• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Servidor OSCam a partir do zero com o Raspberry Pi

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Servidor OSCam a partir do zero com o Raspberry Pi

Este guia assume que tem um PC com Windows para baixar a imagem e transferi-lo para um cartão SD formatado corretamente.
Os itens necessários;
Raspberry Pi com fonte de alimentação ligado à rede.
Cartão SD (4GB mínimo sugerido) com Raspbian "wheezy" (pode usar outros sabores ou modificações, mas pode precisar instalar mais pacotes).
Ou um cliente SSH conectado à rede ou um dispositivo de entrada direta para o Pi Raspberry ligado a um monitor.

Se você não tem um cartão SD pré-instalado com Raspbian, então eu sugiro o seguinte.
Ferramenta para formatacao de cartão SD.



https://www.sdcard.org/downloads/formatter_3/
Descompacte e instale.

Ferramenta de imagem de disco

http://www.softpedia.com/get/CD-DVD-Tools/Data-CD-DVD-Burning/Win32-Disk-Imager.shtml
Descompacte o arquivo.

Insira o cartão SD e formatar o cartão com SDFormatter, garantindo que você ligar o ajuste de tamanho em formato.

Baixe a imagem raspbian "wheezy" de;

http://www.raspberrypi.org/downloads
Desloque-se a meio caminho para a imagem e selecione Raspbian Wheezy torrente ou download direto.

Descompacte imagem.

Execute Win32DiskImager.exe - Recebe uma mensagem de erro, mas ignore e ele funciona.
Garantir a carta embaixo onde diz ' dispositivo' é o mesmo que o seu cartão SD.
Clique no ícone da pasta azul no canto superior direito do aplicativo Win32DiskImager.exe - e procure a imagem wheezy raspbian .
Quando encontrar o arquivo e selecionou o dispositivo correto , clique em 'Gravar' e 'Sim' para confirmar.
Quando receber a mensagem " Escrever bem sucedida ", então você pode ir para a próxima fase.

Insira o cartão SD no seu Raspberry Pi, ligar e esperar alguns minutos.

Se você está se conectando remotamente com SSH , então você precisa encontrar o endereço IP do Raspberry Pi.
E melhor fazer isso de qualquer maneira , porque precisa de um endereço IP fixo, geralmente você pode fazer isso no seu router, o método depende de seu roteador.
Você também pode fazer isso direto no Raspberry Pi , se você tem um dispositivo de imput e RPI está ligado a um display.
Se você estiver ligado a um monitor , em seguida, o raspi -config vontade de execução automática na primeira inicialização , você pode definir fuso horário , etc
Gostaria de sugerir a mudança da divisão de memória , se você está usando isso como um servidor dedicado OSCam e nada mais - para que apenas 16mb é alocado para VideoCore .

Para fazer isso a partir de um cliente SSH , em seguida, faça login como usuário ' pi ' e senha ' raspberry ' - e , em seguida, fazer;

sudo raspi-config
depois de ter alterado as configurações de como você quer ( fuso horário e de divisão de memória somente definida), em seguida, concluir e reinicie.

Uma vez que ele reinicia em seguida, faça login como 'pi' e 'raspberry' novamente
Ativar senha de root;

sudo passwd root
Em seguida, digite a senha duas vezes preferido.
logout como usuário atual.
Faça login como 'root' usando a senha escolhida.

Agora estamos prontos para compilar OSCam.

Graças aos respectivos autores para guias sobre como fazer isso ('duos' para obter a informação de outro fórum e 'pr2' para ajustar isso) - mas eu quero colocar uma clara juntos para o benefício de todos.
Por causa disso, nós vamos compilar OSCam com Smartreader e suporte PCSC.

Primeiro, você precisa para começar os seus pacotes;

apt-get update
apt-get -y install apt-utils dialog usbutils
apt-get -y install gcc g++ wget
apt-get -y install build-essential subversion libpcsclite1 libpcsclite-dev
apt-get -y install libssl-dev cmake make
apt-get -y install libusb-1.0-0-dev nano
apt-get install pcscd pcsc-tools
Em seguida, crie o seguinte symbolic link para que o apoio Smartreader é adicionado durante a compilação;
ln -s /usr/lib/arm-linux-gnueabihf/libusb-1.0.a /usr/local/lib/libusb-1.0.a
Receba as fontes OSCam;
Compilar OSCam (observe os dois pontos após a quinta linha está lá, porque eles precisam ser).
cd oscam-svn
mkdir build
chmod 755 build

cd build
cmake -DHAVE_LIBUSB=1 -DHAVE_PCSC=1 -DWEBIF=1 -DHAVE_LIBCRYPTO=1 -DWITH_SSL=1 ..
make
Faça-se um café - você tem um pouco de tempo e merece um!

