Página 1 de 4 1 2 ... Último

Registo
    Jan 2009

Question Instalação de Antena com Motor DiSEqC 1.2

Boas! Este é o meu primeiro post a sério por cá, até porque estou a me inicializar neste mundo dos satélites. Basicamente fui influenciado por um amigo que tem uma parabólica em casa, ele dizia-me maravilhas daquilo,que canais poderia ter acesso, o que poderia ver (F1 ao vivo sem ter de pagar fortunas pela SportTV...) até que me decidi a arranjar um sistema desses para mim.

Depois de muito considerar que canais valeriam a pena captar, a conclusão foi que estes estavam em diversos satélites, o que me fez considerar a compra de um sistema motorizado DiSEqC 1.2 em conjnto com uma antena off-set de 1m, um LNB Iberosat 0.3dB, e um receptor BigSAT Golden 1 CR HD. A instalação foi feita no terraço do prédio onde vivo, e este tem praticamente todo o céu a sul sem obstáculos.

Como esta é a minha primeira instalação de um sistema deste género, acabei por ter algumas dificuldades em direcionar a antena corretamente, muito por causa dos manuais de instruções que não são completos ou precisos nas informações que passam...mas pronto, basicamente o que fiz foi colocar o eixo do motor a 0 graus, definir a latitude neste, e definir a inclinação da antena segundo o valor definido na tabela que está no manual. Apontei o conjunto para o Sul geográfico e já está.

Depois girei a antena o mais possivel para Este, e comecei a procurar por satélites de forma manual, ou seja, accionando o motor através dos botões que existem neste. Como também tinha um daqueles aparelhos chamados Sat Finder (não sei que nome é dado em português), esperava que quando encontrasse um satélite, ele desse sinal de vida.

E assim foi, o primeiro satélite que encontrei foi o Badr4/5/6 (26.0E). Ajustei a inclinação da antena, o azimute e ainda a latitude do cinjunto de forma a maximizar o sinal recebido. Depois continuei a procura e encontrei o Astra 1C2C (19.2E). Voltei a fazer os mesmos ajustes e vi que quando alterava o posicionamento anterior, o sinal só piorava. Então deixei como estava e segui a procura. Encontrei então o Hotbird (13.0E), voltei a tentar ajustar o sinal, mas novamente qualquer ajuste só piorava os valores. Então continuei a girar a antena para apanhar os restantes satélites do arco, mas não encontrei mais nenhum...

Então a minha primeira questão é, o que está a acontecer de mau aqui? Outro satélite que obrigatoriamente tenho de apanhar é o Hispasat (30.0W) por causa de ter os canais TDT...

Alguma ajuda sobre o que posso fazer?

Registo
    Jan 2011

Padrão

Citação Postado originalmente por pumabr Ver Post
    Então a minha primeira questão é, o que está a acontecer de mau aqui?
    O que está errado é tu fazeres ajustes em cada satélite que vais encontrando. Os valores de inclinação do eixo (escala do motor) e da copa (escala da antena) são fixos.

DX2
    «« O texto acima não foi, nem nunca será, escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico »»

DEMOCRACIA SEMPRE, ABRIL NUNCA MAIS!

Registo
    Jan 2009

Padrão

Acho que me expressei mal, eu fiz pequenos ajustes apenas no 1º satélite que encontrei, já que ao fazer esses mesmos ajustes para os outros dois satélites, o sinal só piorava. Ou seja, o que eu fiz foi posicionar o melhor possivel o conjunto para captar o sinal do 1º satélite. Claro que assim supostamente o arco deveria estar já definido, tanto que encontrei mais dois satélites sem necessidade de fazer novos ajustes. Ou seja, tal como o conjunto está agora afinado, apanho 3 satélites. E é esse o problema, se o conjunto consegue captar 3 satélites, porque não capta os outros?

Registo
    Oct 2012

Padrão

Olá pumabr,
    Tenta encontrar o satelite 5w, procura uma frequencia dos canais franceses. O satelite 5w está meio do eixo. Depois escolhe a opção USALS, a opção DiSEqC 1.2 não ajuda muito. Dá vista de olhos aqui:Satellite Finder / Dish Alignment Calculator with Google Maps | DishPointer.com. boa sorte!

Registo
    Jan 2009

Padrão

De facto o receptor tem lá essa opção, no entanto no manual do motor diz para selecionar a opção DiSEqC 1.2...O motor é um Golden Media GM-50-120. Então tenho de pôr o eixo do motor a zero graus, posicionar a antena de modo a captar esse satélite, e então meter as coordenadas de onde moro e supostamente o motor saberá por onde andam os outros satélites?

Registo
    Jan 2011

Padrão

Acho que me expressei mal, eu fiz pequenos ajustes apenas no 1º satélite que encontrei, já que ao fazer esses mesmos ajustes para os outros dois satélites, o sinal só piorava. Ou seja, o que eu fiz foi posicionar o melhor possivel o conjunto para captar o sinal do 1º satélite.
    Foi precisamente esse o teu erro. Tal como escrevi anteriormente, o eixo e a copa, uma vez colocados nos graus certos e desde que o tubo onde o motor está agarrado esteja minimamente aprumado, não são para mexer mais. Só se o tubo não estiver bem aprumado é que terás que fazer ajustes na copa (o suporte da antena) para compensar o desaprumo.

Claro que assim supostamente o arco deveria estar já definido, tanto que encontrei mais dois satélites sem necessidade de fazer novos ajustes. Ou seja, tal como o conjunto está agora afinado, apanho 3 satélites. E é esse o problema, se o conjunto consegue captar 3 satélites, porque não capta os outros?
    O arco só fica definido quando conseguires captar do satélite mais a Este até ao satélite mais a Oeste em condições para o tamanho de antena que tens. Até lá, apenas terás eventualmente que mexer no Sul e na polarização do LNB.

Podes tentar com o USALS, como foi sugerido acima, mas só funcionará se o Sul estiver no sítio e o tubo aprumado, para os valores do eixo e da copa fazerem o arco correcto.

DX2
    «« O texto acima não foi, nem nunca será, escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico »»

Registo
    Jan 2009

Padrão

Pronto, então considerando que o tubo de suporte da antena está aprumado (fui eu que instalei e fiz questão que ficasse bem nivelado) e que a latitude e os graus da copa estão corretos, então só me resta afinar o azimute, certo? A questão é que é dificil encontrar onde está verdadeiramente o sul porque a bússola varia sempre a sua indicação quando a aproximo da antena...isso com uma bússola convencional.

O que eu fiz para encontrar o sul geográfico foi utilizar uma aplicação para telemóvel, uma bússola que indica em simultâneo o norte magnético e o norte geográfico. Esta liga-se ao GPS do telemóvel para saber a localizaçao onde me encontro, e assim faz a correção da declinação magnética (que no meu caso são cerca de 5º). Há uma forma melhor de apontar a antena com mais precisão para o sul geográfico?

Registo
    Oct 2012

Padrão

De facto o receptor tem lá essa opção, no entanto no manual do motor diz para selecionar a opção DiSEqC 1.2...O motor é um Golden Media GM-50-120. Então tenho de pôr o eixo do motor a zero graus, posicionar a antena de modo a captar esse satélite, e então meter as coordenadas de onde moro e supostamente o motor saberá por onde andam os outros satélites?
    Esquece essa treta... vai pela opção USALS. Vai aquele site, coloca lá tua localização, que ele te dá as direcções dos vários satelites a partir da tua localização. VAI AO MANUAL PARA SABER QUE ELEVAÇÃO TENS DE DAR A ANTENA E AO MOTOR! Encontrando a posição 5w, com opção USALS, ela te faz procura sozinha.

Registo
    Jul 2008

Padrão

Boas
    Se estás em Portugal que tal começar por Nilesat 7° (W) Oeste é que o sul fica práticamente nos 8º Experimenta e vais ver que este/oeste tem afinação minima
    Mesmo no deserto STOP é para parar.
    O material tem sempre razão.
    Where there's a will there's a way

Registo
    May 2011

Padrão

Exactamente, em portugal braço do motor , braço da antena alinhados pelo nilsat7w com o motor a 0 graus já que o sul fica no eutelsat8w mas é mais dificil de captar.

Registo
    Jan 2009

Padrão

Sim, estou em Portugal mas na Ilha da Madeira - Caniço (costa sul da ilha). Latitude a 32º, Longitude a -16º. Outra questão que me surge é saber se esses satélites que me indicam são facilmente captados por cá! É que eu não faço a mínima ideia, tirando aqueles satélites que já apanhei, quais os outros que emitem para cá e consegue-se captar com uma antena de 100cm...

A escala do motor indica diretamente a latitude, já a da antena é confusa...mas basicamente devo colocar a 35º ou a 29.8º. O raio do manual é confuso...ou sou eu que ando confuso...basicamente é isto: consultando o manual, ele diz para consultar a Angle Table que está anexa a ele. Esta tem colunas para o Declination Angle e o Dish Bracket Angle. Eu reparei que para todas as latitudes, a soma destes dois valores dá sempre 35º. O problema é que eu não sei exatamente o que esses valores querem dizer, e qual destes valores eu devo realmente usar para afinar o ângulo de elevação do prato. Pela tabela e considerando a minha latitude, eu devo afinar esse ângulo para 29.8º, no entanto no manual, pag 2, está escrito "the reading on the antenna scale should be: 35º - declination angle". Afinal o que devo fazer? Neste momento tenho a antena inclinada com os tais 29.8º...

E não e só essa questão que aquele manual e o do receptor me põe, mas isso fica para depois de conseguir alinhar corretamente a antena...

Mas pronto, de qualquer modo e considerando a minha posição geográfica, então primeiro tenho de colocar o motor a 0º e encontrar o nilsat7w, ou será melhor outro satélite?

image1.jpg
    image2.jpg
    Última edição por pumabr; 22-05-2014 às 23:11.

Registo
    Jan 2011

Padrão

Sim, estou em Portugal mas na Ilha da Madeira - Caniço (costa sul da ilha).
    Isso muda muita coisa. Há satélites que não vais conseguir captar com um prato desse tamanho. Tenta pelo menos captar o Astra 2A 28.2ºE e o Hispasat para poderes afinar o arco. Depois o que der, dá e o que não der não é por falta de afinação: é por causa do tamanho do prato e por estares na Madeira.

DX2

Registo
    Oct 2012

Padrão

Sim, estou em Portugal mas na Ilha da Madeira - Caniço (costa sul da ilha). Latitude a 32º, Longitude a -16º. Outra questão que me surge é saber se esses satélites que me indicam são facilmente captados por cá! É que eu não faço a mínima ideia, tirando aqueles satélites que já apanhei, quais os outros que emitem para cá e consegue-se captar com uma antena de 100cm...

A escala do motor indica diretamente a latitude, já a da antena é confusa...mas basicamente devo colocar a 35º ou a 29.8º. O raio do manual é confuso...ou sou eu que ando confuso...basicamente é isto: consultando o manual, ele diz para consultar a Angle Table que está anexa a ele. Esta tem colunas para o Declination Angle e o Dish Bracket Angle. Eu reparei que para todas as latitudes, a soma destes dois valores dá sempre 35º. O problema é que eu não sei exatamente o que esses valores querem dizer, e qual destes valores eu devo realmente usar para afinar o ângulo de elevação do prato. Pela tabela e considerando a minha latitude, eu devo afinar esse ângulo para 29.8º, no entanto no manual, pag 2, está escrito "the reading on the antenna scale should be: 35º - declination angle". Afinal o que devo fazer? Neste momento tenho a antena inclinada com os tais 29.8º...

E não e só essa questão que aquele manual e o do receptor me põe, mas isso fica para depois de conseguir alinhar corretamente a antena...

Mas pronto, de qualquer modo e considerando a minha posição geográfica, então primeiro tenho de colocar o motor a 0º e encontrar o nilsat7w, ou será melhor outro satélite?

image1.jpg
    image2.jpg
    OLá pumabr,

Vais elevar o teu motor a 29,8. Vais colocar o lnb na posiçao zero. vais escolher a opção USALS o teu recetor, onde vais colocar a tua localização. vais escolher um destes satelites, o astra 19.2 ou hispasat, vai ao site que te disse para saber onde eles estão. Vais procurar um desses satelites, escolhendo uma frequencia desse satelite no recetor. Depois fazes uma procura horizontal, não encontrado nada, elevas uma pouco vais a antena (não no motor). Se escolher o astra, escolhe as frequencias com potencia 22000, para evitar que te enganes no satelite. Por fim, quando sintonizar um desses satelites, vais ao teu receptor procurar o outro satelite que eu te disse e que tu não encontraste. pois a opção USALS vais deslocar automaticamente a antena para esse satelite. Se der, é porque esta bem sintonizada. Se não, é pork precisas de fazer reajustes, mas não estas longe. vais aquele site que eu te disse, coloca tua morada, escolhe o satelite que ele te dá a orientação.

Registo
    Jan 2009

Padrão

Obrigado pelas dicas, vou experimentar hoje ou amanhã

Já me tinham dito que estas coisas são interessantes mas precisam de paciência e de tempo...

Mas já agora, existe algum site que definindo a região e o tamanho da antena, que diga que satélites são possiveis de serem captados?

Registo
    Oct 2006

Padrão

amigo com antena de um metro na madeira em rotativo acho que vais apanhar muito pouco, mas se ja tens um amigo que tem ve o que ele apanha

Página 1 de 4 1 2 ... Último

Tópicos Similares

1. Problemas na instalação de motor diseqc 1.2
    Por mmoloch no fórum Duvidas/Ajuda
    Respostas: 47
    Último Post: 21-10-2013, 15:45
  2. antena motorizada diseqc..
    Por skycrypt no fórum Duvidas/Ajuda
    Respostas: 5
    Último Post: 18-11-2008, 14:06
  3. Instalação de antena com motor IberosatDM200
    Por warlike no fórum Duvidas/Ajuda
    Respostas: 0
    Último Post: 27-10-2008, 20:01
  4. Instalação de antena rotativa motor de braço...
    Por bugatti59 no fórum Manuais e ferramentas
    Respostas: 3
    Último Post: 16-08-2008, 18:59
  5. motor DiseqC
    Por Berlim no fórum Duvidas / Ajuda
    Respostas: 7
    Último Post: 22-02-2008, 21:02

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem