• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[ajuda] sistema de aquecimento a agua

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
Boa noite. vou tentar descrever sucintamente o meu problema a ver se alguém me sabe dar umas dicas!

E o seguinte a uns quantos anos o meu pai instalou radiadores de aquecimento central através do fogão de lenha! Acontece que com o passar do tempo alguns furaram e como ele não sabia mais acabou a tira-los ficando só os que estavam bons! Até que o ano passado acabou por parar de vez, nao havia qualquer circulação da agua! Como ele já não morava cá em casa acabou por ficar parado! Este ano deu-me para is esgravilhar (mexer) na bomba e acabar por resolver o problema! Aparentemente de estar parada encravou! Bem o proximo passo foi investigar e descobrir que os radiadores davam para reparar, ora então mãos a obra e vamos embora (arranjei um dos radiadores para colocar no meu quarto). Na hora de colocar apercebo-me que o "passador" chamesmo-lhe assim estava trancado e por mais que o abri-se nao saia agua! Vem la descobri onde trancar a passagem de agua, e tirei-o fora, e reparei. Coloquei no sitio, coloquei o radiador e bota calor no fogão!

Logo me apercebi, o diabo ta algo mal! ouvia-se a agua a cair dentro do radiador que coloquei! bem isto deve ser ar, abri o porgador e de la só vi sair agua! fui fechando o detentor até que aquilo parava (mas o detentor tava quase fechado). entretanto volta praqui e volta prali apercebo-me também que nas tubagens o barulho e diferente! anteriormente ouvia-se um barulho continua do passar da agua tipo ssssssssssssss, agora ouve-se pxiiiiiiiiiiiiii pxiiiiiiiiiii!

Escusado sera dizer que ja tirei agua suficiente para aquilo não ter ar nenhum! mas o barulho continua! o radiador novo ouve-se a agua a pingar dentro dele, e nas tubagens que levam a agua para a bomba e para o cilindro o barulho é diferente.

tirando isso nos outros sitios onde existiam radiadores o barulho e o mesmo!

a minha ideia é de que existe ar no circuito, mas como vou eu purgar isto se nao existe mais sitio nenhum alem dos radiadores??

Ja agora isto é autoalimentado, ou seja conforme eu vou tirando agua do circuito, o mesmo vai ao vaso de expansão buscar agua para repor!

Agradeço as ajudas!!

Cumps
 

obelix699

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 1, 2007
Mensagens
391
Gostos Recebidos
0
Ola boa noite, se tens a certeza que é ar na tubagem é facil, basta ires ao ponto mais alto onde passam os tubos de alimentação aos radiadores e ver se consegues apanhar um "T" que esteja tamponado ou então colocar um "T" para colocares um purgador de ar automatico, que com ele montado e aberto sempre que aparece ar no circuito ele vai purgando de forma automatica.

Ja agora, de que material eram os radiadores antigos? e a tubagem é galvanizado? inox? cobre? Pk podes ter o circuito entupido. faz um pequeno teste numa saida para um radiador, desaperta a ida para o radiador e tira agua pelo passador a ver se sai muita ou pouca quatidade de agua. depois diz como correu.

Abraço.
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
vamos la por partes. Os radiadores são alumínio, ou algo semelhante (uma vez que não foi colocado nenhum radiador novo, apenas foram concertados) quanto ao tubo e acessórios é tudo em inox! quanto a saída de agua também me parece tudo normal! o outro dia tive oportunidade de ver isso ao montar o radiador e saia agua com farturinha!

Quanto a tua sugestão, o meu velhote ja tinha pensado algo assim, uma vez que nos radiadores já tinha daqueles purgadores semi automáticos http://lagesa.pt/image/src=uploads/products/004200.jpg&h=600&a=c&zc=2&wm=1

o mal é que com o tempo isso avariou tudo, se se deixarem abertos, esta sempre a sair agua!

Quanto a situação do T tenho que ir pro sotão para perto do cilindro e da bomba averiguar se encontro por la algo! Já agora devo procurar no tubo de entrada de agua para os radiadores ou no de retorno??

Bem quanto ao ter a certeza de que é ar, eu penso que só pode ser. uma vez que anteriormente estava a funcionar bem, desde que tive que cortar a alimentação da agua para poder retirar a válvula de regulação (superior) para do sitio onde meti o radiador, e consequentemente alguma da agua da tubagem foi esvaziada, então e que começou a funcionar assim!

Cumps
 

obelix699

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 1, 2007
Mensagens
391
Gostos Recebidos
0
Normalmente os purgadore são colocados na ida e no retorno. os purgadores nos radiadores não valem de muito quando ha ar no circuito, pois o ar tem tendencia a ir para o sitio mais alto..
 

gabirra

GF Bronze
Entrou
Ago 3, 2008
Mensagens
67
Gostos Recebidos
0
boa tarde amigo tenta tirar o ar com a bomba parada em seguida ve se a mesma tem seletor de velocidade e coloca no minimo depois porga o ar mas em quente e vai fechando e abrindo a torneira do radiador ao mesmo tempo que tiras o ar
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
Bom vai dai que peguei num papel e numa caneta e fui-me armar em engenheiro (sem ofensa)

Aqui está o rascunho das ligações (mais ao menos claro)

http://img854.imageshack.us/img854/6030/ss0a.jpg

P.S - antes do T com tampão falta-me desenhar ali o termóstato!

Se não for mt coincidência (que eu acredito que não) descobri que se o radiador 4 estiver aberto os barulhos param quase integralmente, se fechar a válvula de entrada (a de cima) pouco tempo depois já começo a ouvir os ruídos nas tubagens que descem do sótão até a garagem! ~

No ponto 2 da casa por enquanto está sem radiador mas é para colocar um em breve!(assim que o reparar)


Cumps
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
boa tarde amigo tenta tirar o ar com a bomba parada em seguida ve se a mesma tem seletor de velocidade e coloca no minimo depois porga o ar mas em quente e vai fechando e abrindo a torneira do radiador ao mesmo tempo que tiras o ar

sim a bomba tem seletor de velocidade. E uma roca pc-1025 que pelo que li é só mesmo de nome (parece que é salmson geosun)
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Olá amigos

Venho a este tópico saudar-vos e dar-vos os parabéns pela entreajuda.

Este assunto não é de todo aquele que eu percebo mas admiro e agradeço a quem participa.

Obrigado a todos.


:espi28:
 

sergio310

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
181
Gostos Recebidos
0
Estive a ver o teu esquem e o passdor que esta nocircuito de aqueçimento na posição fechado tem de estar aberto para poder circular a agua.
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
Estive a ver o teu esquema e o passador que esta nocircuito de aqueçimento na posição fechado tem de estar aberto para poder circular a agua.

realmente agora que penso nisso tem a sua lógica! isto pk se o radiador estives aberto a agua circula pelo radiador, mas se o radiador tiver fechado realmente a agua já não tem por onde circular!

devo ter sido eu quando andava a procura do sitio onde "cortar a alimentação" da agua para poder tirar a válvula fora e depois esqueci-me de o mudar de posição!
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
Bom vamos fazer o ponto da situação!

Fui então abrir o tal passador e a coisa começou a correr melhor! sentia-se ainda um ligeiro ruidozito nas tubagens, mas nada de grave. entretanto hoje liguei ao velhote e disse-lhe dos problemas, e contei-lhe também do passador. aquilo que ele me disse era que aquele passador era de estar fechado, e que apenas servia para no caso de crer fechar os radiadores todos, ir la abri-lo e a agua podia continuar a circular.

ou seja aparentemente deveria ir fecha-lo e tentar apanhar o gato por outro lado!

disse-me ainda que amanha fosse ao sótão e antes da entrada da agua na bomba que tira-se o tubo e deixa-se correr a agua durante algum tempo.

vou tentar isso amanha e rezar para ter sorte!


mais alguma opinião???

Cumps
 

sergio310

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
181
Gostos Recebidos
0
Desculpa la ,eu trabalho na area,esse passador é para estar aberto.No esquema que tens,tendo o passador fechado e fechando o radiador que tens no esquema a agua não circula mais.Mas tu e que sabes o que ai tens.
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
pois, mas olhe uma coisa, esse radiador e o ultimo portanto a agua entra nos outros todos antes desse, uma vez que os outros estão abertos deveria ter passagem de agua na mesma não???

quanto ao esquema tbm poderá estar mal desenhado, vou tentar escrever o que la vejo, um bocado quer para um lado quer para o outro do passador estão os tubos, de um lado a entrada da agua do outro a saída do radiador..

mas não quero ofende-lo

Basicamente ao pormenor será isto

Saida entrada
...................Passador
 
Última edição:

sergio310

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
181
Gostos Recebidos
0
Estive a ver melhor o esquema,resta saber se a bomba circuladora esta na Ida ou no Retorno para saber ao certo se a vavula deve estar fechada ou aberta.
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
se eu não estou confundido, porque já vi isto a uns dias a bomba esta no retorno!
 

sergio310

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
181
Gostos Recebidos
0
Se esta o retorno a vavula pode estar fechada,se esta na ida não pode.
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
tenho mais de 70% de certezas que o outro dia estive a seguir "o caminho das tubagens" e que a bomba estava no retorno, mas amanha já confirmo isso!

No entanto e encarando que a bomba realmente esta no retorno o que me sugere???

Vou tentar explicar os sintomas. ´

Neste momento assim como está (passador aberto) e radiador fechado esta a trabalhar bem, bastante silencioso, a passagem da agua nos tubos! ouve-se as vezes um cantar mas talvez seja um pouco de ar que inda ande por aqui!

Se colcoar como estava antes (passador fechado e radiador fechado) começa a ouvir-se um barulho bastante forte nos tubos! nao sei ao certo especificar o que o provoca, mas ouve-se!

No entanto amanha eu vou ir la cima desapertar o tubo antes da bomba e deixar correr a agua um bom bocado, a ver se eventualmente existe ar e se o mesmo vai dar uma volta, de seguida vou voltar a fechar o passador la de baixo e se continuar a fazer barulho, vou gravar o barulho que faz e posto aqui!

P.S - Vou-lhe enviar uma pm, mas por outra situação!
 

fifas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2006
Mensagens
135
Gostos Recebidos
0
Boas amigos esse passador não faz nada onde está, tanto faz estar aberto como fechado.
E reparem que os radiadores estão a trabalhar com a zona freática do cilindro, ou melhor sempre com o retorno.
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
Boas amigos esse passador não faz nada onde está, tanto faz estar aberto como fechado.
E reparem que os radiadores estão a trabalhar com a zona freática do cilindro, ou melhor sempre com o retorno.

e que o meu pai me disse foi que o passador só la estava pro caso de acontecer algo aos radiadores e ser necessário fechar todos, abria-se o passador e podia continuar a haver circuito de agua, por causa de não sei o que!

quanto a zona friatica isso já não pesco nada! ele é que era um "bricoleiro" (desenrascava-se bem na eletrecidade e ainda davas bastantes toques na pichelaria) e que na altura tinha bons conhecimentos, (alguém que trabalhava na área) e lhe fez o esquema da coisa e lhe arranjou o material, e depois ele montou!

O facto de eu o referir e de até lhe ter perguntado coisas e ele não vir ver ele o que se passa, tem a ver com o desenrolar da vida e do fim de um casamento! (só pra não pensarem coisas)
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
pegando novamente neste esquema que ja tinha sido colocado aqui atras http://img854.imageshack.us/img854/6030/ss0a.jpg

vamos la então as questões.

1ª - vamos supor que acendemos agora o fogão, não cronometrei o tempo mas prai daqui a 1hora já deve estar a deitar agua pelo "respiro", se imediatamente a seguir alguém for dar banho, dificilmente ira ter agua suficientemente quente durante todo o banho! isto com o aquecimento desligado, porque se lhe ligar o aquecimento, então não há banho pra ninguém!

alguém com conhecimentos suficientes ara interpretar o esquema acha que existe alguma alteração possível de forma a tirar melhor rendimento do fogão??

2º- em principio terei que substituir um dos radiadores e muito possivelmente irei colocar também aquele que estava por colocar no numero 2( do esquema) aproveitando o facto de mexer no circuito, acho que era boa ideia fazer-lhe uma boa limpeza geral (interiormente). Como é que devo proceder??

P:S- Se alguém tiver links ou contactos de casas que vendam este tipo de material aceito suguestoes.

Cumps
 

Anexos

  • ss0a.jpg
    ss0a.jpg
    56.4 KB · Visualizações: 10
Topo