Tópico: Pneus

  1. #1
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    Padrão Pneus

    Exame aos sinais de desgate

    No exame aos pneus, inspecione o piso e os flancos laterais.



    Os pneus são o único ponto de contacto entre o automóvel e a estrada. Mantê-los em bom estado e com a pressão correta ajuda a poupar o carro e combustível, além de reforçar a segurança. Mude os pneus quando a altura dos sulcos for inferior a 1,6 mm, o mínimo exigido. Abaixo deste nível de profundidade, viola a lei.

    Cortes, bolhas ou zonas de desgaste: nada pode escapar. Ajudamos a detetar os sinais de desgate nos pneus e indicamos a melhor solução.









    fonte: deco.proteste
    Quem conhece os outros é sábio; / Quem conhece a si mesmo é iluminado
    (Lao-Tsé)

  2. #2
    Avatar de castrolgtx
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    Pneus: garantia de 2 anos


    Como qualquer bem móvel, os pneus beneficiam de uma garantia de 2 anos. Durante este período, em caso de defeito, o consumidor pode exigir a reparação, substituição ou abdicar do produto e ser reembolsado.

    A lei permite ainda pedir uma redução adequada do preço mas, como se trata de um equipamento onde a segurança é essencial, não recomendamos essa solução. A garantia vigora, no mínimo, 2 anos, mas este período pode ser alargado se o fabricante atribuir um prazo superior.

    Ao contrário da maioria dos bens móveis, nem sempre é fácil identificar um defeito num pneu. É um produto sujeito a desgaste pela sua normal utilização: não se trata de um defeito, a não ser que a borracha desapareça a um ritmo elevado. O tipo de condução é determinante. Há também pneus concebidos para durar e outros com uma longevidade mais curta, em benefício de outras características.

    Um pneu é defeituoso, de acordo com a lei, quando não apresenta as qualidades e o desempenho habituais de outros pneus e que o consumidor pode razoavelmente esperar, ou quando não se adeqúe ao uso específico que o comprador tenha indicado ao vendedor.

    O consumidor dispõe de 2 meses para reclamar junto do vendedor, embora seja desejável fazê-lo logo que detetar o defeito. Caso o vendedor rejeite responsabilidades, tem um prazo de 2 anos, a contar do momento da denúncia, para recorrer a meios judiciais ou extra-judiciais para lutar pelos seus direitos. Nesta fase, compete ao vendedor demonstrar que o defeito se deve a causas que excluem as previstas na garantia.

    Os centros de arbitragem, em particular o CASA – Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, e os julgados de paz são os meios mais adequados para dirimir este tipo de conflitos.







    deco.proteste




    Lei das garantias de bens móveis
    http://www.geralforum.com/board/548/...ml#post1783143
    Última edição por castrolgtx; 05-12-2013 às 11:50.
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    (Lao-Tsé)

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