• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Importar carro

Malamanhado

GF Prata
Entrou
Out 27, 2006
Mensagens
383
Gostos Recebidos
0
Boas.
Pessoal é o seguinte eu estou em França mas vou regressar a Portugal e gostaria de levar o carro com matricula francesa, há algum impedimento sobre esta situaçao ou alguma coisa que possa fazer para nao cometer ilegalidades?
Obrigado
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
Boas.
Pessoal é o seguinte eu estou em França mas vou regressar a Portugal e gostaria de levar o carro com matricula francesa, há algum impedimento sobre esta situaçao ou alguma coisa que possa fazer para nao cometer ilegalidades?
Obrigado

Vou responder um pouco por alto sem certeza absoluta.
Pelo que entendo vais regressar em definitivo a Portugal e queres manter o carro com a matricula Francesa, sendo isto pelo que me parece só podes circular em Portugal nessa situação alguns meses (julgo que não estou em erro) passado este tempo pode acontecer que sejas multado ,mas isto é como tudo até podes andar anos e anos sem nunca nenhuma brigada te mande parar para controlar e tomar conhecimento dessa situação.

Também pelo que sei se queres regressar em definitivo podes legalizar o teu carro sem grandes custos na tua situação de ex emigrante, mas porque não te informas melhor numa agencia sobre possível legalização?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas.
Pessoal é o seguinte eu estou em França mas vou regressar a Portugal e gostaria de levar o carro com matricula francesa, há algum impedimento sobre esta situaçao ou alguma coisa que possa fazer para nao cometer ilegalidades?
Obrigado

Boas

Se vai regressar de vez a Portugal, então deverá legalizar o carro cá.

Para legalizar o mesmo deverá ter Certificado de Conformidade do carro, assim como outros documentos (registo de propriedade, etc).

Para legalização, terá de pagar IA (Imposto Automovel), calculado com base na cilindrada, emissão de poluentes (CO2), ano de primeiro registo.

Para legalização terá de fazer Inspecção B, para verificação de documentos, conformidade da viatura, e testes gerais comuns como inspecção A.

Cps
 

Malamanhado

GF Prata
Entrou
Out 27, 2006
Mensagens
383
Gostos Recebidos
0
Resumindo tudo: com o IA e o resto fica me o preço de um carro novo nao é?
Há coisas que nao entendo em portugal tenho um vizinho que há anos que anda com o carro com a matricula francesa.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Resumindo tudo: com o IA e o resto fica me o preço de um carro novo nao é?
Há coisas que nao entendo em portugal tenho um vizinho que há anos que anda com o carro com a matricula francesa.

Boas

O valor do IA baixa em função dos anos que a viatura tiver.

Se esse vizinho tiver um visto de residência em França, poderá andar ainda andar com o carro, por cá.

Nesses casos toda a documentação do mesmo ficará registada no Pais "exemplo: França", tais como seguro, eventual renovação de matricula, inspecção periodica, etc.

Legalmente a viatura deverá sair de Portugal em intervalos previstos por lei , no entanto com as fronteiras da UE abertas, não existe controlo muito rigoroso.

Cps
 

69alentejano

GF Prata
Entrou
Set 19, 2008
Mensagens
295
Gostos Recebidos
0
Tem atenção que se o carro tiver uns anos não compensa trazer.
Conheci a pouco tempo um Renault clio de 1991 que paga 600€ de imposto de circulação, devido ao monóxido de carbono.
Que carro tens?
Abraço
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
No caso de emigrantes e com regresso de vez ao país a legalização de carro próprio é feito em condições muito mais vantajosas.
da uma vista de olhos neste site da AT
Autoridade tributaria e aduaneira

_http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/Veiculos/isencao_res/FAQ_ISV_isen_res.htm

mais outro julgo útil do portal do cidadão
_https://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MF/DGAIEC/pt/SER_imposto+sobre+veiculos+++isencao+por+transferencia+de+residencia+de+um+em+ou+de+pais+terceiro+pa.htm
 
Última edição:

69alentejano

GF Prata
Entrou
Set 19, 2008
Mensagens
295
Gostos Recebidos
0
Sem duvida, Jchaves, só que a maioria das vezes o pessoal esquece-se do que vai pagar de imposto de circulação.
E ou traz ficha de homologação comunitária, ou vai fazer teste de monoxido de carbono.
E o carro fará por norma sempre mais do que vem mencionado na dita ficha, porque não está na situação ideal....e o imposto sobe logo.
Abraço
 

