• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

206 Aquece e Engasga

L10

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2014
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Olá,

desculpem ser nova no fórum e chegar logo em busca de ajuda, mas não sei mais a quem recorrer.

Vou tentar explicar o que me aconteceu…

O motor do meu carro agarrou recentemente e depois de alguma procura, consegui com a ajuda de um amigo, arranjar um motor em segunda mão. O motor não era do mesmo ano e pelo que percebi tinha algumas diferenças na parte eléctrica. O meu carro é de 2000 e o motor que adquiri para o meu Peugeot 206 1.1, é de 1999.

O motor entretanto foi montado, mas quando recebi o carro percebi logo que alguma coisa não estava bem, porque o carro ligado e parado, parecia estás a aquecer mais que o normal.

Depois de andar pouco mais de 2 km com ele, o carro começou a engasgar, parecia que desligava em andamento, mas sem desligar. Bastava tirar o pé do acelerador e voltar a acelerar, para ele responder (mal) e voltar a engasgar. Acho que engasgar não é a palavra certa, porque o que parecia quando isso acontecia, era que me tinham cortado o cabo do acelerador, o carro simplesmente deixava de acelerar, responder, não o sei explicar melhor.

Isto aconteceu comigo em subidas muito pouco íngremes. Mas acho que quando o sr. da oficina o foi testar, já depois de estar quente, isso já acontecia em qualquer lado.

O carro já está há 2 semanas na oficina e parece estar difícil a resolução do meu problema. Será que alguém me pode dar umas ideias do que possa ser?
Uma outra coisa…

O sr. disse-me que não tinha ligado uma ficha, porque a parte eléctrica do motor era diferente e não sabia que ficha era aquela. Alguém me sabe dizer que fichas são estas e para que servem? Eu não tenho a certeza qual destas é. E de momento não posso tirar essa dúvida, porque não estou na posse do carro.

Nesta imagem a ficha está ligada, mas no meu carro não tem ficha, só o local para a colocar.

Screenshot by Lightshot

Obrigado e desculpem
 

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
943
Gostos Recebidos
25
boas a ficha 1 é a ficha da bobine de ignição, se estiver desligada o carro nem sequer pega, o 2 é apenas um tubo de vacuo, e a 3 é o sensor de temperatura do ar no corpo da borboleta.
Mas se foi apenas o motor que agarrou, não estou a ver qual é o problema da oficina, em a instalação eléctrica do carro ser diferente!!! tanto o motor de 1999 como o motor de 2000 são o motor TU1JP que sai em 1998 até 2003 se não estou enganado.
 

L10

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2014
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Olá boxcar e obrigado por responderes.

Pelo que dizes, deve ser mesmo a terceira ficha. Com os sintomas que te disse, achas que o problema pode ser esse? E se for esse... como é que ele não encontra ligação para aquela ficha?

Obrigado mais uma vez!
 

L10

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2014
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Fui agora à oficina e é mesmo a terceira ficha que está desligada. Mas ele diz que que a minha instalação é mais recente e já não tem ficha para ligar aquilo.
 
Última edição:

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
943
Gostos Recebidos
25
Fui agora à oficina e é mesmo a terceira ficha que está desligada. Mas ele diz que que a minha instalação é mais recente e já não tem ficha para ligar aquilo.
Eu ainda não percebi o porque de mudar a instalação eléctrica do carro, quando o que esta danificado é o motor!!!
Se o código de motor é o mesmo, basta mudar o motor, e manter os periféricos.
 

L10

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2014
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Olá boxcar,

desculpa mas eu não te sei responder a isso. A única coisa que te sei dizer é que quando comprei o motor, ele vinha com essa caixa preta por cima do motor, onde estão essas tais fichas agarradas. E ele instalou tudo (ou quase tudo) o que vinha com o motor. Ou seja aproveitou tudo o que vinha com o motor, incluindo a tal caixa preta.

Desculpa não me conseguir explicar melhor, mas não percebo muito disto e o pouco que sei é apenas o que o mecânico me diz.

