• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Força de sinal

Kraussvan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2013
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Boas,

Gostaria de obter ajuda para a seguinte situação:

Tenho um prato na varanda e puxei um coaxial dedicado e sem cortes do LNB até à sala. São cerca de 30 metros e utilizei o micro coaxial (não tenho espaço para outro).

Como ainda não tenho o meu novo receptor, experimentei um que tinha cá antigo (nem sequer é DBV-S2 ou MPG4 mas dá para afinar pelos espanhois ou pelo TP 12360).
Uma vez que não tinha força de sinal, e só por descargo de consciência, experimentei um comag, também antigo, de um amigo (SL55) e voilá! Este, já apanha e com uma força de 98% (qualidade a 73%)!!!!

Desta forma, tenho duas questões:
1-Qual é o parametro que devo observar nas especificações tecnicas de uma box que me diz a maior ou menor facilidade em apanhar um sinal mais ou menos fraco. No fundo, deverá haver um parametro entre estas duas boxes que faz a diferença entre apanhar ou não o sinal.

2-Os receptores actuais com HD, têm maior ou menor capacidade que os antigos (até 2008) para apanhar sinais? Ou não tem nada a ver e uns terão e outros não?

Obrigado pela vossa ajuda
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
1- Os valores indicados pelos receptores valem o que valem. A maioria deles, senão mesmo todos, indicam um valor geral final que é o resultado da conjugação de vários parâmetros. Não tendo um medidor para afinar a antena por eles, deves regular-te sempre pela qualidade. A quantidade, como já disse várias vezes, apenas indica que a amplificação do LNB está a funcionar e de pouco ou nada serve como orientador para afinar o prato.

2- A capacidade de captar melhor ou pior os sinais fracos apenas depende da sensibilidade do tuner do receptor e não do facto do receptor ser MPEG-2 ou MPEG-2 e 4. Há receptores HD actuais que são mais "duros" do que alguns SD antigos.


DX2
 

Kraussvan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2013
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Olá outravez :Espi06:

Obrigado pela resposta.

É certo que o anunciado, vale o que vale. A conjugação de varios factores retira objectividade na escolha, mas é o que é.

No caso que descrevi, refiro a qualidade de 73%. Isto é, ligo um receptor e tenho 98%/73%, ligo o outro e tenho força a 70% e qualidade a 0%. Ora, não mexendo no LNB, penso que posso excluir o alinhamento, porque bem ou mal, está para os dois igual (mudo o cabo no receptor, sem "desatarrachar o do LNB e sem o mover minimamente).
Nota: se estiver "ao pé" do prato, com um cabo menor, apanham os dois.

Tambem calculei que o tipo de norma nada tenha a ver, pensei mais em evolução tecnologica e citei a norma para que se perceba a antiguidade do(s) aparelho(s) de que falo.
Pelo que percebi da tua explicação, a diferença estará do "tuner".

Assim, tenho três novas questões (se não for abusar):;

1-Qual o parâmentro que devo observar e que dita maior ou menor sensibilidade do tuner (ainda que deva atribuir um valor relativo às especificações emitidas pelos fabricantes.
2-A sensibilidade do tuner não tem que ver apenas com a "afinação" da imagem sendo que a força da captura do sinal não depende deste elemento?
3-Quais os melhores "tuners" do mercado, ou seja, boxes com este elemento bem avaliado (não os mais caros, os que apresentam relação qualidade/preço mais "elegante"), não pretendo web browser, leitor multimedia, só mesmo para ver TV e com ligação RJ45 (se não tiver WIFI, tb não faz mal). No fundo, uma box boa para ver TV e que seja capaz de consultar "jardineiros" pela net.


