• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda com Auto Instalação MEO Satelite

PrinLeN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Estou a tentar realizar a auto-instalação do MEO Satelite na Galiza (tenho casa e Portugal e trouxe a segunda box para Espanha).

Vivo num sétimo andar, que é o último assim que o instalei na varanda.
Usei o Dishpointer para ver a informação para apontar a antena que me deu 210º de azimute e uma elevação de 36º e uma polarização de +21.

Deixo umas fotos, para que vejam se a elevação e polarização está ok.
É que eu liguei o LNB a um set finder onde meto a agulhar no meio e fiz pequenissimos movimentos e o ponteiro nunca mexe, bem como a informação que tenho do receptor dá zero. Deixo também a imagem.

Se me puderem ajudar agradeço.


sube


subir fotos a internet


sube


subirimagenes
 

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Mensagens
385
Gostos Recebidos
0
O forte do dishpointer é que não necessita de bússula .
Mas para isso tens de identificar o terreno para onde o dishpointer aponta .
Casas , árvores etc e apontar a antena para lá .
Portanto 210 graus de azimute não interessa .
Um satfinder é tambem indispensável ( pelo menos para mim ) .
O satfinder é um pequena aparelho com um ponteiro que indica a força do sinal .
Eu uso o smwlink só para saber como tenho de rodar o lnb ( tem uma figura que ajuda muito )
Sucesso
 
Última edição:

aticos

GF Ouro
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
1,670
Gostos Recebidos
0
mesmo com esses dados vai rodando devagar e vai elevandoou baixando ate encontrares sinal com o SatFinder ligado porque esses dados has veses nao sao bem correctos
 
Última edição:

PrinLeN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Portanto, em "teoria" os ajustes de angulo e LNB estarão perto dos usados correcto?

A questão é que eu usando o Satfinder, não encontro variações de sinal:
Penso que o estou a usar bem. O que faço é no fundo colocar a agulhar no 5, e depois rodo suavemente a parabolica, mas nunca mexe do 5...
 

aticos

GF Ouro
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
1,670
Gostos Recebidos
0
pois isso e que e estranho tens a box ligada?podes tambem ligar uma alimentaçao extra ao SatFinderde 12 voltes deve de dar
 

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Mensagens
385
Gostos Recebidos
0
Portanto, em "teoria" os ajustes de angulo e LNB estarão perto dos usados correcto?

A questão é que eu usando o Satfinder, não encontro variações de sinal:
Penso que o estou a usar bem. O que faço é no fundo colocar a agulhar no 5, e depois rodo suavemente a parabolica, mas nunca mexe do 5...
Se o ponteiro do satfinder não mexe é porque estás longe do satélite .
Com o dishpointer tens de reconhecer pontos no terreno e apontar para lá .
Se quizeres utililizar uma alimentaçào separada para o satfinder e lnb tem de estar entre 15 e 20 volts
12 pilhas em série , das grandes , dá bem ( 18 V )
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Portanto, em "teoria" os ajustes de angulo e LNB estarão perto dos usados correcto?

A questão é que eu usando o Satfinder, não encontro variações de sinal:
Penso que o estou a usar bem. O que faço é no fundo colocar a agulhar no 5, e depois rodo suavemente a parabolica, mas nunca mexe do 5...

b704cd6f6340fbf0db0935976f8c84cd.jpg


Se o teu satfinder é semelhante a este, deves rodar o botão para a esquerda até tornares o "apito" praticamente imperceptível... à medida que vais rodando/levantando/baixando a antena e se a vais apontando correctamente, o "apito" vai sendo mais forte. Vais novamente reduzir no botão para que possas ter a melhor orientação.

Na Galiza o azimute é: 111.3º
Elevação: 13.9º
Polarização: -42.8º

Podes utilizar um cálculo online aqui.
 

PrinLeN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Segundo esse site a localização é oposta à do Dishpointer...
Qual é a correcta? 111º ou os 210 que me dá o Dishpointer e outros sites, incluindo o da calculadora do aticos?
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
boas PrinLen

estas capetar com box da meo , certo ???
bem essas box,s são bela treta para capetar sinal .
melhor forma de captar sinal recorrer box digital das antigas , ai sim vais conseguir logo a primeira .
digo isto porque já passei por essa situação em casa de um amigo ,com box da meo nada de sinal após ter pegado box ( metronix ouralis )sinal rolou logo a primeira
foi só colocar box da meo .
muitos dos casos e só rodar um pouco o lnb , isto e poucos milímetros

não desistas

força nisso
 

PrinLeN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Sim, mas também com o Satfinder.

