• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Instalação de Antena com Motor DiSEqC 1.2

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Boas! Este é o meu primeiro post a sério por cá, até porque estou a me inicializar neste mundo dos satélites. Basicamente fui influenciado por um amigo que tem uma parabólica em casa, ele dizia-me maravilhas daquilo,que canais poderia ter acesso, o que poderia ver (F1 ao vivo sem ter de pagar fortunas pela SportTV...) até que me decidi a arranjar um sistema desses para mim.

Depois de muito considerar que canais valeriam a pena captar, a conclusão foi que estes estavam em diversos satélites, o que me fez considerar a compra de um sistema motorizado DiSEqC 1.2 em conjnto com uma antena off-set de 1m, um LNB Iberosat 0.3dB, e um receptor BigSAT Golden 1 CR HD. A instalação foi feita no terraço do prédio onde vivo, e este tem praticamente todo o céu a sul sem obstáculos.

Como esta é a minha primeira instalação de um sistema deste género, acabei por ter algumas dificuldades em direcionar a antena corretamente, muito por causa dos manuais de instruções que não são completos ou precisos nas informações que passam...mas pronto, basicamente o que fiz foi colocar o eixo do motor a 0 graus, definir a latitude neste, e definir a inclinação da antena segundo o valor definido na tabela que está no manual. Apontei o conjunto para o Sul geográfico e já está.

Depois girei a antena o mais possivel para Este, e comecei a procurar por satélites de forma manual, ou seja, accionando o motor através dos botões que existem neste. Como também tinha um daqueles aparelhos chamados Sat Finder (não sei que nome é dado em português), esperava que quando encontrasse um satélite, ele desse sinal de vida.

E assim foi, o primeiro satélite que encontrei foi o Badr4/5/6 (26.0E). Ajustei a inclinação da antena, o azimute e ainda a latitude do cinjunto de forma a maximizar o sinal recebido. Depois continuei a procura e encontrei o Astra 1C2C (19.2E). Voltei a fazer os mesmos ajustes e vi que quando alterava o posicionamento anterior, o sinal só piorava. Então deixei como estava e segui a procura. Encontrei então o Hotbird (13.0E), voltei a tentar ajustar o sinal, mas novamente qualquer ajuste só piorava os valores. Então continuei a girar a antena para apanhar os restantes satélites do arco, mas não encontrei mais nenhum...

Então a minha primeira questão é, o que está a acontecer de mau aqui? Outro satélite que obrigatoriamente tenho de apanhar é o Hispasat (30.0W) por causa de ter os canais TDT...

Alguma ajuda sobre o que posso fazer?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Então a minha primeira questão é, o que está a acontecer de mau aqui?
O que está errado é tu fazeres ajustes em cada satélite que vais encontrando. Os valores de inclinação do eixo (escala do motor) e da copa (escala da antena) são fixos.

DX2
 

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Acho que me expressei mal, eu fiz pequenos ajustes apenas no 1º satélite que encontrei, já que ao fazer esses mesmos ajustes para os outros dois satélites, o sinal só piorava. Ou seja, o que eu fiz foi posicionar o melhor possivel o conjunto para captar o sinal do 1º satélite. Claro que assim supostamente o arco deveria estar já definido, tanto que encontrei mais dois satélites sem necessidade de fazer novos ajustes. Ou seja, tal como o conjunto está agora afinado, apanho 3 satélites. E é esse o problema, se o conjunto consegue captar 3 satélites, porque não capta os outros?
 

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
De facto o receptor tem lá essa opção, no entanto no manual do motor diz para selecionar a opção DiSEqC 1.2...O motor é um Golden Media GM-50-120. Então tenho de pôr o eixo do motor a zero graus, posicionar a antena de modo a captar esse satélite, e então meter as coordenadas de onde moro e supostamente o motor saberá por onde andam os outros satélites?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Acho que me expressei mal, eu fiz pequenos ajustes apenas no 1º satélite que encontrei, já que ao fazer esses mesmos ajustes para os outros dois satélites, o sinal só piorava. Ou seja, o que eu fiz foi posicionar o melhor possivel o conjunto para captar o sinal do 1º satélite.
Foi precisamente esse o teu erro. Tal como escrevi anteriormente, o eixo e a copa, uma vez colocados nos graus certos e desde que o tubo onde o motor está agarrado esteja minimamente aprumado, não são para mexer mais. Só se o tubo não estiver bem aprumado é que terás que fazer ajustes na copa (o suporte da antena) para compensar o desaprumo.


