1.jpg

A economia portuguesa cresceu no terceiro trimestre do ano, com o Produto Interno Bruto (PIB) a aumentar 0,2% face ao segundo trimestre.

Em comparação homóloga, ou seja face a igual período de 2012, a evolução da economia portuguesa mantém-se em valores negativos.
De acordo com a estimativa rápida do PIB no terceiro trimestre, hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia voltou a crescer pelo segundo trimestre consecutivo, quando comparado com o trimestre anterior.
A subida do PIB de 0,2% no terceiro trimestre, face ao segundo trimestre, ocorre depois de um crescimento de 1,1% registado no segundo trimestre de 2013, em relação aos primeiros três meses do ano.
A saída da recessão da economia portuguesa acontece depois de dois anos e meio de evoluções negativas do PIB, que se prolongaram durante dez trimestres seguidos.
PIB EUROPEU REGISTA SUBIDA
Também a economia europeia registou um crescimento ligeiro no terceiro trimestre de 2013. De acordo com a estimativa rápida hoje divulgada pelo gabinete oficial de estatísticas da UE (Eurostat), o PIB cresceu 0,1% na Zona Euro e 0,2% no conjunto da União Europeia (UE), em comparação com o trimestre anterior, depois de já ter crescido 0,3% em ambos no período entre abril e junho.
Em termos termos homólogos, no terceiro trimestre de 2013 a economia da Zona Euro recuou 0,4%, enquanto o PIB do conjunto da UE cresceu 0,1%.



cm