França-Nigéria, 2-0

A França conseguiu o tão ansiado passaporte para os quartos de final do Mundial, mas teve que sofrer para o alcançar. Os gauleses tiveram pela frente uma aguerrida Nigéria, que discutiu o encontro até ao final, e chegou mesmo a mandar no encontro. Mas uma fortíssima reta final acabou por dar a vitória aos gauleses.
Emenike e Odemwingie foram os mais perigosos da formação das Super Águias, e puseram à prova os reflexos rápidos de Lloris e as habilidades dos defesas. Emenike ainda chegou a colocar a bola na baliza, mas foi apanhado em fora de jogo.
Quem também teve que mostrar reação rápida foi o guarda-redes Enyeama que, com uma excelente defesa, travou o lance mais perigoso da primeira parte, um remate de Pogba na área, que levava selo de jogo.
Ainda na primeira parte, ficou ainda por assinalar uma grande penalidade por uma falta de Evra sobre Odemwingie na área.
Na segunda parte, o jogo continuou dividido, mas a França foi crescendo e começou um período de maior pressão à baliza nigeriana. Enyeama continuou a brilhar com defesas acrobátias. Moses e Omeruo tiraram em cima de golo dois remates de Benzema, e a barra negou o golo a Cabaye. Mas a França insistia.
Entretanto uma falta dura de Matuidi sobre Onazi, obriga à substituição do nigeriano devido a lesão e faz mossa no meio campo da Nigéria. Matuidi safou-se com uma cartão amarelo, mas poderia ter visto o vermelho.
Lá na frente, os cruzamentos venenosos de Valbuena para a área não davam descanso à defesa nigeriana e acabaria por ser dos pés dele - não num cruzamento, mas num canto – que sairia o lance do primeiro golo francês. Canto batido para a área, Enyeama ainda dá uma sapatada, mas a bola continuou a sua rota, e Pogba, sem marcação, aparece à vontade na área, e, de cabeça, remata para o 1-0 aos 79 minutos.
Logo a seguir, a pressão francesa manteve-se e Griezmann obrigou Enyeama a mais uma grande defesa. Já nos descontos, após um cruzamento de Valbuena para Griezmann na área, Yobo a aparecer para fazer o corte, mas a colocar a bola na baliza por engano. Estava feito o 2-0 final, resultado que levou a França aos quartos de final e impediu a Nigéria de fazer história ao avançar pela primeirar vez para essa fase de um campeonato do Mundo.

VEJA A FICHA DE JOGO

Fonte: Mais Futebol