Claro que assim supostamente o arco deveria estar já definido, tanto que encontrei mais dois satélites sem necessidade de fazer novos ajustes. Ou seja, tal como o conjunto está agora afinado, apanho 3 satélites. E é esse o problema, se o conjunto consegue captar 3 satélites, porque não capta os outros?
O arco só fica definido quando conseguires captar do satélite mais a Este até ao satélite mais a Oeste em condições para o tamanho de antena que tens. Até lá, apenas terás eventualmente que mexer no Sul e na polarização do LNB.

Podes tentar com o USALS, como foi sugerido acima, mas só funcionará se o Sul estiver no sítio e o tubo aprumado, para os valores do eixo e da copa fazerem o arco correcto.

DX2
 

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Pronto, então considerando que o tubo de suporte da antena está aprumado (fui eu que instalei e fiz questão que ficasse bem nivelado) e que a latitude e os graus da copa estão corretos, então só me resta afinar o azimute, certo? A questão é que é dificil encontrar onde está verdadeiramente o sul porque a bússola varia sempre a sua indicação quando a aproximo da antena...isso com uma bússola convencional.

O que eu fiz para encontrar o sul geográfico foi utilizar uma aplicação para telemóvel, uma bússola que indica em simultâneo o norte magnético e o norte geográfico. Esta liga-se ao GPS do telemóvel para saber a localizaçao onde me encontro, e assim faz a correção da declinação magnética (que no meu caso são cerca de 5º). Há uma forma melhor de apontar a antena com mais precisão para o sul geográfico?
 

lucato

GF Bronze
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
35
Gostos Recebidos
0
De facto o receptor tem lá essa opção, no entanto no manual do motor diz para selecionar a opção DiSEqC 1.2...O motor é um Golden Media GM-50-120. Então tenho de pôr o eixo do motor a zero graus, posicionar a antena de modo a captar esse satélite, e então meter as coordenadas de onde moro e supostamente o motor saberá por onde andam os outros satélites?

Esquece essa treta... vai pela opção USALS. Vai aquele site, coloca lá tua localização, que ele te dá as direcções dos vários satelites a partir da tua localização. VAI AO MANUAL PARA SABER QUE ELEVAÇÃO TENS DE DAR A ANTENA E AO MOTOR! Encontrando a posição 5w, com opção USALS, ela te faz procura sozinha.
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
De facto o receptor tem lá essa opção, no entanto no manual do motor diz para selecionar a opção DiSEqC 1.2...O motor é um Golden Media GM-50-120. Então tenho de pôr o eixo do motor a zero graus, posicionar a antena de modo a captar esse satélite, e então meter as coordenadas de onde moro e supostamente o motor saberá por onde andam os outros satélites?

Boas
Se estás em Portugal que tal começar por Nilesat 7° (W) Oeste é que o sul fica práticamente nos 8º Experimenta e vais ver que este/oeste tem afinação minima
 

sarde

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 28, 2011
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Exactamente, em portugal braço do motor , braço da antena alinhados pelo nilsat7w com o motor a 0 graus já que o sul fica no eutelsat8w mas é mais dificil de captar.
 

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Sim, estou em Portugal mas na Ilha da Madeira - Caniço (costa sul da ilha). Latitude a 32º, Longitude a -16º. Outra questão que me surge é saber se esses satélites que me indicam são facilmente captados por cá! É que eu não faço a mínima ideia, tirando aqueles satélites que já apanhei, quais os outros que emitem para cá e consegue-se captar com uma antena de 100cm...

A escala do motor indica diretamente a latitude, já a da antena é confusa...mas basicamente devo colocar a 35º ou a 29.8º. O raio do manual é confuso...ou sou eu que ando confuso...basicamente é isto: consultando o manual, ele diz para consultar a Angle Table que está anexa a ele. Esta tem colunas para o Declination Angle e o Dish Bracket Angle. Eu reparei que para todas as latitudes, a soma destes dois valores dá sempre 35º. O problema é que eu não sei exatamente o que esses valores querem dizer, e qual destes valores eu devo realmente usar para afinar o ângulo de elevação do prato. Pela tabela e considerando a minha latitude, eu devo afinar esse ângulo para 29.8º, no entanto no manual, pag 2, está escrito "the reading on the antenna scale should be: 35º - declination angle". Afinal o que devo fazer? Neste momento tenho a antena inclinada com os tais 29.8º...

E não e só essa questão que aquele manual e o do receptor me põe, mas isso fica para depois de conseguir alinhar corretamente a antena...