Malamanhado

GF Prata
Entrou
Out 27, 2006
Mensagens
383
Gostos Recebidos
0
69alentejano se puderes esvazeia a caixa de pm gostaria de te mandar meu mail skype.
Obrigado.
 

taliban

GF Prata
Entrou
Nov 19, 2006
Mensagens
169
Gostos Recebidos
0
boas eu ja tenho o carro ai em portugal de matricula estrangeira e como moro no estrangeiro telfonei para Peniche é a alfadega mais proxima da minha zona em portugal no meu caso é mesmo complicado eu aconselho a telfonares para uma alfadega e informares te bem por que cada caso pode ser diferente
 

almanegra

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2011
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
boas
se fores emigrante e o quiseres legalisar como isso tens de o ter em teo nome pelo menos a um ano sem isso nada feito
 

almanegra

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2011
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
ja agora alguem me sabe diser se o imposto automovel no caso de legalisacao e baseado no ano do carro 2011
ou a partir da legalisacao 2015 e kuando tou a pensar em regressar a pt
ja me dicerao que e a partir da legalisacao isto e carro com 4 anos mas pago como novo se for assim tou feito
se alguem me souber responder agradecia
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
As taxas cobradas são com base na idade do carro, há uns anos comprei um mercedes na alemanha com 6 anos, paguei por ele 3000€, para o legalizar paguei outro tanto.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas

Ao adquirir uma viatura usada, em zona da comunidade europeia CEE, para a legalizar em Portugal, fica sujeito a imposto IA, em função do ano de produção ou primeira matricula. Este imposto diminui em função da idade do carro no momento de legalização.

Tempo de Uso/ Percentagem de redução

Mais de 1 a 2 anos/ 20%

Mais de 2 a 3 anos/ 28%

Mais de 3 a 4 anoa/ 35%

Mais de 4 a 5 anos/ 43%

Mais de 5 anos/ 52%

Outro imposto a ter em conta , é o da componente Ambiental, emissão de poluentes (CO2).

Na ficha ou certificado de Homologação da viatura, deve constar a emissão de CO2 (grama/Km)

Este valor vai somar ao valor do IA

Cps

Cps
 

martinlongo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2013
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
Os emigrantes, se regressarem de vez, legalizam os carros, sem pagar o IA, as restantes démarches têm de ser feitas. Exº. de ter de ir fazer a inspeção, tratar da homologação na marca, documentos na alfandega, depois na I. N.A.R e, com esses documentos já se pode solicitar os documento da viatura.
Depois da Lei ou D.Lei 22.A de 2007 Junho, penso eu, as coisas complicaram-se para que pensa importar viaturas do estrangeiro. A partir da entrada em vigor dessa norma, passou-se a ter em conta o ano do carro, cilindrada e CO2: Carros antigos sem catalisador vai onerar bastante os veículos. Isto é, não compensa a sua importação. Depois o imposto autárquico, relativamente a viatura, é-lhe aplicado a altura em que a mesma é legalizada no nosso país.-- Ex.:- O carro é de 2007, mas se foi legalizado em 2012 passa a pagar o imposto de como o carro tivesse sido comprado em 2012!!
As viaturas entrada em Portugal com matrícula estrangeira, poderão circular no nosso país durante seis meses, sem que tenham adquirido matricula portuguesa. Há indivíduos que passaram a residência para Espanha e solicitam a troca da carta de condução por uma Espanhola e passeiam-se grandemente em Portugal com viaturas de matrícula espanhola, fugindo aos impostos. Andam quase impunes, porque a maioria das autoridades não sabem tratar este assunto. Esses indivíduos se trabalharem e descontarem em Portugal, não podem possuir carros com matrícula estrangeira. eles só mudaram a residência e carta para Espanha para não pagarem impostos da ditas viaturas, mas por vezes tem azar. Contudo, não é fácil nas grandes cidades, mesmo para as autoridades que saibam tratar estes assuntos. Só lhe podem pegar, pois os indivíduos sabem porque mudaram a residência e carta para Espanha, se as autoridades já o conhecerem, como eu conheço um. Chicos espertos, mas alguns vão-se safando.

