação em que linguagem? O que queres fazer?
 

dcamiranda

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2013
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Queria iniciar-me na programação em iOS mas além do MacBook, não sei o que é necessário!

Alguém me pode esclarecer acerca disto? Sites ou programas relacionados são bem vindos!

Obrigado


Suponho que o amigo "xuxaki", entretanto já banido, pretendia saber o que era necessário para poder iniciar-se no mundo da programação em dispositivos móveis. Neste caso em concreto, em dispositivos móveis com o Sistema Operativo iOS da Apple, ou seja, os iPhones, os iPads, e quem sabe, os futuros smart watches...

Portanto para se iniciar na programação de aplicações para este tipo de Sistema Operativo será então necessário:

  • Aconselho a criação de um Apple ID - nada mais que a criação de uma conta sua no portal Apple (sem qualquer tipo de custo).
  • Máquina Apple com o Sistema Operativo Mac OS X - por ex: Mac OS X Lion ou o mais recente Mac OS X Mavericks
  • Xcode - IDE de desenvolvimento
  • iPhone Simulator - trata-se de um simulador onde podemos testar e correr as nossas aplicações. Comporta-se tal como um dispositivo físico.
  • Conhecimentos básicos de programação orientada a objectos - A linguagem utilizada trata-se por Objective-C e é uma linguagem orientada a objectos.

A nível do processo de aprendizagem da linguagem, aconselho vivamente a leitura e visualização das aulas de iOS da Universidade de Stanford: (Slides e Vídeos)

(disponíveis também no iTunes...)
-2009-2010 Winter
-2010-2011 Fall
-2011-2012 Fall
-2012-2013 Winter


Nota: Para quem tem máquina windows e gostaria de testar ou "brincar" um pouco com isto existe uma alternativa/hipótese: h**p://www.hackintosh.com/


Qualquer questão/dúvida dispõem :)

Cumprimentos a toda a comunidade!
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Excelente explicação amigo dcamiranda.

Obrigado pelo seu contributo.
 
Topo