• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Passar de motor Diseqc 1.2 para actuador 18"

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Mensagens
96
Gostos Recebidos
0
Boas

Depois de passar 3 meses a ter de subir ao telhado de 10 em 10 dias para realinhar o meu prato offset de 125cm com motor Diseqc 1.2 da GM resolvi mudar para um motor actuador de 18" com um polar mount.

Já tenho o sistema novo instalado mas ainda não tive tempo de o afinar bem, foi afinado a olho e estou apanhar tudo com sinal máximo entre os 30ºW e os 5ºE, também apanho 7ºE, 9ºE, 10ºE, 13ºE e 19.2ºE mas com sinal cada vez mais baixo conforme vou mudando de sat, nos 19.2ºE tenho cerca de 40% quando numa fixa de 80cm tenho 85%.

O que fiz foi muito simples, com o polar mount nos 0º pus sinal máximo no Nilesat 7.0ºW (179.5º), rodei o conjunto completo no mastro cerca de 3mm para oeste para alinhar com o sul verdadeiro (183.0º) e apertei as porcas todas, já era de noite e nem tive tempo para verificar se estava bem alinhado.

1ª duvida - na escala do polar mount ponho a minha latitude, 38º, com o azimute nos 0º ponho sinal máximo no Nilesat e aperto as porcas da elevação do prato... depois disto feito só tenho de alinhar com o sul verdadeiro para ficar alinhado com a cintura de Clark ou ainda tenho de fazer alguns ajustes de elevação no prato ou latitude no polar mount?

2ª duvida - segundo o dishpointer na minha localização o Nilesat esta nos 179.5º e o sul verdadeiro nos 183.0º, existe uma diferença de 3.5º, quantos milímetros tenho de rodar no mastro para fazer esses 3.5º?... o que eu fiz foi rodar até perder o sinal que tinha no Nilesat, rodei cerca de 3mm.


Outro problema que tinha com o motor Diseqc é que não podia passar do Hellasat 39º porque o LNB começava a bater nas telhas conforme o prato ia rodando/ deitando, com a estrutura polar mount o prato ficou uns bons 35/40cm mais alto e esse problema ficou resolvido e esperava conseguir apanhar os 42º mas parece que apanhei uma limitação do polar mount...

... instalei o actuador no lado este para não haver esforço do actuador no lado onde deveria de ir mais longe mas depois de ter tudo instalado reparei que na escala azimute do polar mount do lado este não consegue passar dos 40º porque os dois suportes do actuador batem um no outro.

3ª duvida - os 40º de azimute no polar mount são suficientes para apanhar o Turksat 42º ou terei de instalar o actuador no lado oeste para conseguir apanhar este sat?


Como este sistema é só para ver feeds vou instalar um segundo actuador para poder fazer ajustes na elevação do prato, até já fiz o apoio no prato para prender o segundo actuador.

4ª duvida - um actuador mini de 6" é suficiente para fazer uns pequenos ajustes de elevação?... o prato tem 15 kilos.


Para controlar dois actuadores só com um posicionador acho que preciso de um interruptor ON/ON para alternar entre os cabos dos actuadores, cada cabo tem 4 condutores, dois para o motor e dois para o sensor.

5ª duvida - de quantos interruptores ON/ON preciso?... basta um porque só preciso fazer corte de corrente nos dois condutores para o motor ou preciso de dois porque também tenho de fazer corte de corrente nos dois condutores para o sensor?

Foto com polar mount nos 0º e com sinal máximo no Nilesat.
rizucw.jpg


Cumps
 
Topo