Forças pró-russas controlam o aeroporto



Intensos combates, envolvendo a Força Aérea e artilharia pesada, opunham, esta segunda-feira, as forças militares ucranianas aos separatistas pró-russos pelo controlo do aeroporto de Donetsk, estratégico para o acesso ao sudeste da Ucrânia.
Segundo jornalistas no local, os combates começaram ao início da tarde, sendo visíveis colunas de fumo negro junto ao aeroporto e audíveis disparos de artilharia pesada e motores de aviões de combate.
Paralelamente, registaram-se combates junto à estação de comboios da cidade e, segundo meios locais, pode haver mortos.
Em Kiev, pouco mais tarde, foi confirmado oficialmente o lançamento de uma "operação antiterrorista" contra o aeroporto.
Um porta-voz militar na região, encarregado da operação, disse à agência France Presse que foram enviados para Donetsk aviões de combate Sukhoi-25 e Mig-29, assim como helicópteros Mi-8 de transporte de tropas.
O aeroporto foi atacado durante a madrugada por dezenas de homens armados que se apresentaram como representantes da "república popular de Donetsk". Sem confrontos, as forças pró-russas conseguiram controlar o aeroporto, evacuá-lo e cancelar todos os voos.



jn