Mas pronto, de qualquer modo e considerando a minha posição geográfica, então primeiro tenho de colocar o motor a 0º e encontrar o nilsat7w, ou será melhor outro satélite?

image1.jpg
image2.jpg
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Sim, estou em Portugal mas na Ilha da Madeira - Caniço (costa sul da ilha).
Isso muda muita coisa. Há satélites que não vais conseguir captar com um prato desse tamanho. Tenta pelo menos captar o Astra 2A 28.2ºE e o Hispasat para poderes afinar o arco. Depois o que der, dá e o que não der não é por falta de afinação: é por causa do tamanho do prato e por estares na Madeira.

DX2
 

lucato

GF Bronze
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
35
Gostos Recebidos
0
Sim, estou em Portugal mas na Ilha da Madeira - Caniço (costa sul da ilha). Latitude a 32º, Longitude a -16º. Outra questão que me surge é saber se esses satélites que me indicam são facilmente captados por cá! É que eu não faço a mínima ideia, tirando aqueles satélites que já apanhei, quais os outros que emitem para cá e consegue-se captar com uma antena de 100cm...

A escala do motor indica diretamente a latitude, já a da antena é confusa...mas basicamente devo colocar a 35º ou a 29.8º. O raio do manual é confuso...ou sou eu que ando confuso...basicamente é isto: consultando o manual, ele diz para consultar a Angle Table que está anexa a ele. Esta tem colunas para o Declination Angle e o Dish Bracket Angle. Eu reparei que para todas as latitudes, a soma destes dois valores dá sempre 35º. O problema é que eu não sei exatamente o que esses valores querem dizer, e qual destes valores eu devo realmente usar para afinar o ângulo de elevação do prato. Pela tabela e considerando a minha latitude, eu devo afinar esse ângulo para 29.8º, no entanto no manual, pag 2, está escrito "the reading on the antenna scale should be: 35º - declination angle". Afinal o que devo fazer? Neste momento tenho a antena inclinada com os tais 29.8º...

E não e só essa questão que aquele manual e o do receptor me põe, mas isso fica para depois de conseguir alinhar corretamente a antena...

Mas pronto, de qualquer modo e considerando a minha posição geográfica, então primeiro tenho de colocar o motor a 0º e encontrar o nilsat7w, ou será melhor outro satélite?

Ver anexo 130871
Ver anexo 130872

OLá pumabr,

Vais elevar o teu motor a 29,8. Vais colocar o lnb na posiçao zero. vais escolher a opção USALS o teu recetor, onde vais colocar a tua localização. vais escolher um destes satelites, o astra 19.2 ou hispasat, vai ao site que te disse para saber onde eles estão. Vais procurar um desses satelites, escolhendo uma frequencia desse satelite no recetor. Depois fazes uma procura horizontal, não encontrado nada, elevas uma pouco vais a antena (não no motor). Se escolher o astra, escolhe as frequencias com potencia 22000, para evitar que te enganes no satelite. Por fim, quando sintonizar um desses satelites, vais ao teu receptor procurar o outro satelite que eu te disse e que tu não encontraste. pois a opção USALS vais deslocar automaticamente a antena para esse satelite. Se der, é porque esta bem sintonizada. Se não, é pork precisas de fazer reajustes, mas não estas longe. vais aquele site que eu te disse, coloca tua morada, escolhe o satelite que ele te dá a orientação.
 

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelas dicas, vou experimentar hoje ou amanhã :espi28:

Já me tinham dito que estas coisas são interessantes mas precisam de paciência e de tempo...

Mas já agora, existe algum site que definindo a região e o tamanho da antena, que diga que satélites são possiveis de serem captados?
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
amigo com antena de um metro na madeira em rotativo acho que vais apanhar muito pouco, mas se ja tens um amigo que tem ve o que ele apanha
 

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Mensagens
385
Gostos Recebidos
0
" Mas já agora, existe algum site que definindo a região e o tamanho da antena,
que diga que satélites são possiveis de serem captados? "

Talvez em :
satbeams.com/footprints
 

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Bem, já se passaram uns dias desde a última vez que aqui vim...não tenho tido tempo para resolver este assunto...no entanto estive no domingo por uns 30 minutos junto da antena, e sempre rendeu alguma coisa já que consegui encontrar o Hispasat. Fiz como me disseram para fazer, primeiro procurei pelo Astra 19.2E e depois mandei a antena ir para o Hispasat 30.0W. Depois de uns ajustes no azimute e na latitude lá encontrei o satélite. Estranho é que como sabem a minha latitude é 32º, e tive de pôr o motor na latitude 35º para entao encontrar o Hispasat. No azimute apenas tive de ajustar uns 5 graus, e lá o satfinder finalmente disparou o seu bip...