Obrigado uma vez mais pela ajuda.
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
1- É sempre o da qualidade. A única maneira de saberes a "dureza" do tuner do receptor seria, com um canal qualquer visível e com a informação de sinal do receptor em simultâneo (se possível), ir mexendo lentamente na antena até a imagem começar a pixelizar. Nessa altura vias que valor indicava na barra da qualidade e, por comparação com o valor máximo, terias a maior ou menor "dureza" do tuner: num tuner menos sensível a imagem começaria a pixelizar logo que a qualidade baixasse para cerca dos 50%, enquanto que num mais sensível isso só começaria a acontecer quando ela baixasse para cerca de 20% ou até 10%, nalguns casos.

2- Não. A sensibilidade do tuner é que garante a manutenção da qualidade da imagem, já que se o sinal que lhe chega estiver abaixo do seu limiar de sensibilidade, não há imagem, mesmo que o sinal seja, em teoria, suficiente. Por isso é que ao pé da antena tens sinal em ambos os receptores e na ponta de 30m de cabo com perdas significativas, só um é que tem.

3- Esta vou deixar para quem utiliza esses receptores. :)

DX2
 

Kraussvan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2013
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Ok, fiquei esclarecido mas no ponto 1, referia-me ao parametro tecnico, eventualmente, medido em Db's ou amplitude de frequência. Algo que indique a sensibilidade do tuner Será isto: Nível e sinal de entrada: 950MHz ~ 2150 MHz / -65 ~ -25dBm ? Serão estes valores que devo confrontar entre receptores?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Algo que indique a sensibilidade do tuner Será isto: Nível e sinal de entrada: 950MHz ~ 2150 MHz / -65 ~ -25dBm ? Serão estes valores que devo confrontar entre receptores?
Ah, ok! Sim, esses valores é que indicam a sensibilidade do tuner, sendo que nesse exemplo os valores em dBm suportados correspondem a um mínimo de 43dBuV e a um máximo de 83dBuV. Quanto maior for o valor negativo em dBm mais sensível é o tuner.

DX2
 

Kraussvan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2013
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Ah, ok! Sim, esses valores é que indicam a sensibilidade do tuner, sendo que nesse exemplo os valores em dBm suportados correspondem a um mínimo de 43dBuV e a um máximo de 83dBuV. Quanto maior for o valor negativo em dBm mais sensível é o tuner.

DX2


Presumo que tenhas somado os 107Db para fazer a conversão, por isso, quando dizes "quanto maior for o valor negativo", referes-te ao módulo, neste caso |-65|=65, certo?

Em suma, se tivesse uma sensibilidade de -107Dbm, teria um valor optimo, isto é, sensibilidade em uv's a partir de zero (penso que seja impossivel com a tecnologia actual, mas é só para ficar com as ideias arrumadas)

Finalmente, se não me "trouxeres" mais duvidas, este valor de -65Dbm (43DbuVolts), é um "bom" valor ou há tuners comuns (isto é, sem custarem balurdios) que facilmente vão abaixo disto, isto é, mais sensiveis ainda?


Desculpa lá esta avalanche de questões mas não percebo nada disto e a investigação googliana, revela-se confusa e por vezes, contraditória (pelo menos, para mim)

Um abr
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A "coisa" funciona assim: -109dBm são 0dBuV. Como deves ter reparado, os valores correctos em dBuV são 44 e 84, e não 43 e 83. Já estou um bocado desabituado de fazer conversões destas e "espalhei-me". :Hee:


Em suma, se tivesse uma sensibilidade de -107Dbm, teria um valor optimo, isto é, sensibilidade em uv's a partir de zero (penso que seja impossivel com a tecnologia actual, mas é só para ficar com as ideias arrumadas)
Correcto.


Finalmente, se não me "trouxeres" mais duvidas, este valor de -65Dbm (43DbuVolts), é um "bom" valor ou há tuners comuns (isto é, sem custarem balurdios) que facilmente vão abaixo disto, isto é, mais sensiveis ainda?
O valor mais baixo que vi até hoje foi de -73dBm (36dBuV) mas é capaz de haver receptores cujos tuners cheguem aos -79dBm, se bem que, com a potência que os TP´s dos satélites têm hoje, os fabricantes não têm necessidade de usar tuners tão sensíveis.

DX2
 
Topo