Agora ele está instalado - é preciso movê-lo;

cd /usr/src/oscam-svn/build
cp oscam /var/local/
e mova a ferramenta list_smargo;
cd /usr/src/oscam-svn/build/utils
cp list_smargo /var/local/
Ambos estão agora em / var / local - agora precisamos alterar as permissões;
cd /var/local
chmod 755 oscam

chmod 755 list_smargo
Agora oscam precisa começar na inicialização, adicionando-o rc.local, e você pode editar com nano;
sudo nano /etc/rc.local
seta para baixo a uma linha um pouco acima "exit 0" e abaixo de "fi", e adicione o seguinte;
/var/local/oscam &
Para salvar, sair com 'CTRL' e 'x' - selecione 'y' e 'enter'.
OSCam agora será executado durante o boot.

Para obtê-lo para reiniciar diariamente às 05h45 e para liberar memória cada hora, edite o arquivo crontab;

sudo nano /etc/crontab
adicione as seguintes duas novas linhas;
05 * * * * root echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
45 05 * * * root /sbin/reboot
e para salvar, sair com 'CTRL' e 'x' - selecione 'y' e 'enter'.


Não vou entrar em asuntos sobre arquivos de log aqui porque OSCam funciona sem eles, e podem ser adicionados mais tarde, se você precisar deles. Seus arquivos de configuração (oscam.conf, oscam.user e oscam.server) em / usr / local / etc

Se você quiser, agora você pode apagar as fontes, que são encontrados em / usr / src - basta apagar a pasta oscam.svn.

você precisa encaminhar a porta para o endereço IP interno do seu Raspberry pi - este deveria ter sido fixada em seu router como eu fiz anteriormente, alternativamente editar o arquivo / etc / network / interfaces. Tome cuidado ao fazer isso, se você não tem um dispositivo de entrada e exibição para o seu Raspberry Pi como se você definir esta errado, então você não terá meios para se conectar ao seu dispositivo. Consulte o seguinte para mais informações sobre este

http://wiki.debian.org/NetworkConfiguration
A partir desse ponto, eu prefiro usar um cliente scp para editar e adicionar meus arquivos de configuração. Como ponto de partida - você pode criar um arquivo de oscam.conf em / usr / local / etc e adicione;

[webif]
httpport = 8888
httprefresh = 5
httpallowed = 127.0.0.1,192.168.0.0-192.168.255.255
Guardar este.
Reinicie o Raspberry Pi. Você já deve ter OSCam execução no reboot e você será capaz de acessar a interface web também.
Você pode fazer logon em interface Web localmente no Raspberry Pi, se você usar startx para executar GUI e depois de executar um navegador web, use;

127.0.0.1:8888
ou a partir de um computador remoto usando o endereço IP local do Raspberry Pi e porta 8888 novamente.
Com isso você pode fazer tudo no seu servidor - em vez de adicionar arquivos para / usr / local / etc você também pode cortar e colar as informações de seus configs na seção de arquivos de interface web, se você preferir

Isso funciona com 2 leitores Omnikey, um em cada porta USB e com um Hub, como testado por mim mesmo. Para maiores informações sobre o cartão configs etc, esta informação está em todo o fórum para a barra de pesquisa é o próximo passo!

Divirta-se!

Autor musogeek
 
Última edição:

DavidofMartins130

GF Bronze
Entrou
Nov 19, 2012
Mensagens
67
Gostos Recebidos
0
Fizeste um excelente Trabalho amigo, no ano passado 2013 no mês de Novembro andei sempre com problemas a por cccam e depois é que vi que o problema esta no cpu que nao suportava dizia que o codigo binario nao éra suportado ao arrancar entao ai andei com o oscam a emular o cccam e desde ai tá em Aveiro com fibra 100MB/s a fazer trocas em pessoal do cardsharing assim todos ganharam so no predio 5 pessoas fazem cardsharing todos emitem para o rapberry pi e depois vai para fora como quem diz (Internet) vai depois aos outros e ai vai o mundo cardsharing com um Micro Computador alimentado pelo próprio router da Meo xD Cabo usb/usb micro e tá fixe onde está comprei uns outloclantes e coleio embaixo da mesinha onde tem o router assim fica escondidinho e porreiro em caso de emergencia :D

Excelente topico agradeço um dia poderá me ser muito util caso o sistema do Raspberry pi dé o breack
 

begreat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2014
Mensagens
98
Gostos Recebidos
0
A partir deste ponto não consigo continuar apresentando o seguinte erro:

bash: cd: /usr/srcsvn: No such file or directory

Alguma sugestão?