Eu tenho dois Mercedes 270 E e 220E , de 2003 e 2009, ambos importados da Alemanha. Agora estou a pensar comprar outro novo, mas quem o vai legalizar será um familiar meu, que regressa de vez, mas em seu nome, uma vez que vai ficar uns milhares de euros a menos. Contudo, só o posso passar para meu nome cinco anos depois. hehehe . O saber não ocupa lugar.
 
Última edição:

alexti

GF Prata
Entrou
Dez 29, 2007
Mensagens
175
Gostos Recebidos
0
boas, lembrar que dp disso, paga se selo do carro ... bem alto , tenho um audi A4 que veio da Alemanha, e pago mais de 200 e de selo

cumprimentos
 

Caixa5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2014
Mensagens
111
Gostos Recebidos
0
Os emigrantes, se regressarem de vez, legalizam os carros, sem pagar o IA, as restantes démarches têm de ser feitas. Exº. de ter de ir fazer a inspeção, tratar da homologação na marca, documentos na alfandega, depois na I. N.A.R e, com esses documentos já se pode solicitar os documento da viatura.
Depois da Lei ou D.Lei 22.A de 2007 Junho, penso eu, as coisas complicaram-se para que pensa importar viaturas do estrangeiro. A partir da entrada em vigor dessa norma, passou-se a ter em conta o ano do carro, cilindrada e CO2: Carros antigos sem catalisador vai onerar bastante os veículos. Isto é, não compensa a sua importação. Depois o imposto autárquico, relativamente a viatura, é-lhe aplicado a altura em que a mesma é legalizada no nosso país.-- Ex.:- O carro é de 2007, mas se foi legalizado em 2012 passa a pagar o imposto de como o carro tivesse sido comprado em 2012!!
As viaturas entrada em Portugal com matrícula estrangeira, poderão circular no nosso país durante seis meses, sem que tenham adquirido matricula portuguesa. Há indivíduos que passaram a residência para Espanha e solicitam a troca da carta de condução por uma Espanhola e passeiam-se grandemente em Portugal com viaturas de matrícula espanhola, fugindo aos impostos. Andam quase impunes, porque a maioria das autoridades não sabem tratar este assunto. Esses indivíduos se trabalharem e descontarem em Portugal, não podem possuir carros com matrícula estrangeira. eles só mudaram a residência e carta para Espanha para não pagarem impostos da ditas viaturas, mas por vezes tem azar. Contudo, não é fácil nas grandes cidades, mesmo para as autoridades que saibam tratar estes assuntos. Só lhe podem pegar, pois os indivíduos sabem porque mudaram a residência e carta para Espanha, se as autoridades já o conhecerem, como eu conheço um. Chicos espertos, mas alguns vão-se safando.

Eu tenho dois Mercedes 270 E e 220E , de 2003 e 2009, ambos importados da Alemanha. Agora estou a pensar comprar outro novo, mas quem o vai legalizar será um familiar meu, que regressa de vez, mas em seu nome, uma vez que vai ficar uns milhares de euros a menos. Contudo, só o posso passar para meu nome cinco anos depois. hehehe . O saber não ocupa lugar.

Bom dia ,

discordo contigo quando falas em chicos espertos que tem residência em espanha para poderem ter viaturas topo de gama, cada qual desenrascas como pode ( olha o teu exemplo).Não podemos é só querer para nós. Eu no meu caso até tenho residência em frança e carta francesa e para andar no fiat não me torna inferior aquele que anda em mercedes. O teu relato é típico do português que só quer para si.
Mas o culpado disto tudo tem nome , ESTADO PORTUGUES.
 

martinlongo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2013
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
Bom dia ,

discordo contigo quando falas em chicos espertos que tem residência em espanha para poderem ter viaturas topo de gama, cada qual desenrascas como pode ( olha o teu exemplo).Não podemos é só querer para nós. Eu no meu caso até tenho residência em frança e carta francesa e para andar no fiat não me torna inferior aquele que anda em mercedes. O teu relato é típico do português que só quer para si.
Mas o culpado disto tudo tem nome , ESTADO PORTUGUES.

Tens toda a liberdade de discordar!
Eu critiquei os que cometeram o ilícito, não os que pensaram em comete-lo. No nosso país, os crimes são cometidos por ação ou por omissão e, eu, não pratiquei qualquer destas ações!!
Relativamente às outras acusações não me prenuncio.
 
Topo