Desde a apresentação do 1.º desportivo com o nome Porsche, o Type 356 (1948), a marca alemã mantém posição destacada entre os construtores de 1.º plano na indústria automóvel. No entanto, as origens da empresa são muito mais antigas.
Em junho de 1898, em Viena (Áustria), o fundador Ferdinand Porsche revelou o Egger-Lohner Electric Vehicle, C.2 Phaeton – igualmente conhecido por P1, acrónimo de Porsche 1. Agora, 116 anos depois, após restauro minucioso, original no Museu da Porsche, em Zuffenhausen, Estugarda (Alemanha), a comemorar o 5.º aniversário!

O P1 que Ferdinand Porsche desenhou e construiu tem muitas ideias que permanecem válidas. No modelo, motor elétrico muito compacto e leve (130 kg) capaz de picos de 5 cv, que permitia atingir 35 km/h. A autonomia era excecional para a época: 80 km! Outra particularidade da viatura era a hipótese de reconversão rápida da carroçaria, de modo a permitir a sua utilização tanto no verão como no inverno.








a bola