O que eu queria saber é se é normal, ou se é possível aquela ficha do sensor de temperatura ficar desligada. Porque ele diz que não tem sitio para a ligar.

Eu estou com medo que o problema venha daí, mas ele diz que não. Já lhe disse várias vezes que o carro está a aquecer mais do que aquilo que é normal. Mas em relação a isso, ele diz que é normal e pode ser o termostato (ou qualquer coisa do género) do motor novo que é diferente.

Estou a ficar com medo, porque ele levou o carro a um electricista e quando voltou com ele, o carro já não conseguia subir a estrada da oficina e teve de ir a reboque.
 

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
943
Gostos Recebidos
25
Eu não sei o que o teu "mecânico" anda a "inventar" mas na minha opinião não é assim que se faz uma reparação destas.
 

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
729
Gostos Recebidos
0
Olá L10:
Destes códigos de motor qual é o que tens agora ,e o do original do carro (ou qual a potencia do carro) ?

TU1M+(HDZ)
TUIM+(HDY)
TU1J (HFY)

smvieira
 

L10

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2014
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Olá smvieira,

o carro está na oficina e eu não tenho acesso a ele. E também não te saberia responder, porque não sei ver isso.
O que vem no livrete é que é um 206 HFZ 1.1 do ano 2000. E o que comprei em segunda mão, era de um 206 HFZ 1.1i de 1999.
 

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
729
Gostos Recebidos
0
Vou-te enviar aproximadamente meia hora esquemas elétricos dos dois motores possíveis.


smvieira
 

L10

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2014
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
ok, obrigado smvieira.

Mas achas possível ele deixar o carro sem aquilo ligado? Poderá o problema vir daí?
 

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
729
Gostos Recebidos
0
Concordo com o amigo "boxcar " ,porque é que o mecânico não manteve tudo o mais original possível ? Alterar a parte elétrica normalmente
dá problemas.

nas fotos nº 3 diz-me qual o motor original.

as imagens são do autodata ( francês ) com que trabalho aqui na Suíça.


Ver anexo Peugeot 206.rar
 

Anexos

  • HFX-1.jpg
    HFX-1.jpg
    99 KB · Visualizações: 109
  • HFX-2.jpg
    HFX-2.jpg
    123.1 KB · Visualizações: 101
  • HFX-3.jpg
    HFX-3.jpg
    133.3 KB · Visualizações: 128
  • HFZ1.jpg
    HFZ1.jpg
    102.6 KB · Visualizações: 123
  • HFZ2.jpg
    HFZ2.jpg
    139.9 KB · Visualizações: 103
  • HFZ-3.jpg
    HFZ-3.jpg
    137 KB · Visualizações: 107
Última edição:

L10

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2014
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
O original é o último, o HFZ.
 

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
729
Gostos Recebidos
0
Tens ai um ficheiro rar com as fotos ,copia e dá ou mecânico , (se for bom mecânico sabe o que fazer.


cumps smvieira
 

L10

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2014
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado smvieira, não sei como agradecer a vossa disponibilidade.

Obrigado mais uma vez!
 

L10

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2014
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

Já tenho finalmente o carro, foi-me entregue ontem. Ainda não tive oportunidade de o testar bem, mas não se engasgou no pouco que andei nele. O meu mecânico disse que isso estava a acontecer por causa de uma peça partida, relacionada com o cabo do acelerador.

Mas no pouco que andei deu para perceber que continua a aquecer muito ao ralenti. O mecânico diz que é normal, mas eu sei que não é. O meu carro normalmente andava sempre na casa dos 80, quase que chegava aos 90 em autoestrada. E agora com o carro parado ao ralenti, sobe até aos 97, 98 e não subiu mais porque eu comecei a andar com o carro, porque não estava a parecer querer ficar por ali.

Já tirei uma foto à ficha que o mecânico deixou desligada. Sempre se confirma ser o sensor de temperatura do ar?

Screenshot by Lightshot
 
Topo