Esqueçam esta pergunta, a hora avançada não me estava a ajudar, foi preciso dormir para ver a burrice que tive :)

No entanto estou parado neste ponto:

cmake -DHAVE_LIBUSB=1 -DHAVE_PCSC=1 -DWEBIF=1 -DHAVE_LIBCRYPTO=1 -DWITH_SSL=1 ..make

pelo que desta feita estou a obter o erro:

CMake Error: The source directory "/usr/src/oscam-svn/build/..make" does not exist.

Alguma ideia de como corrigir este erro?
 

begreat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2014
Mensagens
98
Gostos Recebidos
0
Ok, o comando correto é:

cmake -DHAVE_LIBUSB=1 -DHAVE_PCSC=1 -DWEBIF=1 -DHAVE_LIBCRYPTO=1 -DWITH_SSL=1 ..

mas depois o que faço com o:

make

Só consigo fazer build desta forma:

cd oscam-svn
mkdir build
chmod 755 build
cd build
cmake -DHAVE_LIBUSB=1 -DHAVE_PCSC=1 -DWEBIF=1 -DHAVE_LIBCRYPTO=1 -DWITH_SSL=1 ..
cd ..
make

assim fico sem perceber para que serve a pasta build...

Grato pela atenção.
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
cmake -DWEBIF=1 -DPCSC=1

depois escreves make e das enter
 

begreat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2014
Mensagens
98
Gostos Recebidos
0
A pasta Build não serviu para nada no meu caso.

O OScam server já está a funcionar, mas foi tudo feito sem reccorer à pasta build.

Os comandos utilizados foram os seguintes:

cd oscam-svn
cmake -DHAVE_LIBUSB=1 -DHAVE_PCSC=1 -DWEBIF=1 -DHAVE_LIBCRYPTO=1 -DWITH_SSL=1
make

Desta forma compilou sem problemas e aparentemente está tudo a funcionar.

Agora vou adicionar o meu Reader e adicionar o meu user para fazer uns testes e ver se realmente está tudo a funcionar.
 

dragas1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 16, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Para os menos entendidos fiz uma pequena alteração à parte central do manual. Coloquei comandos de remover para o caso de quererem actualizar a OSCAM sem terem que aceder FTP e actualizei a ordem da coisa pois estava algo confuso.

Receba as fontes OSCam;

cd /usr/src
svn co http://www.streamboard.tv/svn/oscam/trunk oscam-svn

Compilar OSCam

cd oscam-svn
cmake -DHAVE_LIBUSB=1 -DHAVE_PCSC=1 -DWEBIF=1 -DHAVE_LIBCRYPTO=1 -DWITH_SSL=1
make


Tome um café - você tem um pouco de tempo e merece um!
Agora ele está instalado - é preciso movê-lo;

rm /var/local/oscam
cd /usr/src/oscam-svn
cp oscam /var/local/


e mova a ferramenta list_smargo;

rm /var/local/list_smargo
cd /usr/src/oscam-svn/utils
cp list_smargo /var/local/


Ambos estão agora em / var / local - agora precisamos alterar as permissões;

cd /var/local
chmod 755 oscam
chmod 755 list_smargo
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Fiz mais uma alteração no manual onde está "nano /etc/rc.local" deverá ser "sudo nano /etc/rc.local"

e onde está "nano /etc/crontab" deverá ser "sudo nano /etc/crontab" caso contrario não conseguirão guardar as alterações.
 

dragas1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 16, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Bem tenho andado a brincar com a coisa e coloquei uma serie de comandos no ficheiro crontab de forma a que este todos os dias actualize a OSCAM e reinicie de forma a limpar cache. Se o quiserem fazer aqui fica... Se o quiserem por com outros periodos é uma questão de alterar as linhas... Coloquei de minuto a minuto os comandos de forma a prevenir a não entrada de algum... entre o make e o proximo comando dei um espaço de 20min pois é o tempo que o make demora +/- a ser executado

# +---------------- minute (0 - 59)
# | +------------- hour (0 - 23)
# | | +---------- day of month (1 - 31)
# | | | +------- month (1 - 12)
# | | | | +---- day of week (0 - 6) (Sunday=0)
# | | | | |
# * * * * * command to be executed


