• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

vectra c não faz calor

neto123

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 31, 2008
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
boa noite preciso de ajuda
tenho uma vectra c 1.9 cdti 120cv e não me faz calor na sofagem o que pode ser? preciso ideias
 

Xika

Gforum Veterana
Entrou
Set 8, 2008
Mensagens
2,078
Gostos Recebidos
3
Falei com o meu mecânico e ele disse que o mais certo é ter o termostato colado (na posiçao aberto) o que faz com que a agua do radiador circule permanentemente nao deixando aquecer o motor até aos 85º/90º . Segundo ele, o termostato encontra-se fechado quando se poe o motor a trabalhar e só abre quando a temperatura atingir os cerca de 90º. Disse ainda que como o termostato bloqueou aberto, podia bloquear fechado e isso seria mais perigoso porque deixaria de haver arrefecimento no motor e originar temperatura em excesso queimando a junta de culaça (nao sei se é assim que se escreve) podendo ate gripar o motor.
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Radiador da sofagem entupido (a água na circula neste) pode ser uma das causas. Ou o circulo de água para este estar fechado e não abrir pelo que não sairá calor. O carro perde água?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Falei com o meu mecânico e ele disse que o mais certo é ter o termostato colado (na posiçao aberto) o que faz com que a agua do radiador circule permanentemente nao deixando aquecer o motor até aos 85º/90º . Segundo ele, o termostato encontra-se fechado quando se poe o motor a trabalhar e só abre quando a temperatura atingir os cerca de 90º. Disse ainda que como o termostato bloqueou aberto, podia bloquear fechado e isso seria mais perigoso porque deixaria de haver arrefecimento no motor e originar temperatura em excesso queimando a junta de culaça(nao sei se é assim que se escreve) podendo ate gripar o motor.

O termostato se avariar aberto só fará com que o motor demore mais tempo a atingir a temperatura de funcionamento normal... ou seja, essa temperatura irá se atingir pelo que não terá qualquer efeito na sofagem a não ser que irá demorar mais tempo a aquecer.

A junta da cabeça (culaça) pode "gripar" por outros motivos... o mais comum é por sobreaquecimento.

Já agora neto123, a soufagem e/ou o ar condicionado é do tipo automático? Se for também pode se dever o facto a um problema qualquer deste equipamento.
 

sachs

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
220
Gostos Recebidos
0
é quase de certeza falta de agua, e no caso de aquecimento pode mesmo queimar a junta da culaça
 

neto123

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 31, 2008
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
boa tarde sim o termoestato estava colado na posição em aberto e não o carro não perde água. apos a troca do termoestato já sai algum ar morno mas nada de mais. alguem sabe se valerá a pena colocar o liquido para desentupir o radiador?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Essa sofagem é automática? Pode-se, também, dar se o caso de a torneira que corta a circulação de água no radiador da sofagem estar avariada e não deixar a água circular neste. Existem algumas possibilidades que levam a que tal aconteça.

O radiador da sofagem, à semelhança do que existe para o motor, possui duas entradas: uma que leva a água quente que sai do bloco do motor, e a outra que é retorno à bomba de água que faz circular, novamente, a água pelo radiador do motor, que a arrefece, irá novamente ao bloco e vai novamente à sofagem (num outro circuito). Se o radiador está entupido ou o circuito fechado ou semi-fechado, não existirá calor na sofagem...

Penso que deverás "consultar" o electricista para este verificar onde está o problema.
 
Topo