Mas mesmo assim há uma coisa estranha, o receptor diz que o satélite que encontrei é o Badr4/5/6! Ou seja, utilizando o sistema USALS posicionei a antena para onde era suposto captar o Hispasat. Depois de ajustar a posição da antena, o satfinder disparou o seu bip, mas o nível de qualidade de sinal continuava a 0%. Então fui pesquisando pela lista de satélites e quando passei pelo Badr4/5/6 a escala de qualidade de sinal deu sinal de vida. Estranhei por completo isso já que á havia captado o Badr antes, e era a um azimute quase a 60º para a esquerda...

Bem, mandei o receptor fazer a busca por canais, e este encontrou apenas 8. Então fui ver aqueles canais em que satélite eram transmitidos, e embora alguns fossem transmitidos em mais de um satélite, o Hispasat 1C era sempre comum a todos esses canais. Como haviam muitos transponders que não estavam já de origem no receptor, então através das informações do site lyngsat, adicionei alguns transponders, o que possibilitou surgirem mais uns quantos canais (entre os quais o bouquet da MEO, que embora codificado deu-me a certeza absoluta de que estava no Hispasat).

Agora não sei porque é que o receptor diz que está a captar o Badr4/5/6 quando está visto que está a captar é o Hispasat...o que se passa aqui?

Depois não tive tempo para mais nada, mas hoje vou ver se consigo captar o Astra 19.2E sem mexer na latitude e azimute do conjunto, ou se tiver de o fazer, vou ver se consigo fazer com que apenas girando a antena com o motor, consigo captar esses dois satélites...
Ver anexo 130940
Ver anexo 130941
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Agora não sei porque é que o receptor diz que está a captar o Badr4/5/6 quando está visto que está a captar é o Hispasat...o que se passa aqui?

Depois não tive tempo para mais nada, mas hoje vou ver se consigo captar o Astra 19.2E sem mexer na latitude e azimute do conjunto, ou se tiver de o fazer, vou ver se consigo fazer com que apenas girando a antena com o motor, consigo captar esses dois satélites...
Ver anexo 130940
Ver anexo 130941
O motor tem uma pré sintonia Os satélites no manual do motor estão por ordem numérica que tem que ser respeitada Conferir o número no menu para não haver problemas.A ordem a seguir na box tem que ser a mesma do manual do motor é preciso manter uma posição da pré sintonia mesmo quando não houver sintonia desse satéliteOs anexos para mim não estão visiveis
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas mesmo assim há uma coisa estranha, o receptor diz que o satélite que encontrei é o Badr4/5/6! Ou seja, utilizando o sistema USALS posicionei a antena para onde era suposto captar o Hispasat. Depois de ajustar a posição da antena, o satfinder disparou o seu bip, mas o nível de qualidade de sinal continuava a 0%. Então fui pesquisando pela lista de satélites e quando passei pelo Badr4/5/6 a escala de qualidade de sinal deu sinal de vida. Estranhei por completo isso já que á havia captado o Badr antes, e era a um azimute quase a 60º para a esquerda...

Bem, mandei o receptor fazer a busca por canais, e este encontrou apenas 8. Então fui ver aqueles canais em que satélite eram transmitidos, e embora alguns fossem transmitidos em mais de um satélite, o Hispasat 1C era sempre comum a todos esses canais. Como haviam muitos transponders que não estavam já de origem no receptor, então através das informações do site lyngsat, adicionei alguns transponders, o que possibilitou surgirem mais uns quantos canais (entre os quais o bouquet da MEO, que embora codificado deu-me a certeza absoluta de que estava no Hispasat).

Agora não sei porque é que o receptor diz que está a captar o Badr4/5/6 quando está visto que está a captar é o Hispasat...o que se passa aqui?
É simples: há TPs que têm os mesmos parâmetros de frequência, symbol rate e polaridade em vários satélites e o receptor identifica sempre sinal quando a antena passa por eles, ou seja, se rodares a antena manualmente desde o Hispasat até ao Badr, com o receptor nessa frequência, vais ter sinal em pelo menos mais um satélite até a antena chegar ao Badr.

