• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Esquentador Vulcano WR11 G23 (click HDG)

tera-hertz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Bom dia a todos,
No apartamento que estou a alugar, o esquentador decidiu funcionar quando lhe apetece... Precisava de umas orientações para evitar ligar para o senhorio. Isto é, se for coisa fácil de arranjar.

ERRO:
Não faz faísca. No início ainda dava algum sinal no led vermelho, mas agora nada.
No entanto, consegue ligar normalmente depois de algum tempo a cozinhar na placa a gás que está ao lado. Passado algum tempo (30 min talvez) deixa novamente de funcionar.

CARACTERÍSTICAS
Junkers Vulcano WR11 G23 (mesma cara do Junkers click HDG)
Botão on/off
Acendimento electrónico por hidrogerador
Sem display digital
2 Leds indicadores de funcionamento
Gás natural

Obrigado a todos.
Fico à espera ;)
 

Anexos

  • P1050076.JPG
    P1050076.JPG
    860.1 KB · Visualizações: 119
  • P1050085.JPG
    P1050085.JPG
    97.7 KB · Visualizações: 108

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Bom dia a todos,
No apartamento que estou a alugar, o esquentador decidiu funcionar quando lhe apetece... Precisava de umas orientações para evitar ligar para o senhorio. Isto é, se for coisa fácil de arranjar.

ERRO:
Não faz faísca. No início ainda dava algum sinal no led vermelho, mas agora nada.
No entanto, consegue ligar normalmente depois de algum tempo a cozinhar na placa a gás que está ao lado. Passado algum tempo (30 min talvez) deixa novamente de funcionar.

CARACTERÍSTICAS
Junkers Vulcano WR11 G23 (mesma cara do Junkers click HDG)
Botão on/off
Acendimento electrónico por hidrogerador
Sem display digital
2 Leds indicadores de funcionamento
Gás natural

Obrigado a todos.
Fico à espera ;)
ao ter um hidrogerador, o mesmo só funciona se a pressão da água for muito boa, caso contrário, não rola e por isso não gera corrente para dar a faísca e alimentar o circuito de alta tesão.
comigo já aconteceu e resolvi o problema ligando 2 pilhas de 1,5voltes. aqui tens o esquema feito por mim. se percebes disto podes resolver assim o teu problema. o meu ficou resolvido.
vê a imágem.
 

tera-hertz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
ao ter um hidrogerador...
Obrigado pela resposta. O problema não deve ser da pressão da água, porque como disse, ele funciona quando o gás está a ser utilizado na placa. Não há alterações na pressão da água. Mas esse esquema vai servir para um colega meu ;)
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela resposta. O problema não deve ser da pressão da água, porque como disse, ele funciona quando o gás está a ser utilizado na placa. Não há alterações na pressão da água. Mas esse esquema vai servir para um colega meu ;)
OK. no teu problema tambem podemser mais duas coisas: se houver humidade na placa de alta tensão a chama pode não inflamar. a outra coisa é teres concentração de monóxido de carbono. no topo do esquentador encontras um sensor que detecta esse monóxido de carbono. se isto ixistir, o esquentador nunca liga. se o local não te pode fazer prejuizo com o monoxido de carbono, então basta chantares esse sensor. experimenta.
depois diz algo.
 

tera-hertz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
... a outra coisa é teres concentração de monóxido de carbono. no topo do esquentador encontras um sensor que detecta esse monóxido de carbono. se isto ixistir, o esquentador nunca liga. se o local não te pode fazer prejuizo com o monoxido de carbono, então basta chantares esse sensor. experimenta.
depois diz algo.

Ora bem, conectei diretamente os dois fios que estão ligados ao sensor e nada... :/

Que poderá ser?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boas, primeiro e para dissipar duvidas ligas os fios do interuptor um ao outro para ver se o problema está no mesmo, depis com uma chave de fendas limpas a sonda de ionização porque por vezes na cozinha acumula gorduras e fica isolada e depois não chispa, verifica também na parte de baixo onde está inserido o micro switch se há vestigios de água.
Fazer estes procedimentos e dizer alguma coisa.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigo por acaso não viu o filtro de entrada de agua fria se tinha sujidade
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Ora bem, conectei diretamente os dois fios que estão ligados ao sensor e nada... :/

Que poderá ser?
eu tinha-te dito para chantares esse sensor e não ligares directamente os fios. chantar significa uni-los um ao outro depois de descarnados.
 

tera-hertz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
kokas:
...ligas os fios do interuptor um ao outro para ver se o problema está no mesmo: é impossível. o botão on/off está numa caixa inserido num circuito integrado isolado
...limpas a sonda de ionização: feito...
...micro switch se há vestigios de água: sem vestígios de água em qualquer parte.

gatusko
Não tenho ideia onde fica esse filtro :p

genios
Como disse o flag, é um HDG.

flag
O que fiz foi utilizar um fio descarnado e liga-lo aos dois polos onde estão soldados os fios. Não serve?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Não me parece que o problema esteja no sensor de monóxido carbono... este faz o corte quando é atingido um determinado valor e aí sim desligado o esquentador. Ora se está tudo desligado e quando abre a torneira não existe ignição será um problema de ignição.

