1. #1
    Avatar de kokas
    Registo
    Sep 2006
    Posts
    40.723

    Padrão Pais fumadores vão ter cadastro

    Governo quer mudar lei do tabaco. Cadastrar os pais que fumam é uma das decisões mais polémicas.



    No próximo ano, os hábitos tabagísticos dos pais devem passar a ficar registados por escrito no Serviço Nacional de Saúde e no boletiminfantil das crianças. Saber se os pais fumam em casa, no carro e quantos cigarros por dia são algumas das questões que vão ser colocadas, numa nova orientação defendida por vários especialistas em saúde pública.




    Segundo o semanário Expresso, outros médicos consideram estas propostas muito radicais por responsabilizarem os pais pelas doenças dos filhos. A par do cadastro, diz o jornal, o Governo decidiu que as campanhas publicitárias sobre os 'perigos' de fumar em casa ou no carro vão ser muito mais assertivas.


    dn

  2. #2
    Avatar de yz.™
    Registo
    Jul 2008
    Posts
    2.262
    Andam a atirar barro à parede a ver se cola, mas parece que não pegou
    Mesmo no deserto STOP é para parar.
    O material tem sempre razão.
    Where there's a will there's a way

  3. #3
    Avatar de p.rodrigues
    Registo
    Apr 2007
    Idade
    53
    Posts
    5.433

    Padrão Ministério da Saúde desmente intenção de «cadastrar» pais fumadores

    O Ministério da Saúde garantiu este sábado, em nota enviada à imprensa, que não tenciona cadastrar os pais fumadores. O semanário Expresso faz hoje manchete com a intenção do ministério avançar, já a partir do próximo ano, com o registo dos hábitos tabágicos dos pais no Serviço Nacional de Saúde.

    A ideia é defendida por especialistas em saúde pública, mas o ministro Paulo Macedo negou estar a ponderar esse registo.

    Segundo a edição de hoje do Expresso, já no próximo ano, quem se deslocar a uma urgência hospitalar porque o seu filho está com dificuldade em respirar ou tem uma otite poderá ter de responder a um questionário no qual terá de dizer se fuma em casa, no carro ou quantos cigarros.

    O objectivo, refere o jornal, é que os seus hábitos tabágicos passem a constar da história clínica da família nos registos do SNS e no boletim da criança. Trata-se de um cadastro para pais fumadores que o Governo quer introduzir da nova lei do tabaco.

    Fernando Leal da Costa, secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, explica que «a ideia não é culpabilizar mas ajudar a prevenir maiores danos». Um dos promotores desta ideia, José Calheiros, especialista em medicina preventiva e membro da direcção do Instituto Ricardo Jorge, acrescenta que «tem de se envolver a sociedade para mudar a norma, fazendo perguntas na Urgência e nas consultas, para que não se percam oportunidades».

    Ao mesmo tempo que, destaca José Calheiros, os pais fumadores são alertados para o facto de «que ao fumarem no carro expõem as crianças ao mesmo nível de fumo a que é sujeito um bombeiro durante um incêndio»

    Fonte: DD

Tópicos Similares

  1. Assaltante tinha longo cadastro
    Por billshcot no fórum Arquivos
    Respostas: 7
    Último Post: 06-01-2013, 23:33
  2. Condutores com cadastro on-line
    Por billshcot no fórum Arquivos
    Respostas: 0
    Último Post: 29-12-2012, 09:13
  3. como alterar meu cadastro
    Por Shilico no fórum Problemas com o fórum
    Respostas: 5
    Último Post: 04-02-2010, 17:20
  4. Pedofilia fica 20 anos no cadastro
    Por RoterTeufel no fórum Arquivos
    Respostas: 0
    Último Post: 27-02-2009, 20:01

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar