• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[DÚVIDA] Asus K450J - remover SO de origem

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Olá a todos. Estou aqui com um problema que conto com a ajuda de todos para resolver.
Um amigo trouxe-me um portátil Asus k450j para desinstalar o windows 8 e instalar o windows 7.
Já fiz milhares de instalações mas nunca nenhuma como esta.
A BIOS deste portátil vem carregado de restrições que impedem a desinstalação do SO de origem, pelo que percebi a bios não aceita que se faça o boot pela drive de Dvd enfim... super complicado.
Alguém já fez uma instalação deste genero com sucesso?
Se sim agradecia imenso a ajuda.

Muito obrigado a todos desde ja ;-)
 

zinguelim

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 31, 2011
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
por acaso ainda não me confrontei com nenhuma máquina desse tipo, já experimentaste instalar o win7 com uma pen ?
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Continua a não funcionar.

Na bios encontro em Advanced > USB Configuration a opção Legacy USB Suport a qual eu activei. Em baixo tem XHCI Pre-Boot Mode que também activei.

Em Boot desabilitei Fast Boot e Launch CSM e mesmo assim continua a não resultar.

Quando arranco o pc pressiono várias vezes a tecla ESC e ele pergunta através de que dispostivo pretendo fazer o boot e eu seleciono a Bootable Pen com a imagem do windows mas não avança com o setup do windows. A luz da pen ainda pisca duas vezes como se o pc lhe estivesse a tentar aceder mas depois ao fim de duas tentativas inicia pelo HD interno com o windows 8.

O que me leva a crer que algo na bios está a bloquear a instalação. O que poderá ser além do que já foi indicado anteriormente?

Encontro aqui outra opção ''Secure Boot Control". Esta deve estar em enabled ou disabled?

outra coisa que achei curiosa nesta bios é esta opção: "Add New Boot Option". Só não sei como criar essa nova opção porque me pede para inserir:

- "Add Boot Option"
- "Select filesystem"
- "Path for boot option"

e não faço ideia onde vou achar tal informação. Creio que talvez aqui conseguisse adicionar a drive de dvd às opções de boot mas só vou conseguir com alguma ajuda... obg
 
Última edição:

zinguelim

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 31, 2011
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
como preparaste a pen para instalar o win7?
 

alexti

GF Prata
Entrou
Dez 29, 2007
Mensagens
175
Gostos Recebidos
0
oi, se tens um hdd compatível com esse portátil , mete o formatado e tenta .... deve dar , desconheço se esse pc tem o hdd fácil de remover .

vê isso :

h**p://superuser.com/questions/524598/asus-uefi-bios-options-how-to-boot-from-dvd

cumprimentos
 
Última edição:

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Entretanto descobri o que estava na bios a travar o boot atraves de dispositivos externos e ja consegui instalar o windows 7. De inicio não estava a conseguir com uma versão de 64 bits mas com a de 32 já consegui.
Agradeço imenso a ajuda
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
Ja me passou um asus desses pelas mãos, tens que desactivar a opção secure boot control..
Versão 32 ou 64 tem que instalar, isso nao tem nada a ver, e convem tem 64 bits por causa das specs da maquina.
Faz um diskpart em linha de commandos antes de instalar,
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Outra questão que me surgiu aqui é a actualização dos drivers para windows 7.

Tenho 3 que não consigo actualizar e o da gráfica que não cria a transparência das janelas.

1- Controlador de Barramento SM (não faço ideia o que isto é)
2- Controlador de Rede
3- Controlador USB (universal serial bus)

Visto que o portátil traz de origem o windows 8.1 será que ainda vão criar drivers para windows 7 ou não?
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Já lhe conseguiste instalar o win 7 64 bits ? ou vais deixar isso instalado as 3 pancadas?

No site do da asus tens la os drivers todos.
Em ultimo caso slimdrivers: SlimDrivers Free - Free download and software reviews - CNET Download.com

às 3 pancadas? Como assim? Nada aqui foi instalado às 3 pancadas... Eu sei que não vou usufruir das vantagens do pc se optar entre uma versão de 32 ou 64 bits mas nada foi instalado ao calhas.

De qualquer forma agradeço imenso a dica da SlimDrivers. Vou dar lá uma espreitadela para ver se algo se adapta a este portátil e depois volto a postar os resultados. Valeu a ajuda
 

henriquehigc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Boas.

O controlador de barramento SM consegui actualizar quando instalei o CHIPSET disponível no site da Asus apenas restaram dois que não estou a conseguir.

1- Controlador de Rede (não funciona o wi-fi nem o bluetooth)
2- Controlador USB (universal serial bus)

Este segundo não sei bem ao que se refere pois todas as entradas de USB funcionam, só se for algo relacionado com o USB 2.0 e 3.0 mas tem estado a transferir dados entre os dispostivis externos e o pc a boas velocidades por isso fico um bocado em dúvida.

Em relação aos drivers para wi-fi e bluetooth (controlador de rede) que outras opções terei?

NOTA: já instalei o windows 7 de 64bits numa nova partição e os problemas são os mesmos que na versão de 32 com a expeção de poder utilizar muito mais ram
 
Topo