#Actualizacao da OSCAM
30 04 * * * root cd /usr/src
31 04 * * * root svn co http://www.streamboard.tv/svn/oscam/trunk oscam-svn
32 04 * * * root cd oscam-svn
33 04 * * * root cmake -DHAVE_LIBUSB=1 -DHAVE_PCSC=1 -DWEBIF=1 -DHAVE_LIBCRYPTO=1 -DWITH_SSL=1
34 04 * * * root make
54 04 * * * root rm /var/local/oscam
55 04 * * * root cd /usr/src/oscam-svn
56 04 * * * root cp oscam /var/local/
57 04 * * * root rm /var/local/list_smargo
58 04 * * * root cd /usr/src/oscam-svn/utils
59 04 * * * root cp list_smargo /var/local/
00 05 * * * root cd /var/local
01 05 * * * root chmod 755 oscam
02 05 * * * root chmod 755 list_smargo
#limpeza de cache
03 05 * * * root echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
#reinicializacao do Sistema
04 05 * * * root /sbin/reboot
 

begreat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2014
Mensagens
98
Gostos Recebidos
0
O tutorial é muito útil e não teria conseguido se não o tivesse como ajuda.

Apenas acho que deveria ser corrigido, a partir de um certo ponto as quebras de linha deixaram de existir, o que leva a um trabalho acrescido para conseguir progredir em condições.

O autor ou algum administrador deveria editar o post inicial do tópico.

Podia fazer repost corrigindo o problema, mas não quero criar conflitos.

Parabéns igualmente a todas as alterações inseridas, que considero ser de bastante utilidade.
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Sim, tens razão já está corrigido.

O tutorial é muito útil e não teria conseguido se não o tivesse como ajuda.

Apenas acho que deveria ser corrigido, a partir de um certo ponto as quebras de linha deixaram de existir, o que leva a um trabalho acrescido para conseguir progredir em condições.

O autor ou algum administrador deveria editar o post inicial do tópico.

Podia fazer repost corrigindo o problema, mas não quero criar conflitos.

Parabéns igualmente a todas as alterações inseridas, que considero ser de bastante utilidade.
 

begreat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2014
Mensagens
98
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado, assim está muito melhor.

Fiz mais uma alteração no manual onde está "nano /etc/rc.local" deverá ser "sudo nano /etc/rc.local"

e onde está "nano /etc/crontab" deverá ser "sudo nano /etc/crontab" caso contrario não conseguirão guardar as alterações.

Quanto a esta alteração, creio que será desnecessária pois no manual original a certa altura passamos do user "pi" senha "raspberry" para o user "root" com a senha que definimos.

Cumprimentos.
 

dragas1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 16, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Bem os comandos para a auto-actualização da OSCAM falharam... manualmente correm bem mas no crontab não correm bem portanto para já não o adicionem ao crontab pois não estão a funcionar bem... Se detectarem o erro agradeço a resposta, entretanto vou continuar a investigar.
 

Drulo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2009
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Deixem-me ver se percebi direito. "Se eu puser o oscam a funcionar no meu raspberry, ele, apenas ligado por ethernet à fibra da meo, vai deixar-me ver TV como se estivesse a ver com parabolica ao ir buscar os "cartões" aqui CardsList – OSCam

Obrigado pela ajuda.
 

begreat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2014
Mensagens
98
Gostos Recebidos
0
Boa noite.

Bem vindo (desde 2009), creio que deverias passar pela secção das apresentações e depois pela secção das regras antes de prosseguirmos.
 

sk46

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
106
Gostos Recebidos
0
Boas,
fiz um pequeno script para atualização automatica do OSCam.
Créditos mantidos para Fonsec@, visto que apenas copiei os comandos e coloquei no script.

Código:
#!/bin/bash
set -x

# Comentar a seguinte linha se quiserem ver o processo e não que fique guardado no file de log
exec > /var/log/update_oscam.log 2>&1

# Creditos para Fonsec@ (GeralForum)


# Receber as fontes OSCam
cd /usr/src
svn co http://www.streamboard.tv/svn/oscam/trunk oscam-svn

# Compilar OSCam
cd oscam-svn
mkdir build
chmod 755 build
cd build
cmake -DHAVE_LIBUSB=1 -DHAVE_PCSC=1 -DWEBIF=1 -DHAVE_LIBCRYPTO=1 -DWITH_SSL=1 ..
make

# Mover OSCam já compilado
cd /usr/src/oscam-svn/build
cp oscam /var/local/

# Mover list_smargo
cd /usr/src/oscam-svn/build/utils
cp list_smargo /var/local/

# Atribuir premissoes de execucao
cd /var/local
chmod 755 oscam
chmod 755 list_smargo

# Remover pasta com fontes original
rm -R /usr/src/oscam-svn

Podem colocar no cron para a atualização ser mesmo automatica. E o log fica guardado em /var/log/.

update_oscam
 
Topo