DX2
 

pumabr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2009
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Depois de passar grande parte da tarde no terraço do prédio, consegui afinar a posição da antena de forma a que apenas movendo o motor, ela consiga captar o Badr 26.0E, o Astra 19.2E, o Hotbird 13.0E e o Hispasat 30.0W. Contudo aconteceram diversas coisas estranhas (pelo menos para mim...) e dificuldades que me fizeram perder a paciência para aquilo por hoje. São tantas coisas que nem sei por onde começar...mas pronto, vou enumerar e apelar à vossa paciência... :espi28:

1 - Com a antena afinada como está, e apanhando os referidos satélites, não é suposto que ela esteja corretamente posicionada dentro do arco dos satélites? Se sim, porque é que só consegui captar esses satélites e não os outros que estão entre eles? Um pormenor...eu afinei isto de forma a captar a melhor qualidade de sinal possivel no Hispasat (86%), e qualquer mudança de azimute ou elevação fazia o sinal decair...logo não estará na posição correta?

2 - De facto no manual do motor tem uma tabela designada por Pre-Stored Satellites Table, mas não percebi nada disto já que o manual não me parece referir para que serve aquela tabela. No receptor, em Motor Setting, apenas se eu selecionar a opção DiSEqC 1.2 é que surge no menu a opção Position. Talvez eu tenha alterado os valores pré-definidos guardados no motor e agora tenho de os restabelecer de forma a que usando o modo USALS passe a corresponder corretamente a posiçã pré-definida de um satélite guardada no motor, com a posição real deste? Eu experimentei fazer o Hardware Reset by DiSEqC Motor, mas continuou na mesma...tenho de experimentar fazer o Built-In Satellite Table Reset para ver se resolve esse problema...

3 - DX2, acho que percebi isso dos Transponders. Essa sua explicação ajudou-me a compreender outra situação que aconteceu há pouco... Eu deixei a antena apontada para o Hotbird, e como tinha feito um Factory Reset ao receptor, fui fazer uma nova busca por canais. Curioso que quando fui procurar pelo Hotbird na lista de satélites, ele mostrou estar a receber sinal do Nilesat 101 7.0W (através do nível de qualidade do sinal), além do Hotbird. Mais, fiz a sintonia dos canais em ambos os satélites...e no Nilesat sintonizei 133 canais, comuns ao canais do Hotbird, embora neste tenha sintonizado 509 canais. Então isto é normal acontecer?

4 - Acho que alguma coisa está mal com o motor ou o receptor. Basicamente o motor tem dificuldade em girar, principalmente quando ele se distancia da posição zero. Muitas vezes ele nem se mexe...dá para ouvir dois clicks e pronto, fica parado. Isso acontece tanto quando é o receptor a tentar accionar o motor (embora menos frequentemente), quanto quando sou eu que tento accionar o motor através dos botões presentes neste (acontecendo mais frequentemente). As especificações do motor dizem que este pode levar com uma antena de até 120cm ou 16.75kg. Ora, a minha antena tem 100cm e pesa 4,28kg, portanto suponho que o motor deveria girar muito bem e sem esforço...agora não sei se o problema está no motor ou se está no receptor que não envia energia suficiente para o motor. O receptor diz que fornece 13/18V até 350mA, o motor diz que consome no máximo 350mA...acho que não deveria haver problema por aqui, mas...existe alguma coisa que eu possa adicionar entre o receptor e o motor de forma a aumentar a energia fornecida a este?

5 - Outro problema relacionado com o anterior é a folga que o eixo do motor tem...e que faz com que nos dias em que há algum vento, a antena abane e muito, o suficiente para perder o sinal. O motor permite ajustar a folga que esse eixo pode apresentar (no manual referem a isso como Adjust the Tube Loose). E de facto ao apertar o parafuso para esse efeito, essa folga diminui, mas claro, dificulta ainda mais a operação do motor. Pior, é que mesmo com esse parafuso na posição mais solta, o motor apresenta o problema do ponto anterior...

6 - Ainda não percebi porque é que o receptor emite 13/18V para o motor/LNB, mas observei que dependendo do satélite que eu peça para o motor se posicionar, ele anda mais depressa (como é o caso do Astra 19.2E), ou anda mais devagar (Hispasat). Afinal há uma voltagem de alimentação específica (13 ou 18V) consoante o satélite que este for captar?

Bem, eu peço desculpas pelo testamento, mas é que já são tantas questões e problemas que sem ter primeiro uma ideia do que está a acontecer, acho que não consigo avançar mais porque sinto que é apenas tempo perdido.

Acho que vou digitalizar os manuais do receptor e do motor para que possam talvez ter uma melhor ideia dos aparelhos em questão. E também para ver se sou eu que não estou a perceber nada daquilo que dizem no manual versus o que os menus do receptor apresentam...

Obrigado desde já pela vossa paciência!
 
Topo