Uma pequena embarcação, que pescava junto à costa a leste do Baleal, Peniche, naufragou, esta sexta-feira de manhã, tendo o acidente causado um morto e obrigado ao resgate no mar de outros três pescadores.

Pedro Vinhas Silva, comandante da Capitania de Peniche, disse à agência Lusa que, cerca das 10.00 horas, foi "dado o alerta de que uma embarcação se virou e foi ao fundo", estando os quatro tripulantes na água.
Por se tratar de um acidente junto à praia e perto de uma zona de rochas, a Capitania de Peniche mobilizou para o local uma mota de água da estação salva-vidas de Peniche do Instituto de Socorros a Náufragos, por ser o meio mais rápido para chegar ao local e resgatar os náufragos.
Enquanto o veículo resgatava um dos pescadores, que tinha conseguido refugiar-se num pequeno ilhéu, uma outra embarcação de pesca local recolheu os outros três, tendo um deles, entre os 45 e os 50 anos, vindo a falecer na praia.
Dois deles foram transportados de ambulância para o hospital de Peniche, para aí serem assistidos.
O responsável adiantou que são pescadores da região, que costumavam sair da praia do Baleal para a pesca junto à costa numa embarcação a motor, cujo comprimento ronda os sete metros, à semelhança das restantes que atracam aí na praia.



jn