• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda com instalação interna.

Delko21

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Malta precisava de umas pequenas dicas , recentemente mudei de casa e gostava de voltar a montar o kit satélite , agora encontro-me num apartamento , e como existe muitas restrições relativamente á existência de parabólicas , vou optar por uma da Selfsat. Internamente tenho sistema TV/RADIO , necessito de passar cabos ?
fotografia 1.JPGfotografia 2.JPG
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Malta precisava de umas pequenas dicas , recentemente mudei de casa e gostava de voltar a montar o kit satélite , agora encontro-me num apartamento , e como existe muitas restrições relativamente á existência de parabólicas , vou optar por uma da Selfsat. Internamente tenho sistema TV/RADIO , necessito de passar cabos ?
Ver anexo 127393Ver anexo 127394

Cabo vais ter sempre que passar, nem que seja desde a Selfesat até à box...

Agora se o que o tu pretendes é "enxertar" o sinal da Selfsat no circuito que aí tens em casa, a "conversa" é outra...

Será melhor explicares o que tens em mente para que possas obter as melhores resposta.
 

Delko21

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
O que acham mais fácil ?
Passar o cabo , aparentemente vai ser "penoso" , a sala encontra-se do lado oposto , há alguma técnica para o fazer com maior facilidade ?
E relativamente á segunda opção ? O que teria de fazer ?
Obrigado desde já pelo vosso tempo e ajuda.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A 2ª opção é praticamente inviável. Terias que trocar as tomadas todas e fazer um bocado de "engenharia" (tu ou quem fosse fazer o trabalho) para que o sinal chegasse em condições até ao sítio pretendido sem comprometer o resto da instalação e os outros sinais.
Se o prédio não tiver instalação de satélite colectiva ninguém te pode impedir de instalar a parabólica no telhado, de preferência do lado da sala, desde que não seja um prédio com muitos andares e tu mores no rés-do-chão.

DX2
 

Delko21

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
O mais estúpido disto tudo é que o apartamento se encontra em zona satélite e somos praticamente obrigados a fazer contrato com a Meo. Mas como cobram 40€ para fazer todo o trabalho e obrigam a uma fidelização de 24 meses , decidi fazer eu próprio a instalação , até porque já a fiz na minha anterior casa . A diferença é que esta me obriga a mais umas manobras .
Ok então vamos pela solução de passar o cabo , podem me dar algumas dicas relativamente a isso ? Tipo como guiar da melhor maneira , por onde começar . É que isto tem um serie de "fixas tv" e nem consigo ver a logica entre elas :S .
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O mais estúpido disto tudo é que o apartamento se encontra em zona satélite e somos praticamente obrigados a fazer contrato com a Meo. Mas como cobram 40€ para fazer todo o trabalho e obrigam a uma fidelização de 24 meses , decidi fazer eu próprio a instalação , até porque já a fiz na minha anterior casa . A diferença é que esta me obriga a mais umas manobras .
Ok então vamos pela solução de passar o cabo , podem me dar algumas dicas relativamente a isso ? Tipo como guiar da melhor maneira , por onde começar . É que isto tem um serie de "fixas tv" e nem consigo ver a logica entre elas :S .

No que respeita às tomadas (sendo a "2ª opção") como escreve o DX2 é complicado...

Mas vamos lá saber uma coisa: só vais ter Meo num televisor, é isso? O resto da casa é servido por TDT?

No que respeita às tomadas tv que aparecem nas tuas fotos, são tomadas de passagem. Terás que saber que tipo de circuito a casa possui: paralelo ou em série.

Para teres uma ideia, o circuito é como um rio: "corre" de montante para jusante. Para injectares o sinal da parabólica neste circuito terás que o fazer sem ser "contra a corrente" e no "ramal" correcto se for paralelo ou a montante de onde ficará a box.

Mas podem existir outros condicionantes...
 

Delko21

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Sim , apenas vais ficar a funcionar uma TV , com a respectiva Box .
Agora é que vem o pior , saber realmente distinguir o paralelo ou e serie .
Percebi perfeitamente a ideia de como passar os fios , vai ser difícil é aplicar ,porque o sinal terá de vir de um quarto até á sala , ainda é uma distancia considerável.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Para saberes se é em série ou paralelo (o melhor para a casa é o paralelo, muito embora seja pior para o que queres), algures perto da porta de entrada, dentro de casa, existirá uma caixa com a instalação coaxial e dentro desta, se for paralelo, estará o repartidor que cria o circuito paralelo.

