1.jpg

Um colecionador português disputou esta segunda-feira num leilão uma secção da escadaria original do monumento parisiense, com 750 quilos e 19 degraus, com outros sete interessados. Pagou 220 mil euros.

A casa de leilões Artcurial anunciou esta segunda-feira que a secção da escadaria da Torre Eiffel foi arrematada por um colecionador português num leilão em que outros sete licitadores (europeus, americanos e sul americanos) manifestaram interesse na aquisição.



A peça, que pesa 750 quilos e tem uma altura de três metros e meio, estava avaliada entre 20 mil e 30 mil euros. O colecionador português - cujo nome não foi divulgado - pagou 220 mil euros.
Esta secção fazia parte da escadaria que ligava o primeiro e o segundo andares da torre, de onde foi retirada em 1983 por razões de segurança.
A escadaria foi então dividida em 24 partes: uma delas foi mantida no primeiro andar; três foram oferecidas a museus; as restantes 20 ficaram dispersas na sequência de uma venda realizada no primeiro andar do monumento.
Esta secção em particular veio de uma coleção particular da Suíça.



dn