O filtro a que o gatusko faz referência encontra-se na torneira de corte de água para o esquentador. Nessa pequena torneira repara que possui uma fenda, de frente, onde inseres uma chave de fendas com "balanço" suficiente para desapertar essa tampa. Dentro da torneira está um pequeno filtro metálico que convém estar limpo. Para retirar o filtro fecha a torneira (a própria, não é necessário a geral). Mas não deve ser por aí...

Cada caso é um caso... a sonda de monóxido de carbono existe para segurança das pessoas. O monóxido de carbono não tem cheiro e mata sem causar sofrimento quando em excesso. O limite máximo permitido por lei é de 49 ppm. O teste é feito com o fogão todo acesso (todas as "bocas" a gás), exaustor a funcionar, esquentador no máximo da sua potência e a cozinha com as portas fechadas. Durante 10 minutos, se o esquentador não se apagar e o valor não for ultrapassado, ok.

Se o concerto for muito que já não mereça o investimento, aconselho a compra de um esquentador ventilado.
 

tera-hertz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Depois de conversar com o proprietário do apartamento, este aconselhou-me a purgar o gás antes de qualquer outra abordagem. Ao que parece as baixas temperaturas podem afectar a deslocação do gás, com pressão suficiente, até ao esquentador :/
O que é facto, é que desde ontem que está a funcionar :36_2_51:

Não sei se está resolvido, mas por enquanto está remediado...

Abraço e obrigado a todos ;)
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Ainda bem, provávelmente o esquentador estava parado há muito tempo.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Pois e os diametros da tubagem deve de ser inferior a 22 se fosse de 22 não aconteceria isso pois já me aconteceu na casa de um familiar isso tive que deixar torneiras algum tempo abertas porque a tubagem que andaram a colocar era muito inferior a 22
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Depois de conversar com o proprietário do apartamento, este aconselhou-me a purgar o gás antes de qualquer outra abordagem. Ao que parece as baixas temperaturas podem afectar a deslocação do gás, com pressão suficiente, até ao esquentador :/
O que é facto, é que desde ontem que está a funcionar :36_2_51:

Não sei se está resolvido, mas por enquanto está remediado...

Abraço e obrigado a todos ;)
mas para te poderem ajudar e não fazeres que os que te querem ajudar seja induzidos em erro, deves dizer com verdade o que acontece. no teu tópico queixas-te que o esquentador não dá faísca. que não a mesma coisa de não acender por falta de gás. se fosse isto, já teríamos chegado a outras conclusões.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
mas para te poderem ajudar e não fazeres que os que te querem ajudar seja induzidos em erro, deves dizer com verdade o que acontece. no teu tópico queixas-te que o esquentador não dá faísca. que não a mesma coisa de não acender por falta de gás. se fosse isto, já teríamos chegado a outras conclusões.

Pois o amigo flag tem toda a razão... uma coisa é não "fazer" faísca outra são problemas de alimentação (gás)!
 

tera-hertz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Boas,
O esquentador vinha a funcionar diariamente, por isso não é uma questão de paragem prolongada.

Quanto ao diâmetro das tubagens, medi a que sai da torneira para o esquentador e é inferior a 20...

Relativamente à informação dada, pedi ajuda indicando o problema que me surgiu, explicando os sintomas do aparelho. Como referi também, o gás funcionava na placa ao lado e passado algum tempo a puxar gás na placa o esquentador liga.

Já agora foi "fogo de vista", já que tudo voltou ao que estava, não dá faísca e apenas volta ao normal quando o gás é puxado na placa... :/

O problema do gás foi-me agora indicado pelo proprietário posterirmente, coisa que eu desconhecia, pois se chega à placa, deveria chegar ao esquentador. É só subir mais uns centimetros :)

Enfim... Ainda não está resolvido, mas a dica dos 22 mm deixou-me a matutar e terei que falar sobre isso ao proprietário.
Alguém sabe qual a norma em vigor acerca destas dimensões?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Na minha modesta opinião não tem nada a ver com os 22mm, não dá faisca, verificar os sistemas de proteção, hidrogerador ou módulo.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
A norma aqui á uns anos era 22 agora não sei o tubo de 22mm tem maior caudal e quando passar se passar o gaz canalizado pelas casas que tem tubagem inferior ou seja muito inferior aí esta o problema de falta de gaz e falta de rendimento dos aparelhos , eu digo isto porque em casa de um familiar fez obras na casa ou seja um salão o mestre de obras? colocou tubo de 16 mas colocou só o tubo quando se foi fazer o resto que foi colocar o coletor o gaz não chegava nem á placa nem ão esquentador, e era gaz industrial teve que se abrir as torneiras para sair o gaz e ate hoje não houve mais problemas porque com o gaz normal nunca chegou a funcionar .
 
Topo