• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como eliminar praga de caracóis e lesmas na horta?

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Boa tarde ppl,

Estamos a chegar a mais uma época de plantio e estou com um grave problema cá em casa! O meu terreno está completamente repleto de lesmas e caracóis que já devoraram troncudas e repolhos.

Alguma técnica ou remédio para eliminar esta praga?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Boa tarde ppl,

Estamos a chegar a mais uma época de plantio e estou com um grave problema cá em casa! O meu terreno está completamente repleto de lesmas e caracóis que já devoraram troncudas e repolhos.

Alguma técnica ou remédio para eliminar esta praga?

Amigo se tens muito caracóis, tal pode te trazer um "encaixe" financeiro!

Esses bichinhos (caracóis/caracoletas), e no caso do caracol, é vendido em sacos de 5Kg a partir de € 12.50...
 

tuxa

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
422
Gostos Recebidos
1
Ola boas
amigo maar3amt arranjas um frasco que tenha uma boca larga enterras o frasco na terra
a ficar mais ou menos 1 ou 2 cm fora
viras uma cerverja la dentro
tem que estar o tempo seco
de pois conta o resultado
xau
derao-me essa receita comigo foncionou para as lesmas
 

atlas1017

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2009
Mensagens
145
Gostos Recebidos
0
Os meus pais têm umas galinhas. Uma vez por ano, deixam-nas andar à vontade no terreno durante duas semanas. Assim fazem um controlo inicial e eficaz sobre essas pragas.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Os meus pais têm umas galinhas. Uma vez por ano, deixam-nas andar à vontade no terreno durante duas semanas. Assim fazem um controlo inicial e eficaz sobre essas pragas.

Que sorte que as galinhas tem! :espi28:
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Boa tarde ppl,

Estamos a chegar a mais uma época de plantio e estou com um grave problema cá em casa! O meu terreno está completamente repleto de lesmas e caracóis que já devoraram troncudas e repolhos.

Alguma técnica ou remédio para eliminar esta praga?

Ola boas


Há nas drogarias à venda um granulado anti-lesma (ver instuções de uso) que pode ser espalhado quando não chove sobre o terreno cultivado ou não e que é uma cura radical contra essas pragas. Compra-se em embalagens de cerca de 200g e
é inofensivo para as colheitas
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Sei que o topico é antigo, ams so agora o vi.

CUIDADO com os anti-lesmas.
Sao dos poucos venenos que matam os caes. Se tiverem caes tenham muito cuidado com a utilizaçao destes granulados anti-lesmas.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Boas povo,

Vou experimentar o "Karacol".

Amanhã já coloco os resultados.


attachment.php
 

Anexos

  • 20150305_160206.jpg
    20150305_160206.jpg
    135.6 KB · Visualizações: 352

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
nao tenho duvida que funciona, o problema é memso ser nocivo para os animais.
 

nadir

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 17, 2007
Mensagens
247
Gostos Recebidos
0
boas amigo e simple e barato sal do grosso é eficas ....baril mesmo.....
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
O sal tem o defeito de desaparecer com a chuva, mas o pior é que ao se infiltrar no solo pode danificar os solos.
De qualquer forma para mim nao serve porque faço cultivo em sistema aquaponico, nao posso colocar nada que ao ser soluvel na agua prejudique os peixes ou as plantas.

por enquanto a soluçao que tenho usado, com sucesso moderado, sao as tiras de cobre. Os caracois nao passam no cobre desde que suficientemente largo.
O problema é que por exemplo neste momento precisod e proteger 100 vasos de 3 litros e mais 80 de 11 litros, e passar com fita de cobre a voltaa dos vasos fica mesmo muito caro.

A soluçao alternativa que encontrei foi cortar argolaas de um tubo de cobre de 50mm com 50mm de altura, cortar ao comprido e colocar a voltaa dos pes das plantas.
Claro que so serve para plantas de pe alto, como no meu caso as malaguetas, em alfaces ou outras culturas assim é perfeitaemnte inutil.
 

xacazulu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2009
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Para as lesmas, tenho colocado cascas de meias laranjas e chouchous cortados ao meio, em pequenos pratos e aguardo que as "gajas" se escondam nas cascas laranjas ou comecem a devorar os chouchous, para depois apanha-las dando-as aos peixes.
 

xacazulu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2009
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Quanto aos caracóis, ao anoitecer, vou à estufa, faço-lhe a espera e esmago-os para posteriormente alimentarem os peixes.
 

Armando jgm

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2016
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Sigam a ideia da cerveja as lesmas e os caracóis adoram, para proteger o liquido da chuva utilizo garrafões de agua curtados e claro com aberturas para os ditos cujos entrarem e beberem o precioso liquido
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Epá mandem para mim esse bichinhos (esses com casca e uns "cornozinhos")! :msnm_com_br007-03:

Eu também os mato...proporciono-lhes uma morte lenta (para o efeito desejado, lamentavelmente será assim).
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Ainda esta noite enviei por via aerea para o meio da estrada umas dezenas deles.

Se quiser ca vir apanhar. é a vontade :)
Ainda lhe dou a cerveja fresca em vez de a meter nas armadilhas deles.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Ainda esta noite enviei por via aerea para o meio da estrada umas dezenas deles.

Se quiser ca vir apanhar. é a vontade :)
Ainda lhe dou a cerveja fresca em vez de a meter nas armadilhas deles.

Que desperdício! Estou longe se não aproveitava as ofertas! :msnm_com_br007-03:

O caracol é um negócio em expansão e bastante promissor...

[video=youtube;r_XxEuI-nKY]https://www.youtube.com/watch?v=r_XxEuI-nKY[/video]​
 

r.dealer

GF Bronze
Entrou
Mar 14, 2017
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Eu tenho conseguido manter as lesmas ao passar com o moto enchada de dois em dois dias a Volta da horta, Como a Terra fica muito solta eles tem dificuldade em atravessar a zona mexida.
 
Topo