O milionário pró-ocidental Petro Poroshenko venceu as eleições presidenciais na Ucrânia à primeira volta, com 54,1% dos votos, de acordo com resultados parciais divulgados esta segunda-feira.


O milionário pró-ocidental Petro Poroshenko venceu as eleições presidenciais na Ucrânia


Os dados divulgados, esta segunda-feira, pela Comissão Eleitoral ucraniana confirmam a vitória de Poroshenko na primeira volta - já reivindicada pelo candidato -, quando estavam contabilizados 41,49% dos votos.
No segundo lugar figura a ex-primeira-ministra Iulia Timoshenko, com 13,15% dos votos, seguida do populista Oleg Liashko, que reúne 8,53%. A confirmarem-se os resultados, não será necessária uma segunda volta.
Os dados preliminares coincidem com os resultados das sondagens realizadas à boca das urnas que permitiram a Poroshenko declarar-se vencedor das eleições de domingo.
Outros dois dos 21 candidatos presidenciais conseguiram mais de 5% dos votos: o ex-ministro da Defesa Anatoli Gritsenko (5,48 %) e o antigo vice-primeiro-ministro Serguei Tigipko (5,09 %).
De acordo com a Comissão Eleitoral, a participação nas eleições, as quais foram boicotadas pelos separatistas pró-russos nas regiões de Donetsk e Lugansk (no leste do país), rondou os 60%, apesar de a percentagem aventada apenas se referir a 187 das 225 circunscrições eleitorais do país, pelo que pode ser revista.



jn