Facilmente saberás que circuito pertence à divisão onde queres colocar a box, desligando um a um e experimentando a que divisão ou divisões cada sub-circuito serve... a última tomada de cada circuito só possui uma entrada, daí denominar-se "terminal".

É só ver o que por aí existe e decidir a melhor solução...
 

Delko21

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Ver anexo 127404

é isso mesmo , nem sequer tinha reparado na existência desta caixa! Agora por tentativas saberei a que zonas pertence cada entrada. E o cabo tem de passar obrigatoriamente por lá para ir ter ao sitio certo . Os tubos parecem largos, pode ser que os consiga fazer passar bem !
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Ver anexo 127404

é isso mesmo , nem sequer tinha reparado na existência desta caixa! Agora por tentativas saberei a que zonas pertence cada entrada. E o cabo tem de passar obrigatoriamente por lá para ir ter ao sitio certo . Os tubos parecem largos, pode ser que os consiga fazer passar bem !

Não tens que, forçosamente, introduzir outro cabo... como também não terás que trazer o cabo da antena para essa caixa. Pode ir para essa caixa ou para uma tomada do respectivo sub-circuito. O que estiver mais perto é o ideal. Depois será só efectuar a mistura dos sinais podendo, aí, ser necessária a troca de tomadas (pode ser que não).

Enfiar outro cabo na tubagem, mesmo cabendo, pode não ser possível por vários motivos... para o fazeres terias que retirar o que lá sendo que este traria agarrado a si os outros dois. E seria melhor enfiar cabo coaxial micro. Mas não te aconselho a tal trabalho.
 

Delko21

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Portanto a melhor solução será fazer "emendas" neste cabo ?
Ligo o cabo que vem da antena á tomada que está no "ponto de entrada" e da tomada da sala , ligo á box ?! Na caixa preciso mexer ?
 

candelario

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2008
Mensagens
107
Gostos Recebidos
0
ola amigo boas tardes tenho o que procuras posso fazer-te um esquema e ajudar-te na escolha a selfsat e sem duvida a melhor opção pois as antenas são discretas e realmente estaveis podes encontrar-me aqui no site ou por pm dar-te ei o link onde podes comprar todo esse equipamento as um preço competitivo, abraço
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Portanto a melhor solução será fazer "emendas" neste cabo ?
Ligo o cabo que vem da antena á tomada que está no "ponto de entrada" e da tomada da sala , ligo á box ?! Na caixa preciso mexer ?

Eu não consigo perceber o que estás a explicar... "ponto de entrada"? Se calhar é melhor fazeres um esquema da tua rede coaxial e colocares o "ponto" onde vai ser injectado o sinal da antena, para se perceber. Depois colocas por aqui a foto do esquema.
 

Delko21

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Eu vou instalar a antena na varanda do quarto , pois é o único ponto onde consigo fazer a orientação divida . Tendo em conta que não será preciso então passar cabo , posso ligar á tomada que está no quarto , igual á da foto 1 ? Posso fazer "emenda " com uma ficha , ou troco as tomadas ?
A partir daí , esse sinal já está em condições de chegar ao ponto pretendido (sala) ? Ou terei de fazer mais algumas alterações ?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Eu vou instalar a antena na varanda do quarto , pois é o único ponto onde consigo fazer a orientação divida . Tendo em conta que não será preciso então passar cabo , posso ligar á tomada que está no quarto , igual á da foto 1 ? Posso fazer "emenda " com uma ficha , ou troco as tomadas ?
A partir daí , esse sinal já está em condições de chegar ao ponto pretendido (sala) ? Ou terei de fazer mais algumas alterações ?

Não podes fazer isso assim... eu escrevi que o circuito possui um sentido único. Essa tomada do quarto está no mesmo sub-circuito da sala?

Se não está, todo ele ficará sem o sinal existente actualmente na casa (TDT). Depois na caixa do hall de entrada tem que ser desligado do repartidor e ligado ao circuito que vai para a sala... irá ser necessário mais um repartidor. A não ser que o circuito da sala fique só com o sinal antena mas aqui, de repente, tens a casa já sem o sinal TDT. E depois é necessária a mistura do sinal sat+tdt.

Se a tomada do quarto está no mesmo sub-circuito da sala é mais fácil... mas tens que dar mais pormenores. Faz o desenho do circuito, com as respectivas tomadas, pois só assim é que se lá vai...

O quarto não está "encostado" à sala? Conforme já aqui foi aconselhado, o melhor é passar o fio por cima do rodapé, um furo aqui e ali para passar de divisão, é capaz de ser mais fácil... isto se a tua "Maria" não te chatear a cabeça por causa da "imagem"...

Mas, desde que por aqui coloques toda a informação relativa à instalação nativa, posso sempre dar a minha ajuda...
 

Delko21

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
E eu agradeço desde já , a tua ajuda e paciência , tem sido incansável . Eu até te fazia o tal esquema , mas não faço a mínima ideia como o fazer para o perceberes . Efectivamente estão em sub circuitos diferentes , daí a minha ideia inicial ser passar um cabo desde a antena até a box , só pelo circuito interno , não só pela estética , mas também porque o apartamento é alugado. o quarto e sala estão em sítios opostos com divisórias entre eles .
Aproveito desde já para colocar uma questão , ja que falas-te em TDT , a minha TV não tem TDT . Mesmo assim decidi fazer uma pesquisa de canais , encontei 6 . Cartoon netwoork , 24 kitchen , Fox , Mtv Portugal , Sic mulher e TLC . Sabes dizer porque acontece isso ? Esta zona é satélite e até agora só um vizinho possui o tal satélite da MEO.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu vou instalar a antena na varanda do quarto , pois é o único ponto onde consigo fazer a orientação divida . Tendo em conta que não será preciso então passar cabo , posso ligar á tomada que está no quarto , igual á da foto 1 ? Posso fazer "emenda " com uma ficha , ou troco as tomadas ?
A partir daí , esse sinal já está em condições de chegar ao ponto pretendido (sala) ? Ou terei de fazer mais algumas alterações ?
Amigo Delko21, não podes pura e simplesmente injectar o sinal de satélite numa tomada qualquer e esperar que ele chegue à sala, porque:

1- Essas tomadas não dão e mesmo que dessem, não se pode injectar sinal de satélite dessa maneira;
2- O cabo coaxial que liga a box ao LNB leva corrente eléctrica contínua entre 13 e 18 volts, logo é preciso que ela lá chegue em segurança, ou seja, sem a mínima possibilidade de existirem curto-circuitos ou componentes electrónicos que possam queimar pelo caminho. A tua instalação, como está, não permite fazer isso;
3- Com uma antena dessas (ou mesmo com uma maior), mesmo que alguém faça a alteração à instalação (feita como deve ser, entenda-se) necessária para levar o sinal até à sala, com tanto corte, tanta ligação e tantos acessórios pelo caminho, ele não vai chegar em condições à sala.

Por isto e por muitos outros motivos, volto a perguntar: o prédio tem instalação de satélite colectiva? Moras muito longe do telhado?

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Aproveito desde já para colocar uma questão , ja que falas-te em TDT , a minha TV não tem TDT . Mesmo assim decidi fazer uma pesquisa de canais , encontei 6 . Cartoon netwoork , 24 kitchen , Fox , Mtv Portugal , Sic mulher e TLC . Sabes dizer porque acontece isso ? Esta zona é satélite e até agora só um vizinho possui o tal satélite da MEO.
Em que zona moras? É que alguns desses canais são de cabo, excepto o 24Kitchen, que não existe em analógico. Não apanhas os 4 nacionais?
Todas as zonas são de satélite, mesmo havendo linha telefónica, fibra ou cabo.

DX2
 

Delko21

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
O prédio não tem instalação colectiva de satélite e ora a 3 andares do telhado . Não me safo.
Achas assim tão arriscado passar o cabo da antena á box pelo circuito interno ?
 

Delko21

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2012
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Em que zona moras? É que alguns desses canais são de cabo, excepto o 24Kitchen, que não existe em analógico. Não apanhas os 4 nacionais?
Todas as zonas são de satélite, mesmo havendo linha telefónica, fibra ou cabo.

DX2

Moro na zona de Santa Maria da Feira , e apanho esses com "algum ruído na imagem ! Nacionais nada . Quando me referia a zona satélite é para afirmar que não há instalação cabo no prédio pois não tem cobertura.
 
Topo