1. #1
    Avatar de castrolgtx
    Registo
    Oct 2012
    Posts
    3.230

    Padrão Como activar o acesso remoto no Windows?

    Hoje em dia são raras as máquinas que não estão ligadas em rede. Tal cenário facilita a partilha de recursos já que, a partir de uma máquina, podemos aceder remotamente a outras, desde que haja permissão para tal.

    Imagine que está em casa, a trabalhar no PC portátil, mas precisa de aceder ao PC que tem na sala? Se as máquinas estiverem em rede, tudo é simples e rápido e sem a necessidade de instalar aplicações de terceiros.

    No caso do Windows, podemos usar Remote Desktop Protocol (RDP) para nos ligarmos remotamente a outras máquinas também com Windows. A utilização do protocolo RDP é muito frequente entre máquinas Windows uma vez que este não é necessário instalar qualquer software adicional para que tudo funcione….basta activar o acesso remoto!

    Activar o acesso remoto
    Para vos mostrar como usar o acesso remoto, vamos usar uma máquina com Windows 8.1. Para activarem o acesso remoto no Windows devem então seguir os seguintes passos:

    1) Carregar em Win+X, Run (ou Win+R) e escrever o comando sysdm.cpl

    2) Em seguida seleccionamos o separador Remote e escolhemos a opção “Allow Remote connections to this computer”

    3) Em seguida escolhemos a opção “Select Users…” e na próxima janela carregamos em Add para depois escolhermos qual o utilizador que será usado para a autenticação remota.

    (neste cenário).
    RDP – Boas Práticas
    Por omissão, o RDP funciona na porta 3389 o que pode levar a que existam tentativas de acesso. Para dificultar, podemos simplesmente mudar a porta por omissão.

    Para isso basta abrir o regedit e ir a HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Terminal Server > WinStations > RDP-Tcp e depois dar duplo clique sobre o campo PortNumber. Aí dentro devemos escolher a base Decimal e depois escolher uma nova porta (com um valor inferior a 65535…para este exemplo vamos considerar 12345)

    Como aceder via RDP?
    Para aceder remotamente a esta máquina, via RDP, é fundamental que as máquinas tenham comunicação entre elas (para este cenário vamos considerar que as máquinas estão na mesma rede local).

    Considerando que a máquina à qual pretendemos aceder tem o IP: 192.168.1.100, basta abrir o cliente “Remote Desktop Connection” que vem com o Windows e escrever o endereço 192.168.1.100:12345 (ou seja, endereço IP da máquina remota + a porta de comunicação agora definida).

    Nota importante: Caso tenha a firewall do windows activa, é necessário criar uma excepção para que a comunicação possa ser estabelecida – veja aqui como o pode fazer. Além do cliente para Desktop, podem também aceder aos vossos PC’s usando o cliente para dispositivos móveis – ver aqui.
    Esperamos que este tutorial vos seja útil e estamos disponíveis para qualquer duvida ou problema que surja.






    fonte:pplware
    Quem conhece os outros é sábio; / Quem conhece a si mesmo é iluminado
    (Lao-Tsé)

  2. #2
    Avatar de Deathwish
    Registo
    Oct 2010
    Idade
    55
    Posts
    110

    Padrão Editado por não estar visível

    Obrigado por este tuto mas já agora aproveito para perguntar...funciona entre uma máquina com win 7 e um portátil muito antigo com win xp?

    Cumpz
    Última edição por florindo; 16-11-2013 às 11:06.

Tópicos Similares

  1. Acesso remoto
    Por azadeth no fórum Pedidos de software
    Respostas: 10
    Último Post: 14-08-2013, 19:51
  2. Acesso remoto à rede privada
    Por jquimze15 no fórum Duvidas E Ajuda
    Respostas: 0
    Último Post: 11-08-2013, 11:35
  3. Acesso remoto com IP dinâmico
    Por helldanger1 no fórum Manuais E Dicas
    Respostas: 3
    Último Post: 21-06-2009, 18:52
  4. Acesso remoto
    Por JFixe no fórum Duvidas E Ajuda
    Respostas: 8
    Último Post: 29-04-2008, 14:16

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar