A Google e a Yahoo! estão “indignadas” com a informação hoje avançada pela imprensa espanhola de que a agência secreta norte-americana (NSA) se infiltrou nos serviços das duas empresas para aceder a centenas de milhões de contas em todo o Mundo.


Depois de o jornal espanhol El Mundo ter avançado, esta quinta-feira, que a NSA se infiltrou nos servidores da Google e Yahoo! para aceder a centenas de milhões de contas dos utilizadores, as duas empresas mostraram-se “indignadas”.

"Estamos indignados com o ponto a que parece ter chegado a operação do governo [norte-americano] para interceptar a informação das nossas redes de fibra óptica, e isso expõe uma necessidade urgente de reformas”, refere o responsável dos serviços jurídicos da Google, David Drummond.

Também indignada, a Yahoo! reforça que “tem um controlo apertado para proteger a segurança” dos seus “centros de bases de dados”, garantindo porém que não deu “acesso a esses centros à NSA ou a qualquer outra agência governamental”.

Mas, de acordo com um documento secreto norte-americano, datado de 9 de Janeiro de 2013 e citado pela imprensa espanhola, a NSA intercepta diariamente milhões de registos dos sistemas de comunicação interna da Yahoo! e Google, entre os quais emails, textos, áudios e vídeos, com a colaboração da secreta britânica GCHQ.

Fonte: NM