Resultados 1 a 4 de 4

Mancenilheira, árvore mais perigosa do mundo

  1. #1
    Gforum Veterano
    Registo: Feb 2007
    Localização: Paredes - Douro
    Posts: 8.934

    Padrão Mancenilheira, árvore mais perigosa do mundo



    Mancenilheira, árvore mais perigosa do mundo




    A árvore mancenilheira (Hippomane mancinella), conhecida pelos hispanofalantes como "manzanita de la muerte"-nome supostamente dado por Cristóvão Colombo-, é considerada a árvore mais venenosa do mundo, segundo o Guinness. Nas áreas costeiras, perto das praias, onde ocorre -Flórida, Caribe, América Central e norte da América do Sul- a mancenilheira é muitas vezes marcada com uma faixa vermelha para alertar os transeuntes para que não fiquem muito perto dela.


    A árvore é venenosa em tantos níveis que se você descobrir uma em seu caminho, é melhor ficar pelo menos alguns metros de distância dela. Seu fruto se assemelha a uma pequena maçã, mas comer apenas um desses frutos poderia levá-lo diretamente ao centro de emergência de um hospital.

    E olha que as maçãzinhas não são a parte mais perigosa da árvore. A seiva branca leitosa da mancenilheira é extremamente cáustica e venenosa, apenas uma gotinha sob a pele pode causar bolhas, dermatite, inchaço ou queimaduras. Isso acontece muito com os turistas que, desavisados, procuram abrigo sob a copa dessas árvores. Acontece que simplesmente as gotas de chuva que escorrem pelos galhos e folhas podem provocar queimaduras ao atingir as pessoas.


    A casca da árvore é venenosa também, nem pensar em fazer uma fogueira com ela. Sua queima libera uma fumaça que pode provocar a cegueira temporária que, no entanto, em alguns casos, pode ser permanente. Considerando-se todas os perigos proporcionados por esta árvore mortífera, não é de admirar que a mancenilheira detenha o registro do Guinness de árvore mais perigosa do mundo.


    Diz a lenda que uma das mortes mais infames causadas pelo veneno da maçãzinha da morte aconteceu com o conquistador espanhol Juan Ponce de Leon. Após ter partido à frente de uma expedição que buscava a fonte da juventude, ele voltou para a Flórida em 1521 em busca de ouro e para reivindicar a área que achava que havia descoberto. Lógico que os nativos não estavam muito a fim de entregar suas terras, e durante a batalha Ponce de Leon recebeu uma flechada na perna, cuja seta havia sido untada com a seiva da referida árvore. O conquistador agonizou por horas antes de morrer.


    Nicola H Strickland, um radiologista, publicou um artigo no
    British Medical Journal sobre como ela comeu as maçãzinhas da mancenilheira durante um feriado na ilha caribenha de Tobago.

    - "Estava catando conchas exóticas e fragmentos de corais na praia, quando vi algumas frutas verdes entre os cocos e mangas espalhadas na praia", escreveu ela . - "Eles eram redondos, do tamanho de uma tangerina, e aparentemente tinham caído de uma grande árvore.", contou.

    - "Eu precipitadamente dei uma mordida nesta fruta e achei agradavelmente doce. Meu amigo também experimentou -por sugestão minha-. Momentos depois, notamos uma sensação picante estranho em nossas bocas, que gradualmente evoluiu para uma queimadura, lacrimejamento e sensação de aperto na garganta."


    Nicola escreveu que os sintomas pioraram ainda mais nas próximas duas horas, tanto que não conseguia engolir qualquer alimento por causa da dor insuportável em sua garganta. Leite foi a única coisa que ela descobriu que ajudava a aliviar um pouco as dores. Foram necessárias oito horas para todos os sintomas diminuírem lentamente.
    Estas árvores podem alcançar até 20 metros de altura e, além dos frutos, apresentam folhas ovaladas bem brilhantes, para atrair ainda mais as pessoas para uma armadilha, ao proporcionar vasta sombra e frutas que tem gosto doce no começo, mas depois tem efeitos devastadores. Felizmente, as lesões provocadas pela mancenilheira são raros, graças aos sinais de alerta sobre os perigos da árvore.



    Fonte: Oddity Central

  2. #2
    Gforum Veterano
    Registo: Feb 2011
    Localização: Perto
    Posts: 2.942

    Padrão

    Grande post
    Para duvidas e ajudas existe um fórum com varias temáticas , não me peçam ajuda por pm serão ignorados

  3. #3
    Gforum Iniciado
    Registo: Feb 2014
    Posts: 12

    Padrão

    Não fazia ideia de tal árvore, obrigado pelo post.

  4. #4
    Girl Avatar de Satpa
    Registo: Sep 2006
    Localização: Portugal
    Idade: 52
    Posts: 9.473

    Padrão

    Interessante post, obrigado pela partilha amigo Casconha.



    Cts

    Satpa

Tópicos Similares

  1. A piscina natural mais perigosa do mundo
    Por Satpa no fórum Lugares de Portugal/Mundo
    Respostas: 0
    Último Post: 11-12-2013, 00:07
  2. qual árvore mais alta do mundo?
    Por aguda no fórum GForum Quiz Center
    Respostas: 1
    Último Post: 09-02-2009, 20:16
  3. [A mais cara árvore de natal do mundo]
    Por aguda no fórum Curiosidades do mundo social
    Respostas: 0
    Último Post: 06-12-2008, 01:43
  4. qual a ave mais perigosa do mundo ?
    Por aguda no fórum GForum Quiz Center
    Respostas: 1
    Último Post: 01-12-2008, 01:58
  5. Suécia abriga árvore mais antiga do mundo, com 9.550 anos
    Por Matapitosboss no fórum Biodiversidade
    Respostas: 0
    Último Post: 17-04-2008, 21:03

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Já fez "Like" na nossa página do facebook?


Assina a nossa newsletter. Recebe todas as novidades semanais no teu email e habilita-te a ganhar premios fantasticos que temos para sortear!

* indicates required