• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Comunicações Digitais Tetra APCO 25

PauloIcom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Acabou-se as escutas para rádios amadores CB e outros. Na minha humilde opinião acho que já devia ter acabado a muitos anos atrás. Os rádios amadores antes escutavam tudo o que era comunicações mas isso agora já não e uma realidade. As estatísticas de que rádios amadores escutavam frequências fora da área amador na década 80 e principio 90 era de 70% isto foi divulgado num site na internet. Isto na era analógico. Muitos rádios dos 2 e 6 metros e banda 70cms UHF fazia outras frequências fora da área amador. Agora com o sistema Tetra isso tornou-se impossível a sua escuta.O estado gastou milhões e não foi em vão,cortou o mal pela raiz.Embora que exista a venda material para o efeito,mas não esta ao alcance de qualquer um. Logo a venda e para o estado,e depois o preço de um portátil custa 20.000 Euros!! Fiquem com a nostalgia do analógico...Abraço
 

satsate

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2008
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Amigo Paulo em primeiro esta a falar dos Sr.rádios amadores ou pseudo rádios amadores.
O amigo Paulo deve saber se tirou a carta de rádios amador deu legislação e segurança la esta ( é proibido escutar frequências para o qual não esta destinado mas se o fizer não deve usar para fins ilícitos ou comunicar a terceiros. )
Agora se o amigo Paulo tem carta deve falar de outra maneira foi vendido em portugal radio a pessoas que não tem carta e nem sabem o que é uma PTT.
Ainda a muito pouco tempo o famoso Tetra falhou, faltou a energia e depois as baterias nas celulas.
Os Sr. RADIOS AMADORES não são tão maus.
 

PauloIcom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Boa noite antes de mais.Como disse antes em minha opinião acima mencionado não aprovo as escutas,mesmo não divulgar a terceiros.Não tenho nada contra o rádio amadorismo. Não sou rádio amador,trabalho numa Central de Rádio ok. Conversas privadas são privadas amigo Abraço
 

PauloIcom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Quem gosta escutar tem as ondas curtas,existe centenas de rádios para esse efeito e são baratinhos! Em HF existe milhares de frequências para escuta,não e proibido e as estações agradecem a escuta...
 

satsate

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2008
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
pelo que falou é contra os rádios amadores. Eu sou radio amador não fazia escuta mas sabia bem qual eram as frequência.
Na legislação e segurança a Anacom pode pedir a estação para fins falta de Tetra.
Pelo seu seu nome pauloiIom tem um Icom fazia escuta não é radio amador.
 

PauloIcom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Nada disso o nome Icom e de marca de um portátil da empresa.Eu não sou rádio amador mas conheço as bandas frequências como 2 m 10 20 40 80 160 etc e não sou rádio amador.Amigo e comentei que não tenho nada contra os rádios amadores,mas sim a escuta fora da vossa área. Acho que fui explicito.E digo mais, estão em testes mais sistemas para não escuta ok
 
Última edição:

PauloIcom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Calculo que seja uma frustração para os escutas,pois quando o analógico existia muitos compraram equipamentos para o efeito e agora vai para o caixote
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Caro pauloicom, confesso que ao e reler os teus posts estou cada vez mais confuso com as tuas afirmações.

Tetra, GSM ainda não se consegue decifrar a voz em perfeitas qualidade, mas é uma questão de tempo

Apco25 existe em Portugal, mas não no continente
 

PauloIcom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Decifrar as voz!! Como? Muitos testes foram feitos com softwares SDR e outros e foram em vão.Isto que li em vários fóruns internacionais.No mínimo que se pode escutar com softwares SDR e alguns satélites de meteorologia e vhf uhf em analógico.Existe alguns dispositivos tipo USB para ligar ao pc e depois ligar o software SDR mas não escuta o Tetra e outros sistemas porque a margem de frequências tem lacunas,ou seja tem intervalos.
 

PauloIcom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Eu trabalho numa empresa onde sou Operador de Central e temos o Tetra e esta com a criptografia por isso e impossível a sua escuta ok.A criptografia e opcional,mas mais seguro para evitar escutas...
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Eu trabalho numa empresa onde sou Operador de Central e temos o Tetra e esta com a criptografia por isso e impossível a sua escuta ok.A criptografia e opcional,mas mais seguro para evitar escutas...

A criptografia é segura até se saber as chaves dessa criptografia

PS. Tens que te exprimir melhor no teu português, confesso que tens frases que eu não consigo decifrar aquilo que queres dizer. ou isso é uma técnica de criptografia???


Em todos os terminais tertra digital sei que a criptografia é opcinal agora isso tem custos

Não cheguei a perceber se no tetra da tua empresa está implantado a criptografia ou não.
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Decifrar as voz!! Como? Muitos testes foram feitos com softwares SDR e outros e foram em vão.Isto que li em vários fóruns internacionais.No mínimo que se pode escutar com softwares SDR e alguns satélites de meteorologia e vhf uhf em analógico.Existe alguns dispositivos tipo USB para ligar ao pc e depois ligar o software SDR mas não escuta o Tetra e outros sistemas porque a margem de frequências tem lacunas,ou seja tem intervalos.




