• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Lampada em série.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
Quando ligamos a uma tomada de lampadas em série para repararmos, por exemplo um televisor e ao ligarmos o mesmo as lampadas acendem e depois apagam-se lentamente, isto significa o quê?

Se alguem souber, agradecia que me explicassem.

Um abraço.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
Quando ligamos a uma tomada de lampadas em série para repararmos, por exemplo um televisor e ao ligarmos o mesmo as lampadas acendem e depois apagam-se lentamente, isto significa o quê?

Se alguem souber, agradecia que me explicassem.

Um abraço.

Não estou a perceber!

tomada de lampadas?? - ??? que tipo de lampadas??
lampadas para repara um tv-- ?? como assim??

Se as lampadas apagam lentamente é porque a tensão na lampada vai descendo
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
Não estou a perceber!

tomada de lampadas?? - ??? que tipo de lampadas??
lampadas para repara um tv-- ?? como assim??

Se as lampadas apagam lentamente é porque a tensão na lampada vai descendo

boas

era para responder mas como nao dava para entender bem fiquei por aqui.
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
se esta a dizer que liga um dos fios dos 220v direto ao tv e no outro fio esta a aplicar um serie de lampadas....esta a dividir a corrente entre as lampadas e o tv....

mas não entendo porque esta a aplicar uma serie de lampadas para reparar um TV....

diga alguma coisa..

remocon
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Peço desculpa por não ter detalhado mais em pormenor a minha questão.
Mas é o seguinte: Como devem saber, se usarmos uma tomada que tenha em série, no meu caso, tenho 4 lampadas 1 de 25W outra de 75W, 100W e 150W, o que dá origem a quando estamos a reparar um televisor, se houver algum componente em curto, as lampadas vão absorver o excesso de tensão e assim não dará origem a que outros componentes se danifiquem. Creio que este método é utilizado pela maioria dos técnicos de eletrónica.

Um abraço.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
É assim:

ou melhor não é assim, como dizes
Actualmente todas as fontes de tv são comutadas e por conseguinte a fonte detecta excesso de corrente e entra em modo proteção
Se a fonte tiver algum componente em curto está lá o fusivel preparado para queimar
Portanto, sinceramente, não estou a ver a utilidade da serie de lampadas
Antigamente quando as fontes eram lineares talvez tivesse alguma utilidade

Mas se esta a fazer algum teste e acontece que as lampadas acende e depois apagam quer dizer que o equipamento deixou de consumir energia
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Vivam companheiros.
Quando ligamos a uma tomada de lampadas em série para repararmos, por exemplo um televisor e ao ligarmos o mesmo as lampadas acendem e depois apagam-se lentamente, isto significa o quê?

Se alguem souber, agradecia que me explicassem.

Um abraço.

Boas

As TV's actuais tipo Led, têm fonte de alimentação comutada, e dependendo do tamanho do painel pode ter na rectificação condensador de 400Volt e 220uF ou mais capacidade.

Se a televisão não tiver sistema softstart ou NTC ou Inrush na entrada dos 230V AC, no instante de ligação da mesma à energia, a corrente pode ser bastante elevada até carregar o(s) condensador do primario da fonte.

Nos televisores de tubo catodico (fonte comutada pelo transformador linhas ou outro tipo) acontece algo semelhante, por alem de carregar condensadores, ainda costuma arrancar a bobine de desmagnetização do ecran.
Neste tipo de televisor, ainda tem modelos de tubo de arranque rápido, ou seja o filamento no tubo catódico liga com corrente bastante mais elevada que o normal, e depois baixa gradualmente até ao normal.

Por esse motivo será normal, a (s) lampada em série com este tipo de aparelho, acender (em) no instante ligação e depois apagar (em) lentamente.

Bons ajustes

Cps
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
É assim:

ou melhor não é assim, como dizes
Actualmente todas as fontes de tv são comutadas e por conseguinte a fonte detecta excesso de corrente e entra em modo proteção
Se a fonte tiver algum componente em curto está lá o fusivel preparado para queimar
Portanto, sinceramente, não estou a ver a utilidade da serie de lampadas
Antigamente quando as fontes eram lineares talvez tivesse alguma utilidade

Mas se esta a fazer algum teste e acontece que as lampadas acende e depois apagam quer dizer que o equipamento deixou de consumir energia
Registo a tua opinião, mas permite que não concorde. Por essa ordem de ideias terás de te munir de um sem numero de fusiveis até descobrires qual o componente em curto. Enquanto desta forma o fusivel fica intacto e através do brilho da lampada consegues saber se o aparelho está ou não em condições. Aproveito para te convidar a assistir a um video no youtube dum professor de eletrónica Brasileiro, que mostra quão eficaz é esta técnica. No youtube basta escreveres "lampada em série" e és encaminhado diretamente para o video.

Um abraço
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Boas

As TV's actuais tipo Led, têm fonte de alimentação comutada, e dependendo do tamanho do painel pode ter na rectificação condensador de 400Volt e 220uF ou mais capacidade.

Se a televisão não tiver sistema softstart ou NTC ou Inrush na entrada dos 230V AC, no instante de ligação da mesma à energia, a corrente pode ser bastante elevada até carregar o(s) condensador do primario da fonte.

Nos televisores de tubo catodico (fonte comutada pelo transformador linhas ou outro tipo) acontece algo semelhante, por alem de carregar condensadores, ainda costuma arrancar a bobine de desmagnetização do ecran.
Neste tipo de televisor, ainda tem modelos de tubo de arranque rápido, ou seja o filamento no tubo catódico liga com corrente bastante mais elevada que o normal, e depois baixa gradualmente até ao normal.

Por esse motivo será normal, a (s) lampada em série com este tipo de aparelho, acender (em) no instante ligação e depois apagar (em) lentamente.

Bons ajustes

Cps
Obrigado pela explicação.
Pelo exposto vejo que sabe do assunto e devo confessar que o televisor que estava a tentar reparar tinha o cinescópio nas "lonas". Inicialmente fiquei com duvidas acerca da forma como as lampadas reagiram. Não sei se partilha da opinião que se deve usar uma tomada de lampada (s) em série, afim de minimizar os efeitos duma sobrecarga de tensão nos componentes que estão em condições e através do brilho da (s) lampada, percebermos que algo não está conforme.

Um abraço.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Registo a tua opinião, mas permite que não concorde. Por essa ordem de ideias terás de te munir de um sem numero de fusiveis até descobrires qual o componente em curto. Enquanto desta forma o fusivel fica intacto e através do brilho da lampada consegues saber se o aparelho está ou não em condições. Aproveito para te convidar a assistir a um video no youtube dum professor de eletrónica Brasileiro, que mostra quão eficaz é esta técnica. No youtube basta escreveres "lampada em série" e és encaminhado diretamente para o video.

Um abraço

É assim:
Claro que permito que não concordes, mas escuta, um profissional de electrónica quando vê um fusivel queimado raramente coloca outro porque sabe que com 99% de certezas ele vai queimar novamente, eu costumo dizer que o fusível nunca avaria, ele serve só para proteger o profissional vai logo verificar determinados componentes para detetar onde se encontra o curto circuito. Continuando, no youtube uma grande parte dos vídeos nesse tipo de reparações são enganosas ou pouco profissionais, embora também lá se encontrem muito boas explicações, mas são mais raras
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Vamos ver uma coisa

Qualquer que seja o equipamento electrico, TV, radio, lampadas, frigorificos, motores eletricos, aquecedores etc. gastam sempre mais energia no arranque do que no seu estado normal de funcionamento

É a lei da fisica
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas

Claro que se pode (e deve) usar as lampadas como descreve, para detectar anomalias ou evitar excessos de corrente, em reparação.

Por vezes tambem recorro a um aquecedor( termo-ventilador), em serie 1000/2000W, para reparar placas, de variador de rotação motor, e outros.

Acaba por ser mais seguro, e o espectaculo de fogo de artificio da electrónica não acontece.

Boas reparações

Cps
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
É assim:
Claro que permito que não concordes, mas escuta, um profissional de electrónica quando vê um fusivel queimado raramente coloca outro porque sabe que com 99% de certezas ele vai queimar novamente, eu costumo dizer que o fusível nunca avaria, ele serve só para proteger o profissional vai logo verificar determinados componentes para detetar onde se encontra o curto circuito. Continuando, no youtube uma grande parte dos vídeos nesse tipo de reparações são enganosas ou pouco profissionais, embora também lá se encontrem muito boas explicações, mas são mais raras

Aproveito para te convidar a assistir ao video no youtube, do professor Mário Pinheiro.

Um abraço.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Aproveito para te convidar a assistir ao video no youtube, do professor Mário Pinheiro.

Um abraço.

Circuito de amador de electronica para amador de electronica. Em tv nao dá beneficio nenhum, agora em alguns outros equipamentos poderá ajudar
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiros

eu penso que isto da lampadas nao vai dar a nenhum lado.

tudo isto tem a sua variaçao dependendo do equipamento em teste como por exemplo ligar um motor para nao falar-mos em trifásicos falamos nos motores monofasicos, utilisar um amperimetro será mais fáçil e viavel por dar o resultado pretendido sabendo que o equipamento que está a testar consome x de amp. ou y e assim sabe se está correto o consumo o ou nao nos compressores dos frigorificos tambem se utilisa este metodo uma caixinha c, um voltimetro e um ou dois amperimetros c, um inverssore, neste caso para os amperimetros dependendo da escala,um mais alto outro c, a escala mais baixa e entranto pode usar um mini disjuntor para no caso de existir um curto direto disparar.
este mesmo proçesso pode ser aplicado a tv.s
o que eu usava para rep. dos tvs antigos a valvulas e ainda utilizei nos chassis mistos foi um pedal de máquina de costura, e que dizem a isto!

isto quase que me fás lembrar os tempos do antigamente.

fiquem bem.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas

Em reparação de aparelhos de electronica doméstica, será normal usar um Variac de 2000VA ou mais, tal como uso a nivel de empresa.

Com o mesmo é possivel graduar a tensão AC que vamos aplicar a determinado aparelho, e verificar em mostrador digital a corrente consumida em função da tensão aplicada desde 0 Volt até valor que em função do aparelho (Variac) pode chegar a 250 Volt AC, e lido em mostrador digital.

O variac fornece tenção AC onda completa, desde tensão reduzida à mais elevada.

O mesmo não pode ser comparado com reguladores electronicos de disparo de triac (de corte de parte de onda sinusoidal) tipo ajuste intensidade luminos por botão, ou daqueles tipo pedal para rotacão motor.

No entanto um bom Variac para estas potencias pode rondar os 600 a 1000 euros, fora os intrumentos de medida de precisão.

Será comum para reparar aparelhos, usar circuitos como referiu o membro Molec, em repação a titulo pessoal ou empresas que não investem tanto em equipamento.

Já passei em centros de reparação (Até um com certiificação ISO9001, Agente oficial Son*), que nem uma coisa nem outra tinha ao dispor para o dito serviço.

Cps
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
para o nosso companheiro mrsat.

eu na fábrica de industria de metalomecanica onde trabalhei até ter sido feita a dissuluçao da mesma, já trabalhava c, este tipo de ap, onde os ultimos fui comprar á empresa rodil em setubal o patrão na altura tinha-me cedido todo o equipamento e só tenho pena é de nao o ter trazido para casa na hora pelo menos servia de museu, só que entretanto foi tudo gamado por malta de pé descalso mas trabalhadores da empresa.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
para o nosso companheiro mrsat.

eu na fábrica de industria de metalomecanica onde trabalhei até ter sido feita a dissuluçao da mesma, já trabalhava c, este tipo de ap, onde os ultimos fui comprar á empresa rodil em setubal o patrão na altura tinha-me cedido todo o equipamento e só tenho pena é de nao o ter trazido para casa na hora pelo menos servia de museu, só que entretanto foi tudo gamado por malta de pé descalso mas trabalhadores da empresa.

Boas

Foi pena não conseguir trazer o que queria.
Hoje em dia, algum desse tipo de material é caro!

Exemplo de um modelo por cerca de 1250 € mais Iva na empresa Farne**

h**p://pt.farnell.com/superior-electric/226/variable-transformer/dp/1017780

Cps
 
Topo