Mas para já o que queria saber é se estou a procurar o sinal no azimute certo... Se for como o p.rodrigues diz, nos 110º, é oposto a onde estou a procurar, o que me causa problemas porque tenho uma parede para esse lado... Se for nos 210º como dizem a maioria dos sites, estarei "perto"...
 

aticos

GF Ouro
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
1,670
Gostos Recebidos
0
amigo nao tens nenhuma parabolica por perto verida para os 30º se nao tiveres ve se tens uma para os 19º depois e so virares um pouco para a direita
tive a fazer um teste na minha zona e esta certo
por isso o azimute que tens esta certo tens e de tentar com outro receptor
 
Última edição:

PrinLeN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
amigo nao tens nenhuma parabolica por perto verida para os 30º se nao tiveres ve se tens uma para os 19º depois e so virares um pouco para a direita
tive a fazer um teste na minha zona e esta certo
por isso o azimute que tens esta certo tens e de tentar com outro receptor

Tirei uma foto do que tenho aqui mais perto. São pratos que estão no topo de um prédio vizinho.
O que está a vermelho está como o meu satelite, pelo que acredito que possa estar orientado para o Hispasat correcto?
Os restantes (que são a maioria do que se vê em espanha), por ventura podem estar orientados para o Astra, não bem a certeza.


imagen jpg
 

aticos

GF Ouro
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
1,670
Gostos Recebidos
0
sim deve de ser isso faz o que o amigo Powersky disse
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Sim, mas também com o Satfinder.

Mas para já o que queria saber é se estou a procurar o sinal no azimute certo... Se for como o p.rodrigues diz, nos 110º, é oposto a onde estou a procurar, o que me causa problemas porque tenho uma parede para esse lado... Se for nos 210º como dizem a maioria dos sites, estarei "perto"...
Seleciona sat. hispasat e a morada (localização) AQUI e ficas os dados necessários para uma boa direcção do prato se tiveres espaço livre sem paredes virado a sul (Portugal) monta o aparato na varanda tv+box tudo ligado afrouxas a fixação moves o prato lentamente um pouco em todos os sentidos que encontras o sinal
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Sim, mas também com o Satfinder.

Mas para já o que queria saber é se estou a procurar o sinal no azimute certo... Se for como o p.rodrigues diz, nos 110º, é oposto a onde estou a procurar, o que me causa problemas porque tenho uma parede para esse lado... Se for nos 210º como dizem a maioria dos sites, estarei "perto"...

Amigo esquece o post que coloquei... o programa não está a funcionar correctamente! Sim é nos 211º e o LNB entre as 17H e as 18H.

Se tens por aí um receptor capaz de sintonizar FTA é melhor que usares a box da Meo.

Procura pela Record nesta frequência 10890V 27500 3/4.

Podes ver todas as frequências aqui.
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
boas PrinLeN

bem amigo tenta com estes transpondes sinal e bom por aqui
12130 H 27500
12380 V 27500
11891 V 30000

bem se t encontras na Galiza direciona antena mais ou menos em linha do mar !!
certamente que tens por ai muitas antenas viradas pó hispasat = digital + canais espanhóis
por certo tens por ai algumas antena meo , jon sai pá rua deita olho nisso


não desistas

abraço
 

PrinLeN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Receptor FTA, por aqui não tenha nada...

Powersky, quando ao que dizes do Digital +, aqui diria que a maioria dos pratos está como os dois (os que não estão a vermelho) da imagem que coloquei acima.

A questão aqui que mais me "preocupa" é que o Satfinder não mexe o ponteiro... está sempre no 5, ou seja não está a captar "ponta" de sinal...
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
Receptor FTA, por aqui não tenha nada...

Powersky, quando ao que dizes do Digital +, aqui diria que a maioria dos pratos está como os dois (os que não estão a vermelho) da imagem que coloquei acima.

A questão aqui que mais me "preocupa" é que o Satfinder não mexe o ponteiro... está sempre no 5, ou seja não está a captar "ponta" de sinal...

-------------------------------------------------------------------

Digital + e operadora espanhola , e como meo jon , estas 3 operadoras estão no mesmo satelite = hispasat
se pratos estão com 2 lnb quer dizer que estão alinhados pó satelite ( astra 19,2 ) (,hotbird 13,0 )ai tens mesma operadora = digital+ , esta visto que nossos amigos espanhóis estão virados pó satelite astra 19,2
esque-se Satfinder tenta isso manualmente com pouco de sorte vais conseguir , alinha antena que tens na imagem = vermelho , ok
grande problema esta na tua box e fraquinha


power tem passar por ai:Hee: pá dar cabo disso
sou mestre queimar box,s lnbs :naodigas:

vai com calma
isso vai rolar
abraço
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Seleciona sat. hispasat e a morada (localização) AQUI e ficas os dados necessários para uma boa direcção do prato se tiveres espaço livre sem paredes virado a sul (Portugal) monta o aparato na varanda tv+box tudo ligado afrouxas a fixação moves o prato lentamente um pouco em todos os sentidos que encontras o sinal

Amigo utiliza esta ferramenta que este amigo indica
Facilita-te bastante a vida

Deixo uma imagem para te ajudar

Ver anexo 127322
 
Topo