Aí com soft sdr claro que não escutas
 

PauloIcom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Jamais será possível escutar o Tetra! Senão vejamos,com criptografia ou sem ela não escutas nada.Mesmo que alguém escutasse o sistema o mesmo vai detetar que esta um intruso na rede! Este sistema foi pensado em tudo,talvez não o saibas.Podes pesquisar em toda a internet que não existe nada para a escuta.Sim a empresa onde trabalho tem a criptografia. O tetra ainda e mais complexo do que os telemoveis.
 

PauloIcom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Resumindo.Mesmo em modo convencional o sinal e digital nem mesmo os rádios Scanner mais recentes do mercado conseguem descodificar o sinal pois estes rádios sao modificados com uma norma de encriptaçao Militar uma das mais seguras do mundo.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Jamais será possível escutar o Tetra! Senão vejamos,com criptografia ou sem ela não escutas nada.Mesmo que alguém escutasse o sistema o mesmo vai detetar que esta um intruso na rede! Este sistema foi pensado em tudo,talvez não o saibas.Podes pesquisar em toda a internet que não existe nada para a escuta.Sim a empresa onde trabalho tem a criptografia. O tetra ainda e mais complexo do que os telemoveis.

O sistema vai detectar se necessitares de usar a rede tetra. Para escuta o sistema é passivo não é necessário o registo na rede. Não pesquizes na net porque na net porque na net são minimas as informaçoes sobre isso, não penses que tens a papinha toda feita

Já te disse que neste momento comunicações digitais de dados no tetra já são decifraveis

Antes das radios locais o meu avô também dizia que era impossivel existir uma radio na terra dele
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Resumindo.Mesmo em modo convencional o sinal e digital nem mesmo os rádios Scanner mais recentes do mercado conseguem descodificar o sinal pois estes rádios sao modificados com uma norma de encriptaçao Militar uma das mais seguras do mundo.

Já vi que não sabes o que é decodificação, nem encriptação, falas aí de encriptação militar como se a coisa existisse e como não conheces tens essas ideias


Fica bem
 

PauloIcom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Então diz me um aparelho que faça decodificação da criptografia?
 

satsate

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2008
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
SIRESP COLOCA POLÍCIAS EM RISCO DE VIDA O número de rádios SIRESP nas esquadras, postos e diretorias de polícia em Lisboa corresponde a cerca de 5% das necessidades reais, existindo muitas patrulhas sem rádio, que tem de usar o seu telemóvel pessoal para comunicar com a central, colocando assim estes operacionais em risco permanente, vulneráveis no que respeita ao pedido de reforços imediatos uma vez que via telemóvel a chamada pode demorar a ser atendida e não tem georeferenciação. Por outro lado, a promessa de que o SIRESP permitiria a transmissão de SMS e imagem nunca foi posta em prática, o que impossibilita a comunicação em locais ruidosos como concertos, acidentes com sirenes e máquinas em trabalho, tiroteios, ou em cenários de investigação criminal em curso em que a identidade não pode ser revelada. Neste ultimo caso os investigadores policiais deparam-se ainda com outro problema, a inexistência de auriculares, sendo que os que os possuem tiveram de os adquirir a titulo pessoal.
Noticia retirada da pagina Observatório Português de Proteção Civil, Socorro e Emergência.
 

nunovmsousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
46
Gostos Recebidos
0
Radioamador = singular
Radioamadores = plural
Radioamadorísmo...

Não liguem ao corrector ortográfico, que esse, muito provavelmente, andou numa universidade ao domingo...

Nunca fui adepto da escuta e, em boa verdade, também nunca fui muito falador...
No entanto, sempre me lembro de haver gente, radioamadores ou não, que eram viciados na escuta, assim como hoje em dia há pessoas viciadíssimas em voyerísmo!
Lembro-me, algures na 2ª metade da década de 80, de com um receptor de banda corrida ter "tropeçado" numa conversa de telemóvel em UHF... E aqueles telefones portáteis que funcionavam nos 27 MHz?! Pois, as transmissões analógicas tinham destes problemas e as pessoas falavam com total segurança - digo eu - sem saberem que poderiam estar facilmente a ser escutadas...

Problemas de escutas e interferências sempre houve. O caso mais grave, salvo erro, foi aquando da ocupação da "Ponte sobre o Rio Tejo"...

Posto isto, é minha opinião que as comunicações "seguras" por parte de quem as deva ter são fundamentais. E quanto mais "seguras" melhor...
E escrevo "seguras" entre aspas, porque elas nunca são totalmente seguras... alguém fez os algoritmos, não?

73
 

regabofe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa noite:

Escutar ou não o siresp neste país de corruptos é uma questão de conhecer as pessoas certas e ter uma notita disponível. Além disso com esta crise sem fim o siresp não chega a velho, porque isto de pagar aluguer para utilizar um rádio não dura muito. A rede siresp não controla a escuta, controla apenas os registos de rede.

Amigos ... fiquem bem e

73
 
Topo