Ola malta tenho uma novidade que secalhar sera do agrado de muita gente, pois bem todos sabem que cada carro tem uma certa rotaçao e a essa rotaçao esta associado um binario denominado torque e esse binario em conjunto com a rotaçao fazem a potencia do motor ou seja a potencia de desenvolvimento para o carro andar e consumir menos combustivel sem danificar os componentes do motor claro esta se for bem feita a revisao de oléo e filtros nos tempos indicados pelo fabricante.
Para explicar de forma clara a potencia de um motor e o dito binario aqui vai a explicaçao:

Por exemplo um motor de 1.5l TD imaginando que ele tem uma potencia de 67 cavalos as 4600RPM até aqui tudo esta bem, mas essa potencia é a potencia em vazio ou seja a que o motor produz em ponto morto.
Entao aqui entra a tal formula que nos vai indicar a força que resulta do binario e da rotaçao associada a ela entao a formula é a seguinte:

Pra este carro o binario e de 132 Nm as 2600RPM entao neste caso quantos cavalos prefarao nesta rotaçao?

O resultado é este:

Cavalos = binario * rotaçao / 5252 Resoluçao 132*2600= 343200 / 5252 = 65.3CV
Ou seja ele tem quase 99% da potencia nesta rotaçao que as 4600 em vazio.

Agora aqui estamos nos no ponto que eu quis trazer a esta pagina neste caso aqui este possui conta rotaçoes e poderemos regular-nos por ele para passar de mudança, chama-se a este tipo de conduçao conduzir com shift-up ou seja passar a mudança seguinte.
Nos carros mais modernos ja exixtem shift-up incorporado no painel de instrumentos indicando a mudança a meter ou por meio de uma seta para cima.
Agora o problema esta quando os veiculos nao possuiem esse dito conta rotaçoes, neste caso foi estudada a formula que vem dar a velocidade para a correcta passagem de mudanças sobretudo para os veiculos sem conta rotaçoes. A velocidade foi formolada para carros com 5 e 6 velocidades por isso nao à qualquer duvida como passar as mudanças em carros de 5 ou 6 velocidades, as velocidades sao entao as seguintes: Iniciar a marcha em 1° ate atingir aproximadamente 18Km/h, passar para 2° até aos 36 Km/h, passar para a 3° até aos 54Km/h, passar para 4° até aos 72Km/h passar para 5° para veiculos com 6 velocidades ir em 5° até aos 90Km/h e passar para 6° marcha.
Este tipo de velocidades sao as que vem incorporadas nos shit-up de todos os veiculos automoveis independentemente da potencia ou cilindrada e nao alteram em nada os orgaos internos do motor ou transmissao.

Espero ter dado alguma dica para poderem tambem dar anos de vida aos vossos carros e circular nas vias de forma Segura e sem excesso de velocidade.

Abraçs até breve.