Registo
    Apr 2007

Padrão Empresa vai plantar vinha e produzir vinho na cidade de Lisboa

A Câmara de Lisboa vai assinar um protocolo com uma empresa vinícola para a plantação de uma vinha na freguesia dos Olivais, segundo uma proposta que vai ser debatida na reunião camarária de quarta-feira.

Na proposta, a que a Lusa teve acesso, lê-se que a estrutura verde da cidade “tem procurado assentar na diversificação de usos e na conciliação de diversas tipologias do espaço rural”, no âmbito de uma política de “aumento da biodiversidade e na estruturação ecológica dos espaços verdes”.

No documento é ainda referido que a construção de uma vinha garante “uma maior sustentabilidade ambiental dos espaços na cidade de Lisboa, aliada a um menor custo de construção e, sobretudo, de manutenção, em comparação com espaços verdes convencionais”.

Afirmando que o Ministério da Agricultura criou a indicação geográfica ‘Lisboa’, que substituiu a designação Vinho Regional Estremadura e que agrega todos os vinhos produzidos e certificados na região, a proposta lembra que Lisboa é uma região com uma forte tradição vinícola.

“A alteração da indicação geográfica de Estremadura para Lisboa justificou-se no contexto de reorganização institucional do sector vitivinícola e surge após estudos que concluíram que a utilização de ‘Lisboa’, enquanto cidade da região de produção, seria a indicação geográfica com maior valia, nomeadamente para os mercados externos, pelo facto de possuir mais notoriedade, mais fácil leitura e melhor referência quanto à sua localização”, lê-se no documento.

A vinha irá ter uma área de cerca de 30 mil metros quadrados, na freguesia dos Olivais, cabendo à Câmara a responsabilidade de desocupar os terrenos.

À empresa vinícola cabem todas as obras necessárias para a plantação da vinha, construção de uma casa de apoio e de uma cerca e ainda disponibilizar todos os anos, sem custos, 600 garrafas de vinho ao município e 100 garrafas à Junta de Freguesia dos Olivais.

“O somatório das despesas com a plantação de vinha até à sua entrada em produção, e com todas as licenças e execução de infraestruturas referidas neste protocolo, não deve ultrapassar o valor máximo de 100 mil euros”, indica a proposta.

Fonte: ZAP

obs: vinho é sempre um tema interessante para mim.... agora produzir vinho dentro da cidade de Lisboa só se for para aproveitar o ar nada poluído desta cidade! Também por € 100.000 pagos pelos do costume... as 600 garrafas devem ser para dar aos funcionários no Natal pois não estou a ver o actual ou outro presidente camarário a beber vinho produzido em Lisboa.

Registo
    Jan 2008
    não esquecer que Bucelas,Carcavelos e Colares são das zonas mais antigas na produção de vinho

Registo
    Apr 2007
    No caso de Bucelas as primeiras vinhas remotam à época romana.... mas Bucelas, Colares e Carcavelos não estão em Lisboa.

Enviado do meu AEG AX500 através de Tapatalk

Registo
    Apr 2007
    Nos 100.000 euros já se contempla o valor das ofertas ....
    Dreambox 7020/500
    Gigablue Quad HD (cabo&satélite)

Registo
    Jan 2008
    em Lisboa temos uma vinha do instituto superior de agronomia(ISA) , fica na tapada da ajuda

Registo
    Sep 2006
    Não me me admirava nada se o vinho ai produzido fosse o melhor de Portugal.
    Vá se lá saber porque!!

Tópicos Similares

1. Respostas: 0
    Último Post: 27-07-2013, 08:02
  2. Respostas: 0
    Último Post: 12-07-2013, 21:51
  3. Saúde : Plantar papoilas e produzir morfina 'faz bem à saúde' do Alentejo
    Por billshcot no fórum Notícias, Informações e Curiosidades
    Respostas: 0
    Último Post: 25-03-2013, 11:06
  4. Festa da Vinha e do Vinho 2009
    Por Hdi no fórum Festas/Eventos da minha Terra