Enquanto em Portugal se discute se podemos ter um quinto canal na TDT, o Japão terá emissões em 4K já em 2014 e planeia emissões em 8K para 2016.




A TDT portuguesa pode estar reduzida a quatro canais presos ao passado e a resoluções típicas do tempo dos televisores PAL. Mas o Japão continua a desbravar caminho nas tecnologias de emissão televisiva. Neste momento, o país planeia começar a emitir em Ultra HD (4K) já no próximo ano e para 2016 estão planeadas os testes das emissões em 8K, com quatro vezes a resolução do 4K.


De acordo com a Film Maker Magazine, ver imagens 8K é tão realista que mais parece que estamos a olhar para uma janela: “O que foi imediatamente impressionante é que a imagem era tão nítida que era possível ver as folhas das árvores no plano de fundo. Em vez de fazer com que a imagem parecesse sem vida, a claridade deu à imagem uma profundidade nunca antes vista numa projeção digital”.Os comentários foram feitos a propósito de um pequeno filme encomendado pela emissora Japan Broadcasting Corporation (NHK) filmado em 8K