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A imagem de um boneco amarrado numa linha de comboio com a camisola de Cristiano Ronaldo na seleção nacional de futebol deixa a imagem da Pepsi "gravemente afetada" em Portugal e "hipoteca" o crescimento da marca no país. TAP anunciou que pondera mudar de fornecedor. De acordo com dois especialistas em publicidade e marketing, contactados pela Lusa, esse spot colocado na rede social Facebook pela Pepsi sueca poderá mesmo afetar a marca norte-americana em todo o mundo, devido à imagem global do avançado do Real Madrid.

"A imagem da marca fica gravemente afetada. O pedido de desculpas dado nas redes sociais, sendo a atitude correta, é tarde de mais. O mal está feito. Claro que estes fenómenos não têm a dimensão que as redes sociais aparentemente lhes dão, mas dito isso, acredito que muitas pessoas vão torcer o nariz da próxima vez que o empregado do restaurante lhes perguntar se pode ser Pepsi", afirmou Luís Pereira Santos, da McCANN Portugal, à agência Lusa.
José Marques, diretor criativo da McCANN, pensa de forma diferente. A Pepsi "vai sair tão ferida como o Pingo Doce com a decisão dos pagamentos com cartão acima dos 20 euros, ou como a Samsung com a Pêpa Xavier, ou como o Governo com as manifestações que se fazem à porta", disse, em declarações ao Dinheiro Vivo.
Ao contrário, Luís Pereira Santos, a Pepsi não é em Portugal uma "marca muito atrativa" e, com este episódio, poderá ter prejudicado em muito qualquer tentativa de aumentar o seu espaço no mercado português.
"A situação é ainda mais difícil porque a Pepsi, não sendo uma marca muito atrativa para o consumidor português, nem tão pouco tendo um núcleo de consumidores fiéis relevante, parte de uma posição de fraqueza. Impacto nas vendas terá pouco, porque as vendas já são muito baixas, mas pode ter hipotecado o renascimento da marca